Venha fazer parte da KTO
x

Jorge Henrique carrega suspensão para 2013

2.1 mil visualizações 9 comentários Reportar erro

Um dia antes do dia mais importante do ano para as duas equipes, Corinthians e São Paulo se encontraram no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta terça-feira, dia 11 de dezembro. Diante da Segunda Comissão Disciplinar, os clubes tiveram que defender Jorge Henrique e Willian José. O São Paulo outra vez “levou a melhor”, tendo seu atacante apenas advertido, enquanto Jorge Henrique terá que cumprir uma partida de suspensão em 2013.

Siga o JD no Twitter!

Em um clássico que já não valia mais nada para ambas as equipes, o São Paulo poupou seus titulares e mesmo assim conseguiu superar os titulares do rival diante dos mais de 22 mil torcedores presentes no Pacaembu por 3 a 1.

Sob o apito do árbitro Rodrigo Braghetto, o Corinthians foi o primeiro a ficar com dez jogadores em campo. Aos 23 minutos da etapa final, Jorge Henrique recebeu o vermelho direto, segundo o relato na súmula, ao acertar a coxa de Casemiro com um chute após a disputa de bola.

Já nos minutos finais, o Tricolor paulista perdeu Willian José. O árbitro relatou que o camisa 19 retardou o reinício da partida ao chutar a bola no gol, após ser marcado um impedimento contra sua equipe. Como o atacante havia sido advertido anteriormente por “atitude inconveniente”, acabou expulso pelo segundo amarelo.

O chute de Jorge Henrique foi enquadrado como “agressão física”, descrito no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Willian José respondeu por “conduta contrária à disciplina”, no artigo 258.

O advogado João Zanforlin apresentou imagens do lance da expulsão de Jorge Henrique, e depois fez a sustentação oral. "O jogador do Corinthians recebe a falta, um pontapé por trás, vem um jogador adversário e cai sobre ele, sem ser empurrado por ninguém. E o pior: cai em cima do joelho do jogador do Corinthians. Ele, que vem de uma recuperação recente no joelho, ao tentar se desvencilhar do adversário, cai e acaba desferindo o chute. Gostaria de trazê-lo aqui para explicar a sua intenção, mas ele está do outro lado do mundo neste momento. Mas tenho a absoluta certeza de que não houve intenção de agredir o adversário", disse, pedindo a desclassificação da denúncia para o artigo 250 (ato desleal ou hostil) do CBJD.

Em seguida, o advogado do São Paulo, Carlos Portinho, que também apresentou imagens aos auditores, fez a defesa de Willian José. "No primeiro lance, a imagem mostra que o atleta ia para o confronto com a disputa de bola com o goleiro e ouviu o apito do árbitro. Não tenho como afirmar se ele estava no movimento e conseguiu evitar. Mas, pela imagem, acredito que, na dinâmica do lance, ele tinha que continuar a jogada. O lance aconteceu quando o São Paulo já ia vencendo a partida, no final do jogo, e, destacando sua primariedade, peço a absolvição".

O relator Jonas Lopes votou no sentido de suspender por uma partida o jogador Jorge Henrique, do Corinthians, por infração ao artigo 250, e advertir o jogador Willian José, do São Paulo. Apenas um dos auditores discordou do voto, sendo vencido por cinco a um. Como não cumpriu suspensão automática, por ser a última partida do Brasileiro, o atacante do Corinthians cumprirá um jogo de gancho em 2013.

O julgamento não mexeu em nada com a atenção dos jogadores, que estão concentrados para a partida mais importante do ano para suas equipes. Enquanto o São Paulo luta pelo título da Sul-Americana, diante do Tigre, da Argentina, em jogo no Morumbi, o Corinthians está no Japão para a primeira partida do Mundial Interclubes, em que enfrenta o time egípcio Al-Ahly na semifinal.

Gandula advertido

Além dos atletas, o gandula Edmar Cardoso esteve denunciado acusado de cometer infração disciplinar no duelo. Segundo a arbitragem, o gandula foi expulso aos 31 minutos do segundo tempo por “retardar a reposição de bola”. Por esta razão, Edmar também respondeu ao artigo 258 do CBJD.

Carlos Portinho também fez a defesa do gandula Edmar Cardoso: "Até solicitei ao clube a imagem da expulsão do gandula, porque a súmula diz que o gandula estava retendo a bola. Mas não tenho como fazer a prova sobre esse caso. Só posso vir aqui pedir que seja feita a justiça", declarou o advogado. Em seguida, o gandula acabou apenas advertido, por maioria de votos.

Fonte: Justica Desportiva

Veja Mais:

  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: