Guerrero, Peru e os novos ‘bando de locos’

Guerrero, Peru e os novos ‘bando de locos’

Jorge Henrique tabela com Paulinho, que invade a área e passa para Danilo. Corte em Ivanovic e chute em cima de Cahill. Eis, então, que a bola sobra livre para Guerrero cabecear para o fundo da rede do Chelsea. Gol histórico e título mundial do Corinthians. Gol histórico e título mundial do Peru.

Gol e título do Peru? Isso mesmo. Esta foi a manchete dos principais jornais peruanos no dia seguinte ao êxito corintiano no Japão. Ídolo e capitão da seleção, o camisa 9 do Timão é, disparado, o grande esportista do país no momento. “Culpa” do respeito pelas cores que defende e do patriotismo, cada vez menos vistos por aqui.

Abraçado à bandeira do Peru na festa do Mundial de Clubes, Guerrero emocionou seus compatriotas. Pelo Twitter, o presidente Ollanta Humala destacou seu amor pela pátria. Dias depois, o governo cogitou a possibilidade de lhe conceder o Laureles Deportivos, a maior honraria que um atleta pode receber no país.

Com tamanho sucesso de Guerrero, surge uma dúvida (ou sugestão): por que não explorar essa relação de amor entre o jogador e o povo peruano? Se o departamento de marketing alvinegro segue sem colher frutos da aposta em Zizao, os gols do mais novo ídolo da Fiel surgem como oportunidade de ouro para 2013.

Atualmente, o Peru tem quase 30 milhões de habitantes. O número soa como inexpressivo perto população da China (mais de 1 bilhão), mas ainda assim é possível ver potencial no país sul-americano. A paixão pelo futebol atrai grande parte dos peruanos, o que não acontece nem com um pequeno percentual dos chineses.

Mas não é apenas o apego pelo futebol que chama atenção no Peru, cuja econômica é uma das que mais cresce na América Latina. O PIB do país vizinho vem registrando crescimento superior a 6% desde 2005. Em 2010, por exemplo, a taxa de crescimento foi de 8,8%, sendo superado apenas pelo Paraguai, que cresceu 15,2% e pela Argentina que avançou 9,2%. Dinheiro e idolatria por Guerrero à espera do marketing do Corinthians.

Fonte: Lancenet

Veja Mais:

  • Jogadores do Corinthians comemoraram (e muito!) gol de Jadson na Arena do Grêmio

    Paulo Roberto dá show, Cássio pega pênalti, Corinthians vence Grêmio e dispara rumo ao hepta

    ver detalhes
  • Cássio foi eleito o melhor jogador do Corinthians na Arena do Grêmio

    Fiel destaca três corinthianos na vitória contra o Grêmio; Cássio recebe nota incrível

    ver detalhes
  • Mas foi Jadson quem mudou o placar na Arena Grêmio neste domingo

    Jogos de domingo chegam ao fim, e Corinthians abre vantagem impressionante na liderança

    ver detalhes
  • Gremistas empolgados demais antes de jogo contra Corinthians

    'Menos de 3 a 0 nem comemoro': dez gremistas empolgados demais antes de enfrentar o Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes