Venha fazer parte da KTO
x

Conheça a história do Corinthians nas Copinhas

1.5 mil visualizações 1 comentário Reportar erro

No Japão, junto à delegação alvinegra que trouxe o Bi Mundial de Clubes da FIFA, estavam Giovanni, Wilian Arão, Júlio César e Danilo Fernandes, além de Edu Gaspar, Gerente do Departamento de Futebol Profissional. Entre eles, um elemento comum: a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Alvinegro, que conquistou o título em oito oportunidades. A pouco mais de uma semana da estreia na edição 2013, conheça a história do time do Parque São Jorge na principal competição de categorias de base do futebol brasileiro.

Oportunidade para jovens alcançarem um lugar ao sol em clubes por todo o país, a Copa São Paulo de Futebol Júnior foi criada em 1969 com o intuito de revelar talentos e fazer parte das comemorações do aniversário da capital paulista, já que a grande final sempre ocorre no dia 25 de janeiro. Logo no ano de estreia, o Timão conquistou a sua primeira taça, após bater o Juventus, na semifinal, e o Nacional, na decisão.

Disputadas no Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester, as primeiras partidas do torneio só contaram com a participação de equipes paulistas, assim como no ano seguinte, quando o Corinthians se sagrou bicampeão sobre o Palmeiras na final. A partir de 1970, a história da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve uma reviravolta. Com a conquista do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira, no México, os investimentos para que clubes de outros estados viajassem e participassem da Copinha em São Paulo se tornaram maiores.

Sem conseguir repetir os feitos de 1969 e 1970, o Clube do Parque São Jorge passou exatos 25 anos longe da taça, sempre disputando as fases finais. No ano em que o elenco profissional traria o primeiro título da Copa do Brasil e mais um Paulistão (1995), os jovens alcançaram o tricampeonato da Copinha. Após o empate em 2 a 2 no tempo normal, contra a Ponte Preta, o Alvinegro paulistano venceu na prorrogação por 1 a 0.

© Arquivo Placar

Em, 1999, Edu Gaspar, atual Gerente do Departamento de Futebol Profissional, fez o gol decisivo da final e o Timão conquistou a Copa São Paulo. Clique na imagem para ver mais fotos

Em 1999, os jovens jogadores fizeram bonito e venceram a Copinha pela quarta vez. Com sete vitórias ao longo da competição, o Timão chegou para a decisão contra o Vasco e venceu com gol de Edu Gaspar, atualmente Gerente do Departamento de Futebol Profissional. Em ótimo momento, as equipes profissionais venciam títulos e puderam se enriquecer com os talentos revelados naquele ano. Curiosamente, também no mês de janeiro de 2000, o então meia disputou a finalíssima do Mundial de Clubes da FIFA, contra o mesmo Vasco, e converteu uma das penalidades da série de cobranças decisivas.

Século XXI

Primeiro campeão do torneio, em 1969, a Fiel tem motivos para se orgulhar do desempenho também no século XXI. São quatro conquistas, nos anos de 2004, 2005, 2009 e 2012.

Na primeira delas, em 2004, numa geração que contou com e Rosinei, o Alvinegro bateu o São Paulo por 2 a 0, com gols de Bobô e Rafael. No ano seguinte, novamente contra o Nacional-SP, o Corinthians se sagrou mais uma vez campeão, em jogo vencido de virada por 3 a 1. Dinelson (2) e Bobô marcaram para a equipe que também contava com o goleiro Júlio César, presente até hoje no Clube.

© Arquivo Placar

Na final de 2009, o Alvinegro bateu o Altético-PR por 2 a 1 e sagrou-se heptacampeão da Copinha

Em 2009, a Fiel lotou novamente o estádio do Pacaembu para acompanhar a partida que iniciou o ano de conquistas. Com gols de Jadson e Fernando Henrique, o time alvinegro venceu o Atlético Paranaense e levantou o sétimo caneco.

Repetindo a sina de títulos da Copinha em anos de sucesso para o elenco profissional, o time de 2012 também trouxe a taça para o Parque São Jorge. Em tira teima contra o segundo maior campeão do torneio, o pentacampeão Fluminense, o Timão venceu os cariocas por 2 a 1, de virada, com dois gols do zagueiro e capitão Antônio Carlos.

Fonte: Corinthians

Veja Mais:

  • Corinthians desembarca em Caxias do Sul com chuva e presença da torcida em hotel

    Corinthians desembarca em Caxias do Sul com chuva e presença da torcida em hotel; veja mais

    ver detalhes
  • Passada a atividade, o elenco rumará para o Rio Grande do Sul ainda nesta tarde

    Corinthians faz último treino e pode ter novidades contra o Juventude; veja provável time

    ver detalhes
  • Técnico Danilo Andrade comandando Timãozinho no clássico

    Corinthians Sub-20 ganha cinco reforços de outras categorias para duelo com o Internacional

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito não entra em campo há mais de um mês

    Gustavo Mosquito recebe sondagem de clube da Série A e vive incerteza no Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians age legalmente contra jornalista por comentários ofensivos à torcida

    Corinthians vai tomar medidas legais contra jornalista que fez comentários ofensivos à Fiel; entenda

    ver detalhes
  • Estevan, de 19 anos, está próximo de reforçar o Corinthians Sub-20

    Corinthians encaminha contratação de atacante campeão paraibano para o Sub-20

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Juka

    Ranking: 1524º

    Juka 1333 comentários

    1º. @jukasccp em

    Corinthians é o maior vencedor das copinhas e agora com o CT da base não precisaremos pagar uma fortuna para comprar um jogador poderemos usar os da base poderemos ter 3 ou 4 jogadores no time titular formados na base iremos fazer como o Barcelona forma ótimos jogadores da base.