Saiba mais sobre Jair Ventura, o novo técnico do Corinthians

Saiba mais sobre Jair Ventura, o novo técnico do Corinthians

49 mil visualizações 347 comentários Comunicar erro

Jair Ventura estava sem clube desde julho, quando deixou o Santos

Jair Ventura estava sem clube desde julho, quando deixou o Santos

Foto: Daniel Vorley/AGIF

A quinta-feira começou agitada no Corinthians. Horas após a saída de Osmar Loss do comando do time, Jair Ventura foi anunciado como novo treinador do clube. Neste cenário, o Meu Timão preparou um raio-x com a trajetória do carioca de 39 anos para que você, torcedor, possa moldar suas expectativas. Confira!

Leia também: Desejos de boa sorte e até reza: torcida repercute Jair Ventura como novo técnico do Corinthians

Carreira no futebol

Antes de ser treinador, Jair Ventura adentrou no mundo do futebol como atacante. Natural do Rio de Janeiro, atuou como profissional pela primeira vez aos 20 anos, no São Cristóvão. Passou por Bonsucesso e Bangu, não mais que uma temporada, até que seguiu para o francês Mulhouse em 2002.

Jair voltou para o Rio de Janeiro no ano seguinte, pelo Mesquita, até deixar o solo brasileiro mais uma vez, rumo ao Gabão. Por lá, defendeu o TP Akwembe por um ano, até que voltou para sua cidade natal, atuando com a camisa do América. A aposentadoria veio em 2006, com apenas 26 anos de idade.

Daí por diante, Jair Ventura investiu em outra faceta do futebol profissional. Em 2009, chegou ao Botafogo como auxiliar-técnico de Ney Franco e acabou sendo interino no ano seguinte. Dois anos mais tarde, participou da comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-20, também como auxiliar.

O primeiro trabalho como treinador surgiu, justamente, nas categorias de base. Jair comandou o Sub-20 do Botafogo em 2012, antes de ser desligado em 2013. Seguiu para o CSA como auxiliar técnico, mas voltou para a equipe carioca após curto período em Alagoas.

Jair Ventura ainda cumpriu mais um ano como auxiliar técnico no Botafogo em 2015, até ser efetivado como interino no ano seguinte - diante da saída de Ricardo Gomes para o São Paulo. Exaltado pelo desempenho da equipe, o treinador levou o time carioca de candidato ao rebaixamento a briga por uma classificação na Libertadores de 2017.

Com o time nas mãos, foi oficializado como técnico do Botafogo na última temporada. Jair levou o time do Rio de Janeiro às quartas de final da Libertadores daquele ano e a semifinal da Copa do Brasil, além de ter comandado uma campanha regular no Brasileirão. Ele, inclusive, chegou a receber o prêmio de treinador revelação do Nacional.

O sucesso chamou atenção do Santos, que acertou sua contratação mesmo após uma renovação de dois anos de Jair com o Botafogo. O treinador assumiu a equipe litorânea em janeiro, mas não atingiu o desempenho que gostaria.

Nos quase sete meses que comandou o time, Jair Ventura deixou o Santos na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro, próximo à zona de rebaixamento. Foram 39 jogos disputados no total, com 14 vitórias, dez empates e 15 derrotas (aproveitamento de 44,4%).

O treinador foi demitido em julho desse ano. Aos 39 anos, Jair Ventura permanecia sem clube até esta quinta-feira, quando acertou sua chegada ao Corinthians.

Ficha técnica

Nome: Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura
Nascimento: 19/03/1979 (39 anos)
Local: Rio de Janeiro, Brasil
Clubes que treinou: Botafogo e Santos

Situação no Corinthians

Jair Ventura foi anunciado pelo Corinthians na manhã desta quinta-feira. O cargo ficou vago após a derrota de 2 a 1 para o Ceará, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Após a partida, o diretor de futebol Duílio Monteiro Alves concedeu coletiva de imprensa no Castelão e anunciou a saída de Osmar Loss - que segue como auxiliar-técnico.

A expectativa da diretoria é ter Ventura já trabalhando no clássico contra o Palmeiras, neste domingo, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador vai iniciar o trabalho precisando reverter a situação do Corinthians na competição nacional - a equipe tem apenas uma vitória nos últimos sete jogos.

Além disso, o técnico também terá que se preocupar com uma decisão importante na próxima quarta-feira. O Corinthians faz o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo, no Rio de Janeiro.

Veja mais em: Especiais do Meu Timão, Técnicos do Corinthians e Jair Ventura.

Veja Mais:

  • Richard foi apresentado ao lado de Robinho no Fluminense; ambos vieram do Atibaia-SP

    Contratado de graça pelo Fluminense, Richard pode custar R$ 8 milhões ao Corinthians

    ver detalhes
  • Caetano (à dir.) está relacionado para a partida ante o Vasco

    Sem Carlos, Jair recorre a titular do Sub-20 para 'final' contra o Vasco

    ver detalhes
  • Andrés Sanchez sabe dos números ruins de Jair Ventura, mas evita falar em troca de treinador

    Diretoria do Corinthians quer fim da tensão no BR-18 para confirmar Jair; cobrança aumentará

    ver detalhes
  • Fiel volta à Arena Corinthians neste sábado, às 19h

    Botafogo vence Chapecoense, e Corinthians mantém distância do Z4; veja tabela

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes