Venha fazer parte da KTO
x

Guia do Meu Timão: Tudo o que você precisa saber sobre o Corinthians na Copinha 2019

18 mil visualizações 57 comentários Reportar erro

Corinthians Sub-20 estreia na Copinha 2019 nesta quarta-feira, em Itu

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O Corinthians está a poucas horas da estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019 . Maior campeão do torneio, a equipe Sub-20 alvinegra enfrenta o Capital-TO nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela primeira rodada da fase de grupos do torneio. A partida será realizada em Itu, interior de São Paulo.

Esta será a edição 50 da principal competição de juniores do país, e o Timãozinho de Eduardo Barroca vai em busca de seu 11ª título. A disputa acontece entre os dia 2 e 25, em diversos pontos de São Paulo e com final agendada no Pacaembu.

Leia também:
Corinthians divulga lista de relacionados para Copinha-2019; confira os 25 jogadores
De uma Copinha à outra: qual o saldo dos últimos 12 meses do Corinthians Sub-20?

O último título do Corinthians na tradicional Copinha aconteceu em 2017, quando a equipe do Parque São Jorge levantou o caneco após superar por 2 a 1 Batatais na grande decisão. E com uma nova edição do torneio à vista, o Meu Timão preparou um guia para que você, torcedor, possa acompanhar a campanha do Corinthians na Copinha 2019. Veja abaixo!

A Copinha em 2019

A 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior será disputada em fases, sendo a primeira delas a única em pontos corridos e decidida no mata-mata até a grande final. Ao todo, 128 clubes irão disputar o título, estando divididos em 32 grupos espalhados em sedes no Estado. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as eliminatórias.

O Corinthians está alocado no Grupo 17 da competição de juniores, ao lado Ituano, o Sinop-MT e o Capital-TO. A equipe de Eduardo Barroca terá como sede o Estádio Novelli Júnior, em Itu, no interior de São Paulo. Caso avance em primeiro em sua chave, o Timãozinho irá enfrentar o segundo do Grupo 18, que é formado por Paulista, Porto-PE, Red Bull Brasil e Vila Nova-GO. Já se for o vice, os meninos do Parque São Jorge encaram o líder do grupo rival.

Vale destacar que, como de costume, a final da Copinha de 2019 está agendada para o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. A disputa do título acontece no estádio do Pacaembu.

Compromissos do Timão

Após a estreia contra o Capital-TO nesta quarta, o Corinthians volta a campo pela segunda rodada da Copinha no próximo sábado, diante do Sinop-MT. Na sequência, o Timãozinho encerra a disputa da primeira fase contra o Ituano no dia 8 de janeiro, terça-feira.

Todas as partidas do Corinthians na primeira fase serão realizadas no Estádio Novelli Júnior, em Itu, às 21h30.

Últimos detalhes

A equipe Sub-20 do Corinthians passou as últimas semanas focada na preparação para a Copinha de 2019. Foram dois jogos-treino e duas vitórias alcançadas. A primeira veio na última semana, diante do Juventude-SP, por 4 a 1, e a molecada do Timão encerrou o período com um placar de 2 a 0 sobre o Oeste.

Depois disso, os garotos alvinegros treinaram normalmente durante o final de semana e receberam um dia de folga apenas na última segunda-feira, para as festividades de Ano Novo. O elenco se reapresentou no Centro de Excelência de Formação de Atletas do clube já nesta terça e realizou último treino antes da estreia.

É válido ressaltar que o Sub-20 do Corinthians encerrou 2018 sem títulos, mas bons números. Foram 33 vitórias, 17 empates e dez derrotas em 60 jogos. A equipe encerrou a temporada de 2018 em dezembro, com a eliminação nos pênaltis na Copa RS, tendo campanha invicta de três vitórias e dois empates.

Os números do Corinthians em 2018

Jogos disputados: 60
Vitórias: 33
Empates: 17
Derrotas: 10
Aproveitamento: 64.44%
Gols a favor: 126 (2,1 por jogo)
Gols contra: 68 (1,1 por jogo)

Olho neles, Fiel!

Fabrício Oya foi vice-artilheiro do Corinthians em 2018

Fabrício Oya foi vice-artilheiro do Corinthians em 2018

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Na expectativa para a Copinha, dois nomes se sobressaem no elenco do Corinthians: Nathan Pantafoz e Fabrício Oya. Ambos com 19 anos, o atacante e meia ocuparam os dois primeiros lugares na lista de goleadores do Timão em 2018 e com "sangue no olho" na busca pelo título.

Recentemente adquirido em definitivo pelo Corinthians, com direito a compra de 50% de seus direitos federativos, Nathan foi o artilheiro da equipe na última temporada. O camisa 9 anotou 17 gols em 46 jogos disputados. Esta será sua segunda Copinha com a camisa alvinegra.

Fabrício Oya apareceu na lista de artilheiros logo na sequência, com 13 gols em 16 partidas. O meio-campista disputará sua quarta e última edição do torneio de juniores em 2019. Ele participou da campanha campeã do Timão em 2017, além de ter sido vice no ano anterior.

Além da dupla de goleadores, é possível destacar outros três nomes entre os juniores do Corinthians: meia-atacante Rafael Bilu, o meia Fessin e o lateral-esquerdo Caetano.

O trio ganhou chances no time profissional alvinegro na reta final desta temporada, tendo aparecido entre os relacionados do técnico Jair Ventura. Rafael Bilu, inclusive, estreou na equipe principal durante um empate sem gols contra a Chapecoense, no Campeonato Brasileiro.

Vale destacar que o técnico do Corinthians, Fábio Carille, sinalizou que irá acompanhar de perto as atuações dos jovens alvinegros na Copinha. Em entrevista recente ao Meu Timão, o treinador do Sub-20, Eduardo Barroca, sinalizou o meia Fessin e o atacante Rafael Bilu como mais propensos à promoção para os profissionais em 2018.

Confira a artilharia do sub-20 do Corinthians em 2018

Artilharia do sub-20 do Corinthians em 2018
JogadorGolsJogosGols por jogo
Nathan Palafoz17460.37
Fabricio Oya15460.28
Fessin12300.40
Ramonzinho11190.58
Rafael Bilu9450.20
Adson7290.24
William7310.23
João Celeri6180.33
Vitinho6310.19
Rafinha6370.16
Rael6420.14

Onde assistir?

As partidas do Corinthians na fase de grupos da Copinha serão exibidas na televisão paga, em dois canais diferentes. Os torcedores poderão escolher entre os canais SporTV e ESPN.

Veja mais em: Corinthians Sub-20, Base do Corinthians e Copinha.

Veja Mais:

  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: