Marca Corinthians atinge a inacreditável marca de R$ 1 bilhão

Marca Corinthians atinge a inacreditável marca de R$ 1 bilhão

Campeão brasileiro de 2011, da Taça Libertadores e do Mundial em 2012. Apontado como exemplo a ser seguido dentro e fora de campo pelos rivais. Valorizado, alvo dos grandes jogadores, lucrando de todos os lados e cheio de ambições. Assim vive o Corinthians nos dias de hoje.

De um time que vendia apenas R$ 50 mil em produtos licenciados durante um ano e com patrocinadores fugindo ou diminuindo ofertas após o rebaixamento em 2007, o clube se reorganizou, trocou de comando e se gaba ao dizer que é marca de R$ 1 bilhão e com estimativa de angariar lucros de R$ 500 milhões anuais.

E está totalmente enganado quem pensa que toda essa "ganância" se deu ao fato de a equipe erguer as cobiçadas taças da Libertadores e do Mundial. O projeto vem desde 2008, quando se preparava para a Série B.

Na época, as cotas de tevê despencariam para R$ 10 milhões e a Samsung, patrocinadora da época, queria pagar 'só' R$ 6 milhões.

O clube bateu o pé com a tevê, fechou em R$ 24 milhões e assinou com a Medial por R$ 17 milhões. Fez bonito em campo, encheu estádios e, desde então, colhe frutos. "Vamos precisar de mais algum tempo, mas não estamos tão longe. Até 2014 vamos beirar o patamar de R$ 500 milhões de lucros anuais", fala, com satisfação, Ivan Marques, o diretor de marketing. "O estádio (Itaquerão) vai gerar muitas receitas com a venda de camarotes, são valores expressivos, e todo seu uso fora do futebol , com locação que tem remuneração boa por trás, além do próprio uso do campo com os naming rights."

Cerca de R$ 150 milhões anuais viriam do estádio, outros R$ 120 milhões das cotas de tevê, além dos patrocínios, bilheterias e vendas de produtos licenciados. "Hoje, o nível de demanda após a conquista do Mundial é bem grande, com valores elevados e essa situação não podemos menosprezar. Temos um bom acordo com a Nike para o fornecimento de materiais esportivos (R$ 30 milhões por ano até 2022), nossa camisa vai render mais R$ 50 milhões em patrocínios e estamos pensando em conjunto para ações bem planejadas", enfatiza Ivan. "Estrategicamente, investir na base, com a inauguração do CT, vai ser a ação mais importante após o estádio."

O clube ainda estuda dobrar seu número de Fiéis Torcedores de 100 para 200 mil e em expandir a venda de produtos licenciados. Tudo para "mandar" no mercado. "Existem equipes com grandes estruturas, mas nossa ambição é seguir na liderança do mercado, reconhecendo que enfrentamos adversários de peso."

Chave do sucesso. A organização corintiana é apontada por especialistas de marketing esportivo como o diferencial para uma reviravolta tão rápida e eficaz.

"Do ponto de vista de faturamento, realmente o Corinthians conseguiu avançar bastante e isso tudo se deve a um trabalho bem feito de marketing, de gestão. O Corinthians passou por turbulência e entrou na linha. Está numa crescente, claro que títulos são fundamentais, mas não só pelos prêmios. Ganhando se joga mais, fica mais em exposição e vende mais", avalia Rafael Plastina, diretor da Nielsen Sports e professor da Trevisan Escola de Negócios.

Acostumado a estudar grandes marcas e investimentos, Plastina define a explosão corintiana com uma palavra: continuidade. "Na minha visão, essa é a palavra mágica."

Ele explica: "O Mano Menezes ficou um período longo no clube, o Tite também. No momento em que eram questionados, o clube os manteve. Teve troca na presidência e não houve destruição dos projetos. O clube optou pela continuidade. Sem contar que nas quatro linhas, conseguiu montar uma equipe unida e não um bando de estrelas."

Por tudo isso, o professor indica que o Corinthians deve ser um exemplo a ser seguido pelos outros clubes. "Não gosto de falar em time que vá dominar, mas sim em liderar o desenvolvimento como grande que é. Ele tem de puxar a linha de avanço e o Flamengo também devia fazer esse papel por sua grandeza."

Fonte: Aqui Acontece

Veja Mais:

  • Facebook é a rede social com mais seguidores do Corinthians

    Principais redes sociais do Corinthians renderam R$ 1 milhão no último ano

    ver detalhes
  • Romarinho dá a cavadinha, encobre Orión e empata a primeira final na Bombonera

    Gol de Romarinho na Bombonera faz cinco anos: 'Marcado na minha vida e na história do Corinthians'

    ver detalhes
  • Jô é o artilheiro do Corinthians nessa fase invicta

    Corinthians completa 100 dias sem derrota; equipe de Carille tem a sexta maior série do clube

    ver detalhes
  • Timão ainda não perdeu na atual edição do Brasileirão

    Corinthians abre dez pontos de vantagem para rival que está no G4; veja a classificação

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 33º

    Eduardo 8996 comentários

    7º. por @eduardoalves

    Não concordo com esse título "inacreditável"... Pra quem? Só se for pra eles, porque para o Timão nada é impossível.

  • Foto do perfil de Lucas

    Ranking: 240º

    Lucas 2061 comentários

    6º. por @alvifiel

    Rumo aos 2 Bilhões! Corinthians Time Bilionário!

  • Foto do perfil de Naiana

    Naiana 46 comentários

    5º. por @naiana.oliveira

    Nem to surpreza...tudo do corrinthians vira moda, toda notícia do Timão da mais audiência doq dos outros times... Vindo dos loucos...aqui é Corinthians

  • Foto do perfil de Manoel

    Ranking: 479º

    Manoel 1207 comentários

    4º. por @manotimao

    Como sempre, as reportagens sobre o CORINTHIANS, são sempre puxadas para baixo. Em 04/07/2012, a marca do CORINTHIANS já valia mais de 1.bilhão, é que eles escreveram agora esquecendo que a marca agora vale 1.5 bilhões de reais. É como idiota escreveu no fórum da globo.com, que os CORINTHIANOS estão com inveja do Flamengo porque eles estão tentando trazer o Elias. Essarealmente foi a última piada do ano Glorioso e Vitorioso do PODEROSO CORINTHIANS."Nós CORINTHIANOS, com inveja do Flamengo, kkkkkkkk".CORINTHIANS Bi-campeão mundial, Campeão INVICTO da Libertadores, com o melhor centro de treinamento da América Latina e um dos melhores do mundo, o Estádio que abrirá a copa de 2014, o maior patrocínio de camisas, com meta de 200 mil FIEIS Torcedores, com o incrível reconhecimento mundial.O Flamengo tem que crescer muito, mais muito mesmo, para tentar chegar perto do CORINTHIANS. O CORINTHIANS hoje firma contratos permanentes, o Flamengo assina contrato de risco, se errar perde e volta a zero de novo.

  • Foto do perfil de JORGE

    Ranking: 889º

    Jorge 744 comentários

    3º. por @jscavalcante

    Antes mesmo das conquistas da Liberta e do Mundial o Corinthians já tinha atingido a casa do Um bilhão, com o estádio pronto, naming rights, esse valor vai beirar os 2 bilhões e na crescente... Corinthians chegará rápido ao patamar dos clubes grandes da Europa. Andres o principal responsável por isso!

  • Foto do perfil de Kaue

    Kaue 6 comentários

    2º. por @negrito

    Uhull meu time além di bom vale 1 bilhão de reais!
    aqui ÉH CORINTHIANS!