Fernando Baiano lembra pedido de Oswaldo na final do Mundial e noite impecável no Pacaembu

Fernando Baiano lembra pedido de Oswaldo na final do Mundial e noite impecável no Pacaembu

Por Meu Timão

3.0 mil visualizações 36 comentários Comunicar erro

Cria da base do Corinthians, Fernando Baiano anotou cinco gols contra o Cerro Porteño

Cria da base do Corinthians, Fernando Baiano anotou cinco gols contra o Cerro Porteño

Nelson Almeida

Fernando Baiano está entre os jogadores formados pelo Corinthians que mais se destacaram no mundo do futebol. Quem pôde acompanhar o começo do atacante no Parque São Jorge certamente logo teve noção do que viria pela frente. Com apenas 20 anos de idade, por exemplo, o então garoto do terrão foi decisivo na conquista do Mundial de Clubes de 2000, o primeiro dos títulos do clube.

Em entrevista concedida ao portal Uol, Fernando Baiano recordou a conversa que teve com o então treinador do Corinthians, Oswaldo de Oliveira, durante aquele empate por 0 a 0 com o Vasco da Gama, na decisão do Mundial de 2000. O atacante estava no banco de reservas sedento por uma oportunidade. Oswaldo notou:

“O Oswaldo falou: 'Você vai entrar e tenta fazer o gol. Eu tive até a oportunidade no finalzinho... E ele falou ainda: 'Se a gente precisar bater pênalti, você bate?' Eu falei: 'Opa, com certeza, se eu acertar entro para a história, eu quero jogar, eu quero entrar', e graças a Deus eu entrei no finalzinho”, recordou Fernando que, para a alegria da Fiel presente no estádio do Maracanã, não desperdiçou sua cobrança.

A partida foi para os pênaltis e eu bati o pênalti com tranquilidade e ajudei o Corinthians a se sagrar campeão”, enfatizou.

Note que Fernando, àquela época, ainda dava os primeiros passos na carreira. Por isso, vencer um torneio da grandeza de um Mundial de Clubes da Fifa significava marcar seu nome na história corinthiana. Mesmo jovem, o atacante já pensava nisso no banco de reservas do Maracanã.

“(...) Mas a gente colocou na cabeça que se a gente ganhasse ia marcar história para as nossas vidas e para o próprio clube, então foi muito gratificante ter feito parte de tudo isso”.

Baiano já havia se destacado pelo Corinthians antes, na Copa Libertadores da América de 1999. Na noite de 10 de março, a prata da casa marcou incríveis cinco gols diante do Cerro Porteño, do Paraguai, em pleno Pacaembu. Ele lembra que só se falava dele no dia seguinte à atuação de gala.

“Eles me deram os parabéns. Eu era muito novo, tinha 19 anos, estava próximo do meu aniversário de 20, começando, e, de repente, fazendo muitos gols, marcando a história, foi gratificante, uma noite especial”, disse.

“No outro dia, o pessoal da imprensa me ligou para marcar entrevistas, e eu era muito tímido, tinha dificuldade para me expressar diante das câmeras, de tantos jornalistas, e depois a gente vê que é coisa de quem está iniciando a carreira”.

Fernando deixaria o Corinthians em 2001. Nos três anos que permaneceu no profissional do clube, disputou 106 partidas e marcou 38 gols. Ele se aposentou dos gramados em 2015, com a camisa do Mogi Mirim.

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians, Base do Corinthians, Títulos do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Carille comandou última atividade do Corinthians antes da segunda fase da Copa do Brasil

    Carille dribla imprensa antes de jogo contra Avenida; veja provável escalação do Corinthians

    ver detalhes
  • Destrinchamos o Corinthians e a forma de jogar de Carille em 2019 | #116

    VÍDEO: Destrinchamos o Corinthians e a forma de jogar de Carille em 2019 | #116

    ver detalhes
  • Fiel ainda pode garantir ingressos para jogo do Timão na Copa do Brasi

    Corinthians confirma apenas 14 mil ingressos vendidos para duelo contra o Avenida-RS

    ver detalhes
  • Fábio Carille confirmou relação dos atletas que vão à Arena nesta quarta; bola rola às 21h30

    Com Díaz, Carille relaciona 23 corinthianos para segunda fase da Copa do Brasil

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes