Em busca atual por trigésima taça, Corinthians conquistava seu 17º Paulistão há 40 anos

Em busca atual por trigésima taça, Corinthians conquistava seu 17º Paulistão há 40 anos

Por Meu Timão

1.7 mil visualizações 29 comentários Comunicar erro

O time do Corinthians que conquistou o Campeonato Paulista de 1979 em cima da Ponte Preta, há 39 anos

O time do Corinthians que conquistou o Campeonato Paulista de 1979 em cima da Ponte Preta, há 39 anos

Reprodução/Internet

Com jogo contra o Novorizontino neste domingo, pela primeira fase do Paulistão, o Corinthians está em busca da sua 30ª taça da competição estadual. Nessa mesma data, aliás, o clube comemora o aniversário de 40 anos da conquista do Paulista de 1979, vencido em mais uma decisão contra a Ponte Preta.

Chama a atenção a divergência de datas: a grande final do Paulistão aconteceu somente no início de 1980 depois um logo período de batalhas na Justiça. As semifinais estavam previstas para serem realizadas em rodada dupla, no Morumbi. O presidente do Corinthians, no entanto, entrou na Justiça alegando que o time perderia renda pois sua torcida era maior que as outras três juntas.

Com a manobra de Vicente Matheus, o Timão acabou enfrentando o Palmeiras em um lado da semifinal e Ponte Preta e Guarani se enfrentaram do outro lado.

Após empatar o primeiro e vencer o segundo jogo em cima do Palmeiras, o Corinthians se classificou para a final, onde enfrentaria novamente a Ponte Preta depois da histórica conquista de 1977.

Leia também: Fã da Democracia Corinthiana, torcedor do PAOK tatua Sócrates no braço

Assim como em 77, a final também foi decidida em três partidas. A última, disputada no Morumbi no dia 10 de fevereiro de 1980, contou com grande atuação dos corinthianos, que repetiram o feito e se sagraram novamente campeões paulista.

O Timão entrou em campo com Jairo; Luis Claudio, Mauro, Amaral e Wladimir; Caçapava, Biro-Biro e Palhinha; Píter (Vaguinho), Sócrates e Romeu (Basílio). A equipe venceu a Ponte Preta por 2 a 0, com gols de Sócrates e Palhinha.

O jogo começou com poucas chances, mas o Timão foi à rede já no primeiro tempo, com Palhinha de peixinho depois de um cruzamento de Sócrates. O bandeira, no entanto, assinalou impedimento do jogador.

O Timão abriu o placar então, somente na segunda etapa, com Sócrates finalizando com força após bola cruzada na área. Palhinha ainda completou o placar aos 24 minutos, com um chute certeiro depois de infiltração na grande área, garantindo a conquista do Corinthians.

A final, que aconteceu somente em 1980, está completando 39 anos neste domingo, mas representa o título do ano anterior, que completa 40 anos em 2019. Esse foi o 17° título do Campeonato Paulista conquistado pelo Corinthians, que só aumentou a sua vantagem ao longo dos anos e busca a sua 30ª taça na edição de 2019.

Veja mais em: Jogos Históricos e Campeonato Paulista.

Veja Mais:

  • Jogador fez duas temporadas pelo time baiano antes de ir para a Arábia

    Corinthians acerta contratação de meia que trabalhou com Carille na Arábia

    ver detalhes
  • Jogadores que não atuaram diante do Avenida-RS treinaram no CT Joaquim Grava

    Corinthians se reapresenta no CT; Carille esboça time reserva para encarar o Botafogo-SP

    ver detalhes
  • Cássio falou com a reportagem do Meu Timão na tarde desta quinta no CT

    Ao Meu Timão, Cássio analisa primeiro gol do Avenida-RS; goleiro enaltece reação da equipe

    ver detalhes
  • Rosenberg foi duramente questionado por conselheiros do clube

    Conselheiros do Corinthians enviam carta para Andrés com críticas a Rosenberg; leia na íntegra

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes