Por que a Nike pode pagar mais que R$ 30 mi ao Corinthians

Por que a Nike pode pagar mais que R$ 30 mi ao Corinthians

Camisa do Corinthians é a mais cara do continente

Camisa do Corinthians é a mais cara do continente

A dias da estreia no Mundial de Clubes da Fifa, Corinthians e Nike anunciaram a renovação de seu contrato, que terminaria no fim de 2014, até 2022. Mais dez anos daquela que é a melhor parceria no Brasil entre um time de futebol e uma fabricante de materiais esportivos. Com um contrato que tem diferenças sutis, porém determinantes, que o público não costuma ter muito acesso.

O valor do acordo foi especulado em R$ 30 milhões, e o presidente do time, Mário Gobbi, confirmou que ele está nessa faixa. Mas a conta é mais complexa e envolve uma série de variáveis que devem fazer desse número superior.

No contrato entre Corinthians e Nike, o clube ganha dinheiro de quatro formas diferentes. A primeira delas é o que o mercado chama de “patrocínio” e se refere a uma verba anual que é paga em dinheiro. Na proposta orçamentária publicada no site oficial do clube, constam R$ 22 milhões.

A segunda é a de licenciamentos. No caso em questão, a Nike vende uma certa quantidade de produtos do Corinthians, entre todas as peças que compõem o uniforme, e paga royalties ao clube paulista com base nas vendas.

Neste ponto, a parceria entre Nike e Corinthians se diferencia das demais. A prática mais comum no mercado brasileiro é fixar uma garantia mínima. Digamos, hipoteticamente, que fossem R$ 8 milhões. Caso a fabricante venda menos peças do que espera, ela irá pagar essa quantia, não menos. Mas, se vender mais, paga royalties excedentes a esse valor, porém mais baixos.

Os corintianos não têm uma garantia mínima. Na negociação, preferiram pedir royalties mais altos em vez de uma garantia. Normalmente, as fornecedoras pagam royalties de cerca de 4% sobre seu faturamento bruto, antes de terem sido descontados os impostos. No caso do Corinthians, a Nike paga mais de 10% de royalties sobre o seu faturamento líquido, depois de descontados os impostos, o que faz o valor subir, em troca de haver uma garantia.

Este é o detalhe que torna muito menos preciso qualquer valor divulgado na mídia até o momento. O patrocínio, R$ 22 milhões, é certeiro, mas o valor total do contrato pode subir muito mais caso as vendas da Nike também cresçam. Se o Corinthians vence o Mundial daqui a alguns dias, por exemplo, a previsão é que o contrato supere muito facilmente os R$ 30 milhões.

A terceira maneira de ganhar dinheiro do clube é com peças. Fornecedora de materiais esportivos do Corinthians, a Nike se compromete a produzir e mandar para o clube um número pré-determinado de uniformes.

A quarta, outro diferencial da parceria Nike e Corinthians, é uma verba de marketing considerável para que sejam feitas campanhas publicitárias.

Faz alguns dias que a Nike instalou um outdoor em Londres, a apenas um quilômetro do estádio do Chelsea, Stamford Bridge, provável grande rival do Corinthians no Mundial. “The Almighty. Aqui é Corinthians”, dizia o cartaz. Algo como “Todo Poderoso”. Esta ação foi paga com esta verba. E toda vez que a empresa fizer algum anúncio, é com esta verba. Lembra da “carta” que ela escreveu aos torcedores rivais antes da final da Libertadores? Pois é.

Ainda há outros detalhes que fazem do contrato entre Nike e Corinthians mais rentável para o clube do que o comum. A Adidas, em sua proposta para tirar a Olympikus do Flamengo no ano que vem, pretende assumir toda a produção de linhas casuais e proíbe que o clube carioca tenha vestuário “sem marca” feito por algum terceirizado. A Nike, não. O Corinthians pode criar linhas casuais com outros parceiros, vendê-las e ganhar mais dinheiro com licenciamentos.

E ainda, na renovação, ficou acertado que a Nike irá pagar correção monetária anual e que o valor total será pago em dólares, algo que blinda o Corinthians às prováveis mudanças na cotação do real nos próximos dez anos.

Por isso, tenha cuidado ao comparar contratos de fornecimento de material esportivo. Eles “escondem” muitas peculiaridades.

Fonte: Revista Época Negócios

Veja Mais:

  • Jogadores usaram máscaras em brincadeira do Corinthians

    Em clima de Carnaval, Corinthians provoca e dá máscaras para Gabriel e Maycon

    ver detalhes
  • Vitor Hugo publicou vídeo nesta quinta-feira

    Em rede social, Vitor Hugo publica vídeo com pedido de desculpas a Pablo; confira

    ver detalhes
  • Corinthians e Santos ainda não se enfrentaram em 2017

    FPF altera horário do clássico entre Corinthians e Santos na Arena

    ver detalhes
  • Thiago Duarte Peixoto será afastado dos gramados e passará por avaliação na FPF

    Após assumir erro, árbitro de Dérbi é afastado e passa por avaliação na FPF

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Carlos Manoel

    Carlos 217 comentários

    por @carlos.manoel.oberg

    A EXPLICAÇÃO É BOA, MAS SEM MUITA IMPORTÂNCIA, POIS A FIEL SABE MUITO BEM QUE ESSA DIRETORIA NADA MAIS FEZ QUE MULTIPLICAR O CORINTHIANS POR MIL.
    HOJE DÁ GOSTO TORCER PELO CORINTHIANS. A DIRETORIA VAI BEM, A TORCIDA MELHOR AINDA E O PUBLICO EM GERAL RECEBE UMA OVERDOSE DE CORINTHIANS, CRIANDO UM FATOR MULTIPLICADOR DO EVENTO. VAI CORINTHIANS, ESTAMOS FECHADO COM NOSSA DIRETORIA, COM NOSSO TIME E COM NOSSO técnico.
    A FIEL ESTÁ FAZENDO HISTÓRIA NO MUNDO. VAI CORINTHIANS É O QUE SE OUVE NO MUNDO.

  • Foto do perfil de Galinho

    Galinho 17692 comentários

    por @galinho.paulista

    Coitada da Adidas... Estão falando que vão pagar 360 milhões em 10 anos para o Flamengo e esse timeco sofre pra ganhar do São Cristóvão no carioquinha... é mole? Dinheiro jogado fora... VAI CORINTHIANS !

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Felipe

    Felipe 78 comentários

    11º. por @felipe.peres2

    Boa disse tudo, quem é corinthiano de verdade não compra produtos Corinthians pirateados.

    Foto do perfil de Jack

    Jack 4619 comentários

    15/12/2012 às 06h38 por @tadeu54

    Manos (as): Reforço o que já disse antes, nada de comprar produtos piratas ! Estaremos roubando o TIMÃO e tirando $ dele, portanto enfraquecendo a equipe perante os rivais !

  • Foto do perfil de Eduardo

    Eduardo 8778 comentários

    10º. por @eduardoalves

    Rapaz essa matéria é mt esclarecedora, perfeita. Coringão o maior de todos.

  • Foto do perfil de Jack

    Jack 4619 comentários

    9º. por @tadeu54

    Manos (as): Reforço o que já disse antes, nada de comprar produtos piratas ! Estaremos roubando o TIMÃO e tirando $ dele, portanto enfraquecendo a equipe perante os rivais !

  • Foto do perfil de Israel

    Israel 83 comentários

    8º. por @israelmox

    Parabéns pelo post!

  • Foto do perfil de Cristiano

    Cristiano 695 comentários

    7º. por @neturno

    Concordo plenamente, a informação é importante e faz com que nós torcedores não fiquemos leigos ao assunto. Parabéns pela matéria!

    Foto do perfil de Gil

    Gil 233 comentários

    14/12/2012 às 22h29 por @gil.timaomundial

    A explicação tem muita importância sim, pois explica direitinho as vantagens do Coringão em relação aos contratos de outros times por aí. A melhor coisa do mundo é termos informações detalhadas e confiáveis para não falar bobagem na frente dos antis.

  • Foto do perfil de Rinaldinho

    Rinaldinho 106 comentários

    6º. por @rinaldinho.corinthia

    VAI CORINTHIANS RUMO AO BI-MUNDIAL !

  • Foto do perfil de William

    William 64 comentários

    5º. por @netodafiel

    E verdade galinho mas eu viagei muitas vezes para o nordeste você chega em recife e pergunta e ai pra que time você torce ai eles falam flamerda e spot ou nautico nq bahia paraiba e a mesma coisa eles não são fieis aos seus times do próprio estado ai a imprenca vem com essa piada que atorcida do flamerda e a maior do Brasil.

    Foto do perfil de Galinho

    Galinho 17692 comentários

    14/12/2012 às 22h05 por @galinho.paulista

    Coitada da Adidas... Estão falando que vão pagar 360 milhões em 10 anos para o Flamengo e esse timeco sofre pra ganhar do São Cristóvão no carioquinha... é mole? Dinheiro jogado fora... VAI CORINTHIANS !

  • Foto do perfil de William

    William 64 comentários

    4º. por @netodafiel

    Todos nos da nação corinthiana vamos presenciar o Corinthians no mesmo nível financeiro dos clubes europeus daqui ums quatro anos com o estádio que pod se chamar arena da fiel ai não vai ter pra ninguém.vaaaaaiiiiiiiii Corinthians

  • Foto do perfil de Gil

    Gil 233 comentários

    3º. por @gil.timaomundial

    A explicação tem muita importância sim, pois explica direitinho as vantagens do Coringão em relação aos contratos de outros times por aí. A melhor coisa do mundo é termos informações detalhadas e confiáveis para não falar bobagem na frente dos antis.

    Foto do perfil de Carlos Manoel

    Carlos 217 comentários

    14/12/2012 às 22h06 por @carlos.manoel.oberg

    A EXPLICAÇÃO É BOA, MAS SEM MUITA IMPORTÂNCIA, POIS A FIEL SABE MUITO BEM QUE ESSA DIRETORIA NADA MAIS FEZ QUE MULTIPLICAR O CORINTHIANS POR MIL.
    HOJE DÁ GOSTO TORCER PELO CORINTHIANS. A DIRETORIA VAI BEM, A TORCIDA MELHOR AINDA E O PUBLICO EM GERAL RECEBE UMA OVERDOSE DE CORINTHIANS, CRIANDO UM FATOR MULTIPLICADOR DO EVENTO. VAI CORINTHIANS, ESTAMOS FECHADO COM NOSSA DIRETORIA, COM NOSSO TIME E COM NOSSO técnico.
    A FIEL ESTÁ FAZENDO HISTÓRIA NO MUNDO. VAI CORINTHIANS É O QUE SE OUVE NO MUNDO.

  • Foto do perfil de Carlos Manoel

    Carlos 217 comentários

    2º. por @carlos.manoel.oberg

    A EXPLICAÇÃO É BOA, MAS SEM MUITA IMPORTÂNCIA, POIS A FIEL SABE MUITO BEM QUE ESSA DIRETORIA NADA MAIS FEZ QUE MULTIPLICAR O CORINTHIANS POR MIL.
    HOJE DÁ GOSTO TORCER PELO CORINTHIANS. A DIRETORIA VAI BEM, A TORCIDA MELHOR AINDA E O PUBLICO EM GERAL RECEBE UMA OVERDOSE DE CORINTHIANS, CRIANDO UM FATOR MULTIPLICADOR DO EVENTO. VAI CORINTHIANS, ESTAMOS FECHADO COM NOSSA DIRETORIA, COM NOSSO TIME E COM NOSSO técnico.
    A FIEL ESTÁ FAZENDO HISTÓRIA NO MUNDO. VAI CORINTHIANS É O QUE SE OUVE NO MUNDO.