Venha fazer parte da KTO
x

De Felipe a R9: por onde andam os corinthianos campeões da Copa do Brasil 2009

20 mil visualizações 87 comentários Reportar erro

Timão de R9 foi campeão ao bater Internacional na decisão

Timão de R9 foi campeão ao bater Internacional na decisão

Daniel Augusto Jr./Montagem de Sarah Tonon

O terceiro e último título de Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians completará dez anos no próximo dia 1º de julho. Enquanto a esperada data não chega, o Timão, agora comandado por Fábio Carille, já se prepara para estrear na edição 2019 do torneio nacional, nesta quinta-feira, diante do Ferroviário, do Ceará – saiba tudo sobre o oponente no raio-X do Meu Timão!

Diante disso, você, caro leitor corinthiano, pode se perguntar: “Afinal, onde estão aqueles jogadores que ajudaram o time a ser tricampeão da Copa do Brasil? E aqueles atletas que correram por Ronaldo Fenômeno? Que seguiram à risca as instruções do técnico Mano Menezes e se doaram pela Fiel?”.

Pois bem! O Meu Timão levantou todos os atletas que atuaram ao menos uma vez pelo Corinthians durante a competição. A extensa lista é composta por 21 jogadores, dos quais oito já encerraram as respectivas carreiras – um, inclusive, é braço direito de Carille no CT Joaquim Grava.

Às vésperas do primeiro desafio do Corinthians na Copa do Brasil 2019, saiba por onde andam os alvinegros campeões em 2009!

Titulares

Goleiro Felipe deixou Corinthians de maneira conturbada

Goleiro Felipe deixou Corinthians de maneira conturbada

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

  • Felipe: goleiro deixou o Corinthians em julho de 2010, depois de entrar em atrito com o presidente Andrés Sanchez publicamente. Aos 34 anos de idade, defende o Kisvárda FC, da Hungria.
  • Alessandro: lateral-direito pendurou as chuteiras ao término de 2013, mas seguiu no Corinthians como dirigente. Desligou-se do cargo de gerente de futebol corinthiano no início de janeiro.
  • Chicão: o zagueiro permaneceu no Parque São Jorge até meados de 2013, quando acertou com o Flamengo. Aposentado dos gramados desde 2015, planeja ser treinador de futebol em breve.
  • William: o Capita deu fim à carreira de jogador em 2010, no próprio Timão. Passou a trabalhar como dirigente e, mais tarde, comentarista de futebol. Em julho de 2017, pediu demissão da gerência de futebol do Santos para atuar na área de consultoria financeira para atletas de futebol.
  • André Santos: lateral-esquerdo titular naquela campanha, André segue em atividade. Seu último clube foi o Figueirense, do qual se desligou no dia 1º de janeiro. Está com 35 anos de idade e à procura de uma equipe.
Em fevereiro de 2017, Cristian ganhou placa pelos 100 jogos; no mês seguinte, foi afastado

Em fevereiro de 2017, Cristian ganhou placa pelos 100 jogos; no mês seguinte, foi afastado

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

  • Cristian: o volante retornaria ao Corinthians em 2015, mas sem o sucesso de outrora. Aos 35 anos, defende as cores do São Caetano no Campeonato Paulista.
  • Elias: assim como Cristian, Elias chegou a voltar ao Timão anos depois, mais precisamente em 2014, sendo peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 2015. É atleta do Atlético-MG nos dias atuais, mas já avisou que considera encerrar carreira no clube do coração – Corinthians.
  • Douglas: passada a temporada 2009, Douglas atuou nos Emirados Árabes, no Grêmio, voltou ao Timão, se transferiu para o Vasco da Gama e, em 2015, retornou à equipe de Porto Alegre, onde permaneceu até o último mês de dezembro. Possui acordo para reforçar o Avaí em 2019.
  • Jorge Henrique: barrado pelo técnico Tite em 2013, Jorge Henrique defendeu o Figueirense nas duas temporadas passadas. Já neste início de ano, teve a contratação anunciada pelo Náutico, que disputará a Série C.
  • Dentinho: titular ao lado de Jorge Henrique e Ronaldo Fenômeno, o jovem atacante foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em julho de 2011. O Timão recebeu algo próximo de 6 milhões de euros (R$ 14 milhões) pela transação. Dentinho segue Shakhtar, com contrato até junho de 2021.
Ronaldo levou Timão à conquista da Copa do Brasil, diante do Internacional

Ronaldo levou Timão à conquista da Copa do Brasil, diante do Internacional

Divulgação/Corinthians

  • Ronaldo: o craque seguiu jogando até 2011, quando optou por dar fim à brilhante carreira. Atualmente, é um dos mais bem sucedidos empresários do mundo do futebol e presidente do Real Valladolid, clube da primeira divisão do futebol espanhol. Mantém bom relacionamento com Andrés Sanchez.
  • Mano Menezes: técnico do tri do Corinthians, Mano deixaria a equipe na temporada seguinte rumo à Seleção Brasileira. Treinou ainda Flamengo, o próprio Timão, Cruzeiro e Shandong Luneng, da China, retornando ao clube de Belo Horizonte em 2016. É o treinador atual bicampeão da Copa do Brasil e planeja aposentadoria em “mais cinco anos, no máximo”.

Leia também:
Carille indica escalação com Vagner Love para estreia do Corinthians na Copa do Brasil
Ele ficou dois anos no Corinthians, jamais jogou e agora está em alta como rival na Copa do Brasil

Reservas

Com Ronaldo & cia., Corinthians passou pelo Internacional na decisão

Com Ronaldo & cia., Corinthians passou pelo Internacional na decisão

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

  • Jean: o zagueiro foi pouco utilizado por Mano, mas entrou em campo no decorrer da Copa do Brasil. Depois de apenas 18 jogos (e até dois gols), topou transferência ao modesto Football Club Moscow, da Rússia. Ainda jogou por Flamengo, Vitória, Guangdong Sunray Cave, da China, e Paysandu, equipe pela qual encerrou a carreira, em agosto de 2013.
  • Diego Sacoman: cria das categorias de base do Corinthians, Sacoman não conseguiu se firmar no profissional e rodou por alguns times de menor porte, como Ponte Preta, Red Bull Brasil, Bragantino e Grêmio Novorizontino. Em dezembro de 2018, o zagueiro foi anunciado pelo Juventus-SP, da Série A-2 do Campeonato Paulista.
  • Wellington Saci: o lateral-esquerdo é outro corinthiano com diversos clubes na carreira. Deixou de possuir vínculo com o Timão em 2013, quando se transferiu para o Figueirense. Aos 34 anos de idade, permanece em atividade e é jogador do Brasiliense, do Distrito Federal.
Boquita foi também campeão do Paulistão com Corinthians

Boquita foi também campeão do Paulistão com Corinthians

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

  • Boquita: formado nas categorias de base do Corinthians, o meio-campista deixou o Parque São Jorge em definitivo ao fim de 2012. Passou por Atibaia-SP, Atlético Sorocaba, Vila Nova, Marília, Portuguesa, Brusque-SC e Alagoano-AL. Está com somente 28 anos e pertence ao Grêmio Esportivo Brasil-RS.
  • Túlio: primeiro reforço para 2009, o volante ficou no clube cerca de seis meses, disputando só 15 partidas. Acabou liberado para acertar com o Grêmio. Túlio Guerreiro vestiu ainda as cores de Goiás, Figueirense e Sobradinho até pendurar as chuteiras.
  • Fabinho: o volante optou por deixar o Corinthians ao término de seu vínculo, em meados de 2009. Jogou por Cruzeiro, Yokohama FC, do Japão, Bahia e São Caetano, aposentando-se no fim de 2013. Hoje, é auxiliar-técnico de Fábio Carille no Timão.
Morais durante treino no CT Joaquim Grava; meia segue em atividade

Morais durante treino no CT Joaquim Grava; meia segue em atividade

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

  • Morais: o meia revelado pelo Vasco da Gama chegou a ser contratado em definitivo pelo clube do Parque São Jorge, mas não decolou. Emprestado ao Bahia em 2010, deixou o Timão e rodou por times do Brasil e do exterior, como NorthEast United FC, da Índia. Aos 34 anos, é companheiro de Wellington Saci no Brasiliense.
  • Souza: o reserva imediato de Ronaldo permaneceu vinculado ao Corinthians até 2012, quando acertou com o Bahia. Defendeu o rival Vitória, Criciúma, Paysandu e Madureira-RJ. Aposentou-se em julho de 2018.
  • Lulinha: tido como um dos mais promissores jogadores formados pelo Corinthians, o atacante segue atuando profissionalmente. Em agosto do ano passado, trocou o Sharjah FC, dos Emirados Árabes Unidos, pelo Pafos FC, do Chipre.
  • Otacílio Neto: o voluntarioso atacante se despediu do time alvinegro já em 2009, embora tenha acumulado empréstimos como atleta corinthiano até agosto de 2012. Apenas nos três anos recentes, foi jogador do Treze-PB, do Sete de Setembro-MS, Floresta-CE e Iguatu-CE, onde está no dias atuais. Tem 36 anos de idade.
Lulinha está entre os maiores nomes da base alvinegra

Lulinha está entre os maiores nomes da base alvinegra

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians, Ídolos do Corinthians, Técnicos do Corinthians e Títulos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • A Gaviões citou até possíveis punições que os envolvidos podem receber dentro do clube

    Gaviões da Fiel publica nota sobre política interna do Corinthians e pede providências do presidente

    ver detalhes
  • Maycon caindo na grande área contra o Santos

    Maycon vai para quinta lesão e acumula passagens pelo departamento médico; relembre diagnósticos

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: