Calendário não deixa clubes do Brasil ganharem o mundo, diz jornalista

Calendário não deixa clubes do Brasil ganharem o mundo, diz jornalista

Até o dia 19 de maio, quando terminam os principais estaduais do Brasil, os grandes clubes do Brasil entrarão em campo mais vezes do que os gigantes europeus. Corinthians, São Paulo ou Palmeiras, se forem campeão paulista, fariam 34 partidas até a decisão do torneio local. O Fluminense, se quiser conquistar o Carioca, pode fazer entre 28 e 32 jogos no período.
Enquanto isso, na Europa, os ingleses serão os que mais entrarão em campo, com 23 partidas. Na Alemanha, com o campeonato de apenas 18 clubes, uma equipe jogará, no máximo, 19 vezes no período. Para o correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, o calendário brasileiro sofre com o excesso de jogos.
- Nos próximos dois anos, o calendário brasileiro fica ainda mais maluco, pela necessidade de fazer uma pausa para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. É uma tentativa de colocar cinco litros de líquido em uma garrafa de três. É um absurdo. Assim, não dá para respeitar as datas Fifa e os clubes de grande investimento vão continuar sem seus jogadores em várias rodadas - disse.
Para o jornalista, a quantidade de datas para os campeonatos estaduais atrapalha somente os grandes clubes. E, em vez de enfrentarem adversários locais, os "gigantes" do Brasil deveriam lutar para expandir sua presença ao redor do globo.
- Eu fico surpreso com a passividade dos grandes clubes, porque esse calendário só beneficia os pequenos. É uma situação onde o rabo balança o cachorro. Os times sem torcedores mandam nos que têm milhões. É um calendário que só atrapalha o interesse dos grandes, impede que eles alcancem seu potencial. O Flamengo não compete com o Nova Iguaçu, tem que competir com o Milan, com o Manchester United. É um contexto global.
Tim Vickery usou o Corinthians como exemplo. Depois de conquistar o título mundial, ao vencer o Chelsea em Yokohama, o Timão está perdendo a oportunidade de ganhar torcedores no Japão porque estará disputando o Campeonato Paulista.
- O Corinthians acabou de ser campeão mundial e vários jornalistas brasileiros diziam que o Japão jamais seria o mesmo depois da invasão corintiana. O Corinthians venceu o Mundial e agora não vai passar jogo do time no Japão. Internacionalmente, os clubes brasileiros vão continuar engatinhando. Os europeus já ganharam essa batalha. Todas as semanas, o Campeonato Inglês ganha o Japão, tem alguns jogos em horários ideais para a Ásia.
Os estaduais também prejudicam o início do Campeonato Brasileiro, na opinião do jornalista inglês.
- O ponto alto de um campeonato de pontos corridos é o início, porque não existe garantia nenhuma de que as últimas rodadas terão emoção. No começo, todo mundo tem chance, existe uma expectativa. Mas, quando o time perde o Estadual, a torcida já não gosta do elenco, do técnico. Então a equipe embarca para uma maratona de 38 jogos sem nenhum apoio do torcedor.

Fonte: SporTV

Veja Mais:

  • Torcedora perderá o primeiro após 93 jogos

    Horário faz torcedora perder primeiro jogo na Arena Corinthians desde 2014: 'Frustrante'

    ver detalhes
  • Fausto Bittar Filho era diretor da base da Corinthians

    Ex-diretor da base fala ao Meu Timão: 'Só peço que não retroceda o que estava sendo feito'

    ver detalhes
  • Jogador descartou qualquer tipo de negociação com o Corinthians

    Tardelli abre o jogo sobre retorno ao Brasil e avalia sondagem do Corinthians

    ver detalhes
  • Pedrinho é a grande novidade entre os titulares

    Apostando na força da base, Corinthians recebe o Red Bull Brasil na Arena

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Will

    Ranking: 1631º

    Will 402 comentários

    por @wdias

    A questão é a expansão da marca e a lucratividade dos times. Os times Europeus são verdadeiras potencias no futebol porque trabalham com um calendário inteligente e com um marketing bom. Imagina os times brasileiros com padrões europeus! O Corinthians é o que mais se aproxima e já é a maior marca do futebol brasileiro, imagina se o calendário pudesse ajudar nessa expansão... Com isso, jogadores de "renome" iriam fazer questão de jogar aqui. Nosso futebol seria amplamente beneficiado. (Opinião minha)

  • Foto do perfil de gladston

    Gladston 25 comentários

    por @familiacorintiana

    O Corinthians tinha que boicotar o campeonato paulista e também o marco polo del nero palmerense.e pedi a exclusão do Corinthians no paulista e fazer amistoso no exterior. Aproveitado esta datas deste campeonata que não vale nada e não leva anada.So assim eles vão ver o poder que tem o Timão, Corinthians larga este campeonato paulista o Timão e muito grande para dispultar este torneio.que já foi bom e hoje esta um lixo.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 33º

    Eduardo 8833 comentários

    15º. por @eduardoalves

    O calendário nacional é desgastante. Todos os outros campeonatos do mundo são temporada de dois anos... Menos o brasileiro, isso sufoca os times daqui, principalmente os pequenos.

  • Foto do perfil de otavio

    Ranking: 567º

    Otavio 995 comentários

    14º. por @taviao

    O pior de tudo é este comentário ter que ser feito por um jornalista de
    outro pais, Pois trata-se de algo que estamos fartos de saber, e estes cartolas
    incompetentes não resolvem. Cada vez valorizo mais o nosso título de :
    CAMPEÃO MUNDIAL !

  • Foto do perfil de decin

    Ranking: 88º

    Decin 3999 comentários

    13º. por @decin

    Esse paulistão tinha que ser mais enxuto e muito jogo para nada ainda bém que o Timão saiu logo desse tornei em 2012 e fomos campeões da Libertadores

  • Foto do perfil de Tripp

    Ranking: 2431º

    Tripp 263 comentários

    12º. por @tripp

    Por que o flamerda cotra o Milan e Manchester United. Pra ser a vergonha nacional
    tem mais e que jogar contra o Nova Iguaçu ou o serra f.c daqui de serra tanhada (pé)
    time pequeno tem mais que jogar com time pequeno mesmo. Deixa o Corinthians com os grande para o Brasil não passar vergonha

  • Foto do perfil de Hawk

    Ranking: 581º

    Hawk 970 comentários

    11º. por @the.team.of.the.hawk

    Isso é que o Corinthians se aproxima mais dos europeus !O melhor do Brasil e do mundo é Corinthians mesmo, sem sombra de dúvida !

  • Foto do perfil de Marcelo Antonio

    Ranking: 583º

    Marcelo 969 comentários

    10º. por @marcelo.antonio.de.m

    Tá mais do que na hora de acabar de uma vez por todas com os Estaduais...queremos ter um Brasileirão 2013-2014...

  • Foto do perfil de Danilo

    Ranking: 6584º

    Danilo 69 comentários

    9º. por @danilo.rocha5

    É evidente que os estaduais enchem os compromissos dos times principalmente no início do ano. E a forma de se melhorar essa maratona de jogos é infelizmente mexer nos estaduais, gosto do paulista, pois graças a esse campeonato que se desenvolveu às rivalidades estaduais. Mas é notório que se não mexerem nos estaduais não haverá melhoras no calendário.

  • Foto do perfil de Anderson

    Anderson 36 comentários

    8º. por @fieldonorteam

    Eu só sei de uma coisa em vez do CORINGÃO jogar o brasileiro ele tem que jogar é as ligas europeias... VAI CORINTHIANS..

  • Foto do perfil de Corinthians

    Ranking: 354º

    Corinthians 1404 comentários

    7º. por @timaoeternamente

    E que até ontem os times arrecadavam dinheiro com jogos e cotas e talz o Nosso Todo Poderoso talvez tenha conseguido ter quebrado esse paradigma...vamos ver esse ano o que vamos colher com a histórica conquista mundial do Corinthians(e realmente não teve nada parecido) Agora, sobre não dar para ver os jogos ele só pode estar se referindo a TV, e isso já era óbvio... O primeiro problema aliás.

    Foto do perfil de Will

    Will 402 comentários

    05/01/2013 às 16h40 por @wdias

    A questão é a expansão da marca e a lucratividade dos times. Os times Europeus são verdadeiras potencias no futebol porque trabalham com um calendário inteligente e com um marketing bom. Imagina os times brasileiros com padrões europeus! O Corinthians é o que mais se aproxima e já é a maior marca do futebol brasileiro, imagina se o calendário pudesse ajudar nessa expansão... Com isso, jogadores de "renome" iriam fazer questão de jogar aqui. Nosso futebol seria amplamente beneficiado. (Opinião minha)

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 143º

    Paulo 2773 comentários

    6º. por @paulo.edson1

    Calendário do futebol brasileiro há muito tempo trazendo problemas, mas mesmo assim o Timão continua a crescer !