CBF divulga calendário do futebol brasileiro para a temporada 2019; competições começam em janeiro

CBF divulga calendário do futebol brasileiro para a temporada 2019; competições começam em janeiro

Por Meu Timão

5.2 mil visualizações 45 comentários Comunicar erro

Com conquista da Copa do Brasil, Corinthians se classificará automaticamente para a Libertadores

Com conquista da Copa do Brasil, Corinthians se classificará automaticamente para a Libertadores

Foto: Divulgação

Por meio de documento oficial divulgado nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o calendário oficial do futebol brasileiro para a temporada 2019. A divulgação trouxe novidades, mas continua com alguns velhos problemas...

Leia também:
CBF desmembra três rodadas do Brasileirão e define data de Majestoso na Arena Corinthians
Título, G6 e até rebaixamento: saiba as chances do Corinthians na reta final do Brasileirão-2018
Reeleito, Presidente da FPF garante árbitro de vídeo a partir das quartas de final do Paulista 2019

O período de pré-temporada será compreendido entre os dias 2 e 19 de janeiro, ou seja, menos de um mês de preparação para os jogadores e comissões técnicas. Assim como em 2018, quando o Corinthians foi campeão paulista diante do Palmeiras, o estadual terminará em abril - no dia 21. Em relação às demais competições da próxima temporada, o Campeonato Brasileiro se encerrará em dezembro, no dia 8; a Libertadores terá sua final única, medida inédita, no dia 23 de novembro, um sábado; a Copa Sul-Americana também conta com a decisão inédita em um sábado, mais precisamente no dia 9 de novembro; por fim, a Copa do Brasil é uma das novidades, terminando em setembro - o jogo de volta está marcado para o dia 11.

Outro fato novo é o estabelecimento de um limite para os jogos noturnos: em 2019, o horário máximo das partidas será às 21h30, diferentemente do padrão anterior e costumeiramente adotado - 21h45. Assim como neste ano, quando houve pausa nas competições do país por conta da Copa do Mundo, haverá outro período de quase um mês sem jogos devido à Copa América, disputada entre 14 de junho e 7 de julho. Os jogos no Brasil acontecerão até 12 de junho, portanto, apenas dois dias antes do início da competição envolvendo as seleções sul-americanas.

Datas-Fifa voltarão a ser pesadelo dos clubes brasileiros...

Entretanto, o período das Datas-Fifa voltarão a ser problemas dos clubes brasileiros. Os campeonatos do país não terão pausas e jogadores forem convocados às suas Seleções, as agremiações serão obrigadas a cedê-los. Da mesma forma que 2018, os clubes podem perder atletas na final da Copa do Brasil: com duelos nos dias 4 e 11 de setembro, a Data-Fifa deste período abrange os dias 5 a 10 do mesmo mês. Cabe destacar que, em solo europeu, há pausas devidamente respeitadas pelos campeonatos.

Já pelo Brasileirão, sete rodadas terão a interrupção das Datas-Fifa. São elas: 8ª, 9ª, 18ª, 24ª, 25ª, 26ª e 33ª. Além disso, haverá Data-Fifa "colada" à volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na quinta rodada da fase de grupos da Libertadores e também em três rodadas do Campeonato Paulista.

E o Corinthians?

Ainda sem saber se irá disputar alguma competição sul-americana em 2019, é certo que o Timão disputará o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil na próxima temporada. No Brasileirão, o clube possui 35 pontos em 27 rodadas disputadas, tendo 3,4% de chances de ser rebaixado, portanto, é provável que o alvinegro participe da principal competição nacional no ano que vem.

Para disputar a Libertadores, o Corinthians precisa ficar entre os seis primeiros. É válido lembrar que o clube do Parque São Jorge está dez pontos atrás do Atlético-MG, primeiro time que integra tal zona. Neste momento, o caminho mais "fácil" é a conquista da Copa do Brasil, que terá sua final disputada entre Corinthians e Cruzeiro, além de dar vaga direta à competição continental. Se não obter classificação à Libertadores, o Corinthians disputará a Copa Sul-Americana e terá que iniciar campanha na Copa do Brasil logo em sua primeira fase.

Veja as datas das principais competições em 2019

  • Campeonato Paulista segue com 18 datas - do dia 20 de janeiro até 21 de abril
  • Copa do Brasil - início no dia 6 de fevereiro e término com as finais nos dias 4 e 11 de setembro
  • Campeonato Brasileiro - do dia 28 de abril até 8 de dezembro
  • Copa Libertadores - Pré-Libertadores com início no dia 6 de fevereiro, primeira rodada da fase de grupos no dia 6 de março, Quarta-Feira de Cinzas, e final única marcada para o dia 23 de novembro
  • Copa Sul-Americana - do dia 6 de fevereiro até 9 de novembro, dia da final única

Veja mais em: Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores da América e Copa Sul-Americana.

Veja Mais:

  • Jair conta com Romero para surpreender Cruzeiro fora de casa; time viaja à noite

    Jair preserva titulares, e Corinthians não tem treino tático antes de pegar Cruzeiro

    ver detalhes
  • Livre de incômodo, Douglas deve ser novidade no time titular do Corinthians

    Com retorno de volante, Corinthians relaciona 22 para viagem a Belo Horizonte

    ver detalhes
  • Andrés (à dir.) ao lado do diretor de futebol Duílio Monteiro

    Presidente do Corinthians viaja à Europa em busca de contratações

    ver detalhes
  • Corinthians passou a levar mais torcedores na Arena após diminuição dos valores

    Corinthians diminui valor de ingresso e vê médias de público e renda aumentarem no Brasileirão

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes