Novo reforço do Corinthians viveu drama em 2017 e temeu encerrar carreira aos 20 anos

Novo reforço do Corinthians viveu drama em 2017 e temeu encerrar carreira aos 20 anos

Por Vinícius Souza e Rodrigo Vessoni

14 mil visualizações 44 comentários Comunicar erro

Douglas participou do treino dessa quinta-feira, no CT Joaquim Grava

Douglas participou do treino dessa quinta-feira, no CT Joaquim Grava

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Anunciado pelo Corinthians nessa quinta-feira, o volante Douglas, ex-Fluminense, pode fazer de 2018 a principal temporada de sua carreira profissional. E não apenas porque agora defende as cores do atual campeão brasileiro, mas porque deixou para trás o drama que o fez temer encerrar a carreira precocemente, aos 20 anos de idade.

Tive medo de não voltar a jogar”, desabafou Douglas em entrevista coletiva concedida em setembro de 2017, após cerca de três meses afastado dos gramados.

A doença

Criado nas categorias de base do Fluminense e com passagem pelas divisões menores da Seleção Brasileira, Douglas seria diagnosticado com artrite reativa, inflamação rara que atinge diversas partes do corpo, principalmente as articulações. Ele apresentou os sintomas da doença pela primeira vez no início de fevereiro, depois de ajudar sua equipe a vencer a Portuguesa-RJ por 3 a 0.

O volante conviveu com as dores normalmente até um clássico diante do Vasco da Gama. Depois de atuar no embate, retornou para casa e teve uma crise até então inédita. A dor era tamanha que o atleta sequer conseguia andar, precisando do auxílio de uma cadeira de rodas para se movimentar.

Não há uma cura para artrite reativa, mas há como controlá-la. Com a ajuda do departamento médico do Fluminense e medicamentos fabricados nos Estados Unidos, o meio-campista se recuperou e voltou a jogar futebol no segundo semestre daquele ano.

“Tinha noite que eu não conseguia dormir. Sentia muita dor e não conseguia andar no dia seguinte. Já cheguei no médico de cadeira de rodas. A vida não ganhou de mim, eu ganhei dela”, explicou o volante, emocionado, após o primeiro jogo livre das dores.

Leia também: Conheça mais sobre Douglas pelo raio-x do Meu Timão

Douglas disputou 15 partidas com a camisa do time das Laranjeiras durante todo o primeiro semestre – marcou também um gol. Ele chega ao Parque São Jorge com contrato válido por quatro anos e alcunha de substituto de Maycon, que acertou transferência para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, no mês passado.

Embora recém-chegado, o terceiro reforço do Corinthians neste meio de temporada pode fazer sua estreia já neste sábado, no clássico contra o São Paulo, às 21h, no Morumbi. O técnico Osmar Loss deve definir a equipe titular no treino marcado para esta sexta-feira, a partir das 15h.

Há razão para preocupação?

O Meu Timão consultou Michael Simoni, diretor de projetos de saúde do Fluminense, a fim de obter detalhes do tratamento pelo qual Douglas passou nos últimos meses. O dirigente afirmou que, por “questão ética”, não responderia às perguntas pertinentes ao assunto.

A reportagem também ouviu o consultor médico do Corinthians, Joaquim Grava, para saber se o clube corre eventual risco ao contratar o volante. O especialista explicou que “isso (a artrite) já está totalmente resolvido. O Douglas passou por um tratamento, isso já está completamente superado e não causa qualquer tipo de preocupação”, resumiu.

Veja mais em: Douglas Augusto, Departamento Médico, Contratações do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Dupla assinou novo contrato até o fim de 2022

    Cássio e Fagner renovam contratos com o Corinthians por mais uma temporada

    ver detalhes
  • Corinthians tem sete marcas estampadas no uniforme em 2019

    Uniforme do Corinthians já vale quase R$ 80 milhões; saiba os valores das sete marcas

    ver detalhes
  • Gabriel ainda não tinha treinado com bola em 2019

    Com duas novidades em campo, Corinthians se reapresenta após estreia do Paulistão

    ver detalhes
  • Timãozinho segue treinando forte para encarar o Vasco, pela semifinal da Copinha

    Semifinal da Copinha e dois confrontos pelo Paulistão: a agenda do Corinthians na semana

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes