Venha fazer parte da KTO
x

1 em 30 milhões: ele mentiu sobre o rebaixamento e garantiu descanso em paz do avô corinthiano

63 mil visualizações 135 comentários Reportar erro

Bruno Neto, quando ainda bebê, ao lado do avô de mesmo nome

Bruno Neto, quando ainda bebê, ao lado do avô de mesmo nome

Arquivo pessoal

O Corinthians enfrentava o Vasco numa noite de quarta-feira no Pacaembu, nos últimos dias de novembro, naquela que era a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2007. Impulsionado pelos gritos da Fiel, o Timão fez valer o favoritismo, venceu e seguiu assim com chances de título. A taça poderia ser levantada no domingo seguinte, no estádio Olímpico, contra o Grêmio. Com o artilheiro Finazzi suspenso, caberia ao craque Clodoaldo a missão de, quem sabe, anotar o gol do penta alvinegro em solo gaúcho.

Você leitor do Meu Timão certamente estranhou o roteiro acima, de autoria do torcedor Bruno Zanotto Neto. Quem não estranhou foi o avô do "mentiroso" em questão, o também corinthiano Bruno Zanotto. Muito mais do que isso: guardou como última recordação.

Bruno Neto se tornou torcedor alvinegro por influência do avô. "Era um italiano fanático... Pelo Timão, claro! Daqueles que usava boné do Corinthians e chinelo do Palmeiras. O bicho era foda... Ele pisava no chinelo do Palmeiras só de raiva. Pisava na merda e xingava", recordou o orgulhoso neto, já de olhos marejados e voz trêmula logo nos primeiros minutos do bate-papo com o Meu Timão.

Avô de Bruno Neto era um italianão corinthiano, como dizia a família

Avô de Bruno Neto era um italianão corinthiano, como dizia a família

Arquivo pessoal

Bruno avô era daqueles corinthianos que não perdiam qualquer lance das partidas do Timão. Para tal, assistia aos jogos ou os ouvia o mais próximo possível dos aparelhos de televisão e rádio. "A gente tinha uma lanchonete com a TV meio no alto. Ele ficava bem embaixo com a latinha de cerveja da Bavaria na mão. Eu me lembro do campeonato mundial de 2000, quando ele infartou inclusive. Era louco pelo Corinthians", contou o neto.

O infarto causado pelo Mundial de Clubes de 2000 foi fichinha para o italiano senhor de alvinegro coração. O passar dos anos seguintes, não. Com idade avançada, se tornou morador de um asilo. Já com dificuldades para enxergar, foi deixando de acompanhar o dia a dia do Corinthians. O neto alvinegro, nesta nova rotina, ficou encarregado de informar as novidades sobre o Timão quando visitava o avô – ou quando o ajudava a escapar da casa de repouso rumo aos mais animados churrascos de Dracena, no interior de São Paulo, cidade onde a família morava. "Ele gostava de encher a cara. Não importava o estado de saúde, ele queria estar no meio da galera bebendo", explicou Bruno, entre risos.

Leia mais histórias "1 em 30 milhões":
Corinthiano invadiu Pacaembu e arrancou grama campeã da Liberta com faca de marmita
Ele trocou Barcelona pela 'cidade Corinthians' após premonição da Libertadores
Corinthiano que viralizou ao narrar gol de Vital sonha ser locutor e conhecer Arena

Quis o destino que a última dessas escapadas do asilo ocorresse no fatídico dia em que Bruno Zanotto faleceria, em novembro de 2007. Sem saber que aquela seria a derradeira conversa com o avô sobre o Timão, em meio a um dos já tradicionais churrascos, Bruno Neto ouviu nostálgicas histórias sobre o passado vitorioso do Corinthians. O maior orgulho do avô? Nunca ter visto seu clube de coração rebaixado à Série B do Brasileirão. Diante da situação em que os comandados de Nelsinho Baptista se encontravam no campeonato, o neto corinthiano se comoveu, deu ao avô uma camiseta alvinegra de presente e foi além:

"O Corinthians ainda não tinha sido rebaixado. Mas estava querendo ser, time ruim. E meu avô já havia me falado que preferia morrer a ver o Corinthians na Série B. Mesmo não enxergando, ele zoava o Palmeiras por ter caído para a segunda divisão e tudo o mais", argumentou Bruno. "Precisei mentir. Disse que estávamos prestes a ser campeões."

Horas depois, o "italianão corinthiano", como era conhecido, morreu. E acabou enterrado com a camiseta recém-entregue pelo neto. Isso após 82 anos muito bem vividos, com boa parte deles dedicada às quase centenárias glórias corinthianas – e, claro, sem rebaixamentos.

Bruno Neto é torcedor fanático do Corinthians por influência do avô

Bruno Neto é torcedor fanático do Corinthians por influência do avô

Arquivo pessoal

"Eu quero morrer igual ao meu avô: com a camiseta do Corinthians. Acho que essa foi a importância mesmo. Ter conseguido presentear meu avô", finalizou Bruno.

Presente esse que foi muito além da tal camiseta. Graças a Bruno Neto, o avô descansou não só com o Corinthians. Mas em paz. Em paz com o Corinthians.

Na torcida lá de cima

É bem verdade que Bruno avô não presenciou o rebaixamento do Corinthians à Série B. Ufa! Mas também perdeu toda a reconstrução alvinegra que se iniciou justamente na Segundona, lá em 2008. Na última década, afinal de contas, o Timão foi "campeão de tudo".

Leia mais histórias '1 em 30 milhões':
Ele carrega o Corinthians no nome e só não repassou tradição por 'golpe' da esposa
Seguindo o Corinthians há 12 anos, alvinegro vendeu moto por viagem ao Japão
Corinthiano dormiu em praça de Londres e acordou na final da Libertadores-2012

Em determinado momento da conversa com Bruno neto, surgiu o questionamento: o que seu avô acharia desse Corinthians dono de uma arena digna de abertura de Copa do Mundo, heptacampeão brasileiro, campeão da Libertadores e bicampeão mundial, entre outros tantos títulos conquistados na última década?

"Acredito que, se ele visse que o Corinthians cresceu tanto depois do rebaixamento, ele ficaria contente. Mas acho que, se ele não tivesse morrido em 2007, ele teria tido outro infarto em 2012 e aí provavelmente teria batido as botas", finalizou Bruno, com o bom humor que, assim como o corinthianismo, lhe foi passado pelo avô.

Sua vez!

Caro leitor, tem um causo marcante no qual o Corinthians seja protagonista? Já fez alguma loucura pelo Timão? Então entre em contato com a gente e envie sua história! Quem sabe você não se torna o próximo personagem do quadro 1 em 30 milhões aqui do Meu Timão?

Veja mais em: 1 em 30 milhões, Dérbi e Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para a decisão do Paulistão

    Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para rival na final do Paulistão

    ver detalhes
  • Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos

    Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos; relembre

    ver detalhes
  • Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024

    Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024; veja números

    ver detalhes
  • O Corinthians está preparado para enfrentar o Internacional no Brasileirão Feminino

    Corinthians encerra preparação para receber o Internacional na Neo Química Arena; veja provável time

    ver detalhes
  • Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária

    Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária; veja valor

    ver detalhes
  • Daniel Japonês em jogada no duelo contra o Pato pela LNF 2023

    Corinthians encara o Pato em busca de primeira vitória na Liga Nacional de Futsal; saiba tudo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: