'Corinthians Espanhol' já teve amizade com Balbuena, respeito argentino e até Fiel Torcedor peruano
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Por Lucas Faraldo
Corinthians Espanhol não é uma torcida. Tão pouco um clube de futebol. Trata-se de um perfil nas redes sociais destinado a fazer uma espécie de ponte entre o Timão e qualquer pessoa do mundo que fale espanhol e tenha interesse no clube do Parque São Jorge.
A página (@Corinthians__es) foi criada no início de 2013, há cerca de seis anos portanto, por um corinthiano brasileiro: Guilherme Salermo. "Em 2012, aquela campanha invicta da Libertadores, campeão mundial... Comecei a ver muitos estrangeiros criando carinho pelo clube, pelos títulos", explica o torcedor em entrevista ao Meu Timão.
As taças a nível mundial combinadas ao boom do peruano Paolo Guerrero no Timão e à inspiração em "perfis poliglotas" de clubes europeus como Bayern de Munique e Barcelona fizeram de Guilherme Salermo um pioneiro no Brasil com o Corinthians Espanhol. O interesse no idioma, cabe destacar, é motivado pelo fanatismo pelo argentino Carlitos Tevez.
Num primeiro momento, a página foi crescendo com seguidores brasileiros interessados na ideia de Salermo. A idolatria cada vez maior de Guerrero e o futebol vistoso apresentado pelo Corinthians nas campanhas da Libertadores e da Recopa Sul-Americana de 2013, contudo, serviram de impulso para o perfil. "Enxerguei ali que o Corinthians era respeitado e temido. Quando caiu o sorteio das oitavas contra o Boca, os argentinos estavam: 'Nossa, pegamos o atual campeão mundial'. Entrei na onda. Fui pegando o jeito de dirigir a conta, atrair torcedores de fora do país. Hoje estamos com quase 38 mil seguidores", relatou.
Neste bate-papo com a reportagem do Meu Timão, o criador e administrador do Corinthians Espanhol contou algumas curiosidades vivenciadas ao longo dos anos em que vem lidando com "la hinchada Fiel". O zagueiro Fábian Balbuena, por exemplo, era fã incondicional da página e trocava mensagens frequentemente com Salermo. O ex-corinthiano e seu compatriota Ángel Romero, aliás, são responsáveis por uma espécie de "onda paraguaia" crescente de torcedores da América Latina interessados no Timão nos últimos tempos.
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Ah! E engana-se quem pensa que Salermo tem algum tipo de lucro ou ganho pessoal com a página. Muito pelo contrário: ele fica triste de ver diversos clubes brasileiros comprarem a ideia de forma oficial enquanto o Timão, mesmo com cada vez mais gringos em seu elenco, não segue os passos extraoficiais (e pioneiros) de seu Corinthians Espanhol.
Confira abaixo o bate-papo com do Meu Timão com o Corinthians Espanhol
Torcedores sul-americanos sobre o Corinthians: medo ou respeito?
A percepção que eu tenho é que eles tem um grande respeito pelo Corinthians, admiração pelo clube, pela estrutura que é o Corinthians. E também pelos últimos anos, ser o último sul-americano a conquistar o mundo, enxergam como o último sul-americano a ganhar o Mundial de Clubes, tendo muito respeito. E o que leva o interesse também é a Arena Corinthians, estádio mundial, a Argentina jogou bastante aqui já. A marca Corinthians hoje em dia é vista com muito respeito e grandeza. Recebia antigamente muita mensagem perguntando sobre como conseguir camisa do Corinthians na Argentina, no Paraguai...
Nacionalidades mais participativas na página
Isso varia muito de momento. Entre 2013 e 2015, foi a fase dos peruanos por causa do Guerrero, queriam saber das notícias, ver os gols. Depois criei um vínculo enorme com o Paraguai, que hoje em dia é a maioria no meu Twitter por causa do Romero. Existe uma carência no futebol paraguaio de ídolos. Jogador que se destaca internacionalmente, ainda mais sendo da base do Cerro Porteño ou do Olimpia... E por ser um país que é um irmão da gente, eles veem o Brasil, o Corinthians, com outro patamar em relação a eles. Ver um paraguaio brilhar no Corinthians é uma espécie de auge para eles, não precisa nem estourar num clube europeu.
Peruano interessado em fazer Fiel Torcedor
Me lembro de um peruano que mandava mensagem falando que ele queria saber o que era CPF brasileiro, porque ele queria ser sócio-torcedor do Corinthians lá no Peru. E eu não tinha como ajudar ele (risos). Essas coisas têm de monte... Também os gringos perguntando como adquirir camisa e produtos do Corinthians. Uma que estourou bastante agora foi a linha do Senna.
Participação em rádio colombiana
Quando o Corinthians jogou contra o Santa Fe, na Libertadores de 2016, um jornalista de uma rádio de Bogotá entrou em contato comigo para eu entrar em contato ao vivo via WhatsApp pra falar lá na rádio colombiana sobre o Corinthians. Esse dia foi bastante legal pra mim.
Amizade com Balbuena
Fiquei muito feliz quando o Balbuena começou a seguir a página e comentava direto, comecei a conversar direto com ele, que via o apoio do povo paraguaio. Isso foi bastante gratificante para mim. Ele entrou em contato comigo um dia, a pedido do Romero, para eu avisar meus seguidores de que determinado perfil no Twitter sobre o Romero era falso. Me senti muito importante.
Romero, Sergio Díaz, Ángelo Araos, Sornoza, Boselli e talvez Bruno Méndez: o peso dos gringos na visibilidade
Hoje em dia o Santos com o Sampaoli, Carlos Sanchez, Derlis Gonzáles... Acho que foi esse um dos motivos de eles terem feito uma conta agora há pouco em espanhol. Igual aqui com Guerrero, Romero... Os jogadores são um dos fatores fundamentais para os estrangeiros criarem vínculo com o clube daqui. E não tendo como base apenas o clube, mas sim para o mercado, a seleção deles. O Balbuena antes de vir para o Corinthians era apenas um reserva ali. A partir do momento em que foi conquistando respeito, títulos, os paraguaios passaram a pedi-lo titular na seleção. Se concretizar agora a chegada desse novo zagueiro uruguaio, não apenas o clube ganha holofote para atrair estrangeiros, mas o próprio jogador para sua carreira a nível nacional e internacional.
Frustração com o Corinthians
Na época, fui pesquisar e vi que nenhum time brasileiro tinha perfil em espanhol. Criei para ser o pioneiro mesmo. Mesmo não sendo oficial, poderia dar certo. Depois Flamengo, São Paulo, clubes começaram a criar. Fico triste, porque é um público que vai agregar muito à marca Corinthians, venda de produtos, até um planozinho para fora do país de sócio-torcedor. O Corinthians não tendo um projeto desses, só tem a perder. Isso mostra que às vezes o marketing, que tem coisas boas, peca em determinados assuntos. Tenho certeza também que, a partir do momento que o Corinthians quiser embarcar num projeto desses, ser algo oficial, ficarei muito feliz. Na hora excluo a minha, falo para o povo migrar para essa conta oficial. Foi um prazer ter ajudado, sabe? Eu com certeza ficarei muito feliz se isso acontecer no futuro ou em breve mesmo.