De Felipe a R9: por onde andam os corinthianos campeões da Copa do Brasil 2009

De Felipe a R9: por onde andam os corinthianos campeões da Copa do Brasil 2009

19 mil visualizações 104 comentários Comunicar erro

Timão de R9 foi campeão ao bater Internacional na decisão

Timão de R9 foi campeão ao bater Internacional na decisão

Daniel Augusto Jr./Montagem de Sarah Tonon

O terceiro e último título de Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians completará dez anos no próximo dia 1º de julho. Enquanto a esperada data não chega, o Timão, agora comandado por Fábio Carille, já se prepara para estrear na edição 2019 do torneio nacional, nesta quinta-feira, diante do Ferroviário, do Ceará – saiba tudo sobre o oponente no raio-X do Meu Timão!

Diante disso, você, caro leitor corinthiano, pode se perguntar: “Afinal, onde estão aqueles jogadores que ajudaram o time a ser tricampeão da Copa do Brasil? E aqueles atletas que correram por Ronaldo Fenômeno? Que seguiram à risca as instruções do técnico Mano Menezes e se doaram pela Fiel?”.

Pois bem! O Meu Timão levantou todos os atletas que atuaram ao menos uma vez pelo Corinthians durante a competição. A extensa lista é composta por 21 jogadores, dos quais oito já encerraram as respectivas carreiras – um, inclusive, é braço direito de Carille no CT Joaquim Grava.

Às vésperas do primeiro desafio do Corinthians na Copa do Brasil 2019, saiba por onde andam os alvinegros campeões em 2009!

Titulares

Goleiro Felipe deixou Corinthians de maneira conturbada

Goleiro Felipe deixou Corinthians de maneira conturbada

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

  • Felipe: goleiro deixou o Corinthians em julho de 2010, depois de entrar em atrito com o presidente Andrés Sanchez publicamente. Aos 34 anos de idade, defende o Kisvárda FC, da Hungria.
  • Alessandro: lateral-direito pendurou as chuteiras ao término de 2013, mas seguiu no Corinthians como dirigente. Desligou-se do cargo de gerente de futebol corinthiano no início de janeiro.
  • Chicão: o zagueiro permaneceu no Parque São Jorge até meados de 2013, quando acertou com o Flamengo. Aposentado dos gramados desde 2015, planeja ser treinador de futebol em breve.
  • William: o Capita deu fim à carreira de jogador em 2010, no próprio Timão. Passou a trabalhar como dirigente e, mais tarde, comentarista de futebol. Em julho de 2017, pediu demissão da gerência de futebol do Santos para atuar na área de consultoria financeira para atletas de futebol.
  • André Santos: lateral-esquerdo titular naquela campanha, André segue em atividade. Seu último clube foi o Figueirense, do qual se desligou no dia 1º de janeiro. Está com 35 anos de idade e à procura de uma equipe.
Em fevereiro de 2017, Cristian ganhou placa pelos 100 jogos; no mês seguinte, foi afastado

Em fevereiro de 2017, Cristian ganhou placa pelos 100 jogos; no mês seguinte, foi afastado

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

  • Cristian: o volante retornaria ao Corinthians em 2015, mas sem o sucesso de outrora. Aos 35 anos, defende as cores do São Caetano no Campeonato Paulista.
  • Elias: assim como Cristian, Elias chegou a voltar ao Timão anos depois, mais precisamente em 2014, sendo peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 2015. É atleta do Atlético-MG nos dias atuais, mas já avisou que considera encerrar carreira no clube do coração – Corinthians.
  • Douglas: passada a temporada 2009, Douglas atuou nos Emirados Árabes, no Grêmio, voltou ao Timão, se transferiu para o Vasco da Gama e, em 2015, retornou à equipe de Porto Alegre, onde permaneceu até o último mês de dezembro. Possui acordo para reforçar o Avaí em 2019.
  • Jorge Henrique: barrado pelo técnico Tite em 2013, Jorge Henrique defendeu o Figueirense nas duas temporadas passadas. Já neste início de ano, teve a contratação anunciada pelo Náutico, que disputará a Série C.
  • Dentinho: titular ao lado de Jorge Henrique e Ronaldo Fenômeno, o jovem atacante foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em julho de 2011. O Timão recebeu algo próximo de 6 milhões de euros (R$ 14 milhões) pela transação. Dentinho segue Shakhtar, com contrato até junho de 2021.
Ronaldo levou Timão à conquista da Copa do Brasil, diante do Internacional

Ronaldo levou Timão à conquista da Copa do Brasil, diante do Internacional

Divulgação/Corinthians

  • Ronaldo: o craque seguiu jogando até 2011, quando optou por dar fim à brilhante carreira. Atualmente, é um dos mais bem sucedidos empresários do mundo do futebol e presidente do Real Valladolid, clube da primeira divisão do futebol espanhol. Mantém bom relacionamento com Andrés Sanchez.
  • Mano Menezes: técnico do tri do Corinthians, Mano deixaria a equipe na temporada seguinte rumo à Seleção Brasileira. Treinou ainda Flamengo, o próprio Timão, Cruzeiro e Shandong Luneng, da China, retornando ao clube de Belo Horizonte em 2016. É o treinador atual bicampeão da Copa do Brasil e planeja aposentadoria em “mais cinco anos, no máximo”.

Leia também:
Carille indica escalação com Vagner Love para estreia do Corinthians na Copa do Brasil
Ele ficou dois anos no Corinthians, jamais jogou e agora está em alta como rival na Copa do Brasil

Reservas

Com Ronaldo & cia., Corinthians passou pelo Internacional na decisão

Com Ronaldo & cia., Corinthians passou pelo Internacional na decisão

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

  • Jean: o zagueiro foi pouco utilizado por Mano, mas entrou em campo no decorrer da Copa do Brasil. Depois de apenas 18 jogos (e até dois gols), topou transferência ao modesto Football Club Moscow, da Rússia. Ainda jogou por Flamengo, Vitória, Guangdong Sunray Cave, da China, e Paysandu, equipe pela qual encerrou a carreira, em agosto de 2013.
  • Diego Sacoman: cria das categorias de base do Corinthians, Sacoman não conseguiu se firmar no profissional e rodou por alguns times de menor porte, como Ponte Preta, Red Bull Brasil, Bragantino e Grêmio Novorizontino. Em dezembro de 2018, o zagueiro foi anunciado pelo Juventus-SP, da Série A-2 do Campeonato Paulista.
  • Wellington Saci: o lateral-esquerdo é outro corinthiano com diversos clubes na carreira. Deixou de possuir vínculo com o Timão em 2013, quando se transferiu para o Figueirense. Aos 34 anos de idade, permanece em atividade e é jogador do Brasiliense, do Distrito Federal.
Boquita foi também campeão do Paulistão com Corinthians

Boquita foi também campeão do Paulistão com Corinthians

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

  • Boquita: formado nas categorias de base do Corinthians, o meio-campista deixou o Parque São Jorge em definitivo ao fim de 2012. Passou por Atibaia-SP, Atlético Sorocaba, Vila Nova, Marília, Portuguesa, Brusque-SC e Alagoano-AL. Está com somente 28 anos e pertence ao Grêmio Esportivo Brasil-RS.
  • Túlio: primeiro reforço para 2009, o volante ficou no clube cerca de seis meses, disputando só 15 partidas. Acabou liberado para acertar com o Grêmio. Túlio Guerreiro vestiu ainda as cores de Goiás, Figueirense e Sobradinho até pendurar as chuteiras.
  • Fabinho: o volante optou por deixar o Corinthians ao término de seu vínculo, em meados de 2009. Jogou por Cruzeiro, Yokohama FC, do Japão, Bahia e São Caetano, aposentando-se no fim de 2013. Hoje, é auxiliar-técnico de Fábio Carille no Timão.
Morais durante treino no CT Joaquim Grava; meia segue em atividade

Morais durante treino no CT Joaquim Grava; meia segue em atividade

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

  • Morais: o meia revelado pelo Vasco da Gama chegou a ser contratado em definitivo pelo clube do Parque São Jorge, mas não decolou. Emprestado ao Bahia em 2010, deixou o Timão e rodou por times do Brasil e do exterior, como NorthEast United FC, da Índia. Aos 34 anos, é companheiro de Wellington Saci no Brasiliense.
  • Souza: o reserva imediato de Ronaldo permaneceu vinculado ao Corinthians até 2012, quando acertou com o Bahia. Defendeu o rival Vitória, Criciúma, Paysandu e Madureira-RJ. Aposentou-se em julho de 2018.
  • Lulinha: tido como um dos mais promissores jogadores formados pelo Corinthians, o atacante segue atuando profissionalmente. Em agosto do ano passado, trocou o Sharjah FC, dos Emirados Árabes Unidos, pelo Pafos FC, do Chipre.
  • Otacílio Neto: o voluntarioso atacante se despediu do time alvinegro já em 2009, embora tenha acumulado empréstimos como atleta corinthiano até agosto de 2012. Apenas nos três anos recentes, foi jogador do Treze-PB, do Sete de Setembro-MS, Floresta-CE e Iguatu-CE, onde está no dias atuais. Tem 36 anos de idade.
Lulinha está entre os maiores nomes da base alvinegra

Lulinha está entre os maiores nomes da base alvinegra

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians, Ídolos do Corinthians, Técnicos do Corinthians e Títulos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Léo Santos está perdendo espaço no elenco do Corinthians

    Corinthians pode emprestar Léo Santos ao Fluminense; clubes discutem pagamento de salário

    ver detalhes
  • Rosenberg é diretor de marketing do Corinthians desde fevereiro de 2018

    Rosenberg tenta explicar comentário sobre mulher com HIV; Corinthians divulga nota oficial

    ver detalhes
  • Corinthians de Cássio tentará octacampeonato brasileiro em 2019

    VAR, limite de inscritos e Supercopa do Brasil: mudanças confirmadas para o Brasileirão

    ver detalhes
  • Rosenberg e Andrés Sanchez estão à frente das principais decisões do Corinthians

    Pressão pela saída de Rosenberg aumenta no Parque São Jorge; Andrés tenta acalmar ambiente

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Victor

    Ranking: 810º

    Victor 1170 comentários

    por @antonio.ferreira13

    Time foda, era pra ter ganho a Libertadores de 2010, puts vacilo contra o flamerda

  • Foto do perfil de Anthonio

    Ranking: 7645º

    Anthonio 105 comentários

    por @sr.noodle

    Vacilo foi vender André Santos, Cristian e Douglas depois da Copa do Brasil de 09. Até encaixar o time... E no fatídico jogo contra o Flamengo tínhamos Moacir na lateral direita. Foi falta de planejamento.

    Em 11 já era Edenilson, que ajudou demais quando Alessandro ficava fora.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Mário

    Mário 13 comentários

    104º. por @mario.iorio.lopes

    Pela sua resposta já entendi: o Andrés é o melhor presidente da história do Corinthians. Você não conhece os bastidores do nosso clube nem as pessoas que dele fazem parte, a exemplo do seu queridinho Andrés, o PIOR PRESIDENTE DA história. QUANDO O CARA ESTIVER PRESO E você CONHECER AS ACUSAÇÕES, vai pensar de outra forma. Continuo afirmando que ele nunca ganhou na importante e só não levou o time novamente para a Segunda Divisão porque tivemos muita sorte.! Onde você esteve de fevereiro de 2018 até hoje?

    Foto do perfil de Marcos

    Marcos 4953 comentários

    07/02/2019 às 20h52 por @marcosfox

    Nossa faz muitos anos que não faço login só fiz mesmo pra te responder, primeiro você acha mesmo que Dualib fez muito 14 anos de mandato mamando nas tetas do clube ele a filha dele que ficou rica, os conselheiros que seguiam ele, o esquema com KIA Corirnhians sendo notícia negativa em jornais no mundo todo, a mais Dualib ganhou 14 títulos, tá vamos fazer as contas em 14 anos da um total de 98 Campeonatos tira mais ou menos tira 28 Campeonatos da disputa por logicamente o clube não iria disputar seguidamente Libertadores, nem sul-americana, Recopa e Mundial certo, então fica numa média se disputasse de 70 Campeonatos e você acha muito um clube Gigante como o Corinthians ter se contentado em ganhar apenas míseros 14 Campeonatos em 14 anos, agora vamos falar de Estádio Dualib só iludiu a torcida com promessas e maquetes escritas de Estádio, se o Corinthians e o que e hoje em dia muito disso se deve ao Andrés Sanchez pois ele modernizou o clube, contratou Mano na época que deu padrão de jogo seguido até hoje, contratou ninguém menos que o Fenômeno e logo em seguida o Roberto Carlos o que deu muita visibilidade ao clube, depois contratou Tite que hoje e o treinador mais Campeão pelo clube, a mais Andrés não ganhou a Libertadores e Mundial bom isso e fato mas um pouco desse título se deve a quem mesmo ah ao Andrés né porque se bem me lembro quem bancou a permanência de Tite após o fiasco da Libertadores em 2011 foi o próprio né, quem conseguiu concluir o sonho da Fiel de ter um Estádio próprio que foi sede de Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América um Estádio super moderno sem apresentar maquetes escrotas como Dualib ah foi o Andrés né, e não estou aqui pra defender o Andrés não ele fez as cagadas dele mas mais acertou do que errou, então amigão respeita quem fez muito pelo clube e suas palavras aqui nada vai mudar o que esta escrito na história do clube e o que ele fez por ele abraço

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 17º

    Ramon 18811 comentários

    103º. por @ramon.felipe1

    Aquele time era zica

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 111º

    Marcos 4953 comentários

    102º. por @marcosfox

    Nossa faz muitos anos que não faço login só fiz mesmo pra te responder, primeiro você acha mesmo que Dualib fez muito 14 anos de mandato mamando nas tetas do clube ele a filha dele que ficou rica, os conselheiros que seguiam ele, o esquema com KIA Corirnhians sendo notícia negativa em jornais no mundo todo, a mais Dualib ganhou 14 títulos, tá vamos fazer as contas em 14 anos da um total de 98 Campeonatos tira mais ou menos tira 28 Campeonatos da disputa por logicamente o clube não iria disputar seguidamente Libertadores, nem sul-americana, Recopa e Mundial certo, então fica numa média se disputasse de 70 Campeonatos e você acha muito um clube Gigante como o Corinthians ter se contentado em ganhar apenas míseros 14 Campeonatos em 14 anos, agora vamos falar de Estádio Dualib só iludiu a torcida com promessas e maquetes escritas de Estádio, se o Corinthians e o que e hoje em dia muito disso se deve ao Andrés Sanchez pois ele modernizou o clube, contratou Mano na época que deu padrão de jogo seguido até hoje, contratou ninguém menos que o Fenômeno e logo em seguida o Roberto Carlos o que deu muita visibilidade ao clube, depois contratou Tite que hoje e o treinador mais Campeão pelo clube, a mais Andrés não ganhou a Libertadores e Mundial bom isso e fato mas um pouco desse título se deve a quem mesmo ah ao Andrés né porque se bem me lembro quem bancou a permanência de Tite após o fiasco da Libertadores em 2011 foi o próprio né, quem conseguiu concluir o sonho da Fiel de ter um Estádio próprio que foi sede de Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América um Estádio super moderno sem apresentar maquetes escrotas como Dualib ah foi o Andrés né, e não estou aqui pra defender o Andrés não ele fez as cagadas dele mas mais acertou do que errou, então amigão respeita quem fez muito pelo clube e suas palavras aqui nada vai mudar o que esta escrito na história do clube e o que ele fez por ele abraço

    Foto do perfil de Mário

    Mário 13 comentários

    06/02/2019 às 23h10 por @mario.iorio.lopes

    Wanderson, me desculpe, mas afirmar que o Andrés foi o melhor presidente depois do Dualib, chega ser ridículo. Primeiro porque o Dualib foi mil vezes melhor fo que o Andrés, já que ganhou 14 títulos, e fim segundo lugar porque o atual presidente não ganhou nenhum
    título importantens duas duas gestões. Aliás, na primeira vez levou o time para a Segundona e na segunda fez muita força para cair de novo, em 2018, e quase conseguiu! Presidentes vencedores foram Mário Gobbi e Roberto de Andrade, além do Dualib. Afinal, ganharam Libertadores, Mundial, quatro Brasileiros, vários paulistas, entre outras conquistas. Cadê os títulos históricos do Andrés? Se você não sabe o que o Andrés faz melhor é esquemas com empresários!
    Novamente, me desculpe Wanderson.

  • Foto do perfil de Caio

    Ranking: 1033º

    Caio 976 comentários

    101º. por @caio.vilela3

    Dentinho foi o que teve mais sucesso fora do Corinthians assim como mano Menezes

    Mas o dentinho fez contrato de 10 anos praticamente kk deve ter renovado

  • Foto do perfil de Fabricio

    Ranking: 22º

    Fabricio 16449 comentários

    100º. por @alemaoocz

    Que time!

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 163º

    Guilherme 3595 comentários

    99º. por @gui.torres

    Até que eu gostava do futebol do morais jogou bem no Vasco fez até alguns bons jogos aqui no Timão, boquita era um cara que parecia ter potencial mas não vingou, feljpe goleiro não tenho nada contra ele jogou muito aqui principalmente contra o Santos na final do paulistão de 2009

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 3097º

    Antonio 344 comentários

    98º. por @antonio.carlos.de.fr

    Recordar é viver.

    AQUI É CORINGÃO!

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 5883º

    João 155 comentários

    97º. por @joaopedrobb

    Saca a qualidade dos reservas.

  • Foto do perfil de Fabiano

    Ranking: 2928º

    Fabiano 367 comentários

    96º. por @fabiano.lima7

    Acho que o André Santos na lateral ia melhor que o avelar

  • Foto do perfil de Hugo

    Ranking: 12º

    Hugo 21048 comentários

    95º. por @domhugoleonardo

    Bom time titular. Os reservas nem tanto.