Venha fazer parte da KTO
x

Por que o Corinthians de Guarulhos luta contra o rebaixamento na Superliga de vôlei

6.2 mil visualizações 39 comentários Reportar erro

Corinthians/Guarulhos não vive boa temporada em 2018/19

Corinthians/Guarulhos não vive boa temporada em 2018/19

Agência Corinthians

Há quase dois anos, o Corinthians dava início a uma parceria com a Prefeitura de Guarulhos para reativar sua equipe masculina de vôlei. A contratação do ídolo nacional Serginho e o título-relâmpago da Taça Ouro de 2017 empolgaram a torcida: o Timão entrava de cabeça na Superliga, disputando assim a principal competição de clubes do país na modalidade.

O tempo, porém, fechou. Ao contrário da temporada passada, na qual o Corinthians/Guarulhos chegou até a se classificar às quartas de final, nesta edição de 2018/19 da Superliga o Timão briga contra o rebaixamento. Restam duas rodadas para o fim.

Já sem chance de avançar aos playoffs, o Corinthians/Guarulhos ocupa a modestíssima décima colocação – 11º e 12º colocados são rebaixamentos. O lanterna São Judas não tem mais como ultrapassar qualquer equipe. Resta a disputa entre Timão e Caramuru (11º).

As equipes estão separadas por quatro pontos. São seis em disputa. Bastam três ao Corinthians/Guarulhos, nestas duas rodadas finais, para se garantir na Superliga de 2019/20 sem depender de tropeços do Caramuru. Com apenas uma vitória conquistada nos últimos cinco jogos, a equipe alvinegra volta às quadras neste sábado contra o Vôlei Renata.

Números em queda

Como pode ser conferido abaixo, o Corinthians/Guarulhos despencou em termos de aproveitamento da edição de 2017/18 para a de 2018/19 na Superliga Masculina de Vôlei. Na temporada passada, o Timão havia se classificado aos playoffs ocupando a sexta colocação na primeira fase, com 11 vitórias e 11 derrotas; atualmente já eliminado e ainda correndo risco de rebaixamento, a equipe soma 15 derrotas em 20 partidas disputadas.

Corinthians enfrentou muita dificuldade na Superliga 2018/19

Corinthians enfrentou muita dificuldade na Superliga 2018/19

Duda Barros/Agência Corinthians

Vale lembrar: o Corinthians/Guarulhos estreou com o pé direito conquistando o troféu do primeiro campeonato que disputou. Em agosto de 2017, três meses após anunciar a criação da equipe de vôlei, o Timão foi campeão da Taça Ouro, torneio de acesso à Superliga.

  • Taça Ouro 2017
    2 vitórias
    1 derrota
  • Superliga 2017/18
    11 vitórias
    13 derrotas (incluindo 2 jogos de quartas de final)
  • Superliga 2018/19*
    5 vitórias
    15 derrotas
    * restam duas rodadas

Nos Estaduais disputados nestas duas primeiras temporadas de parceria, o Corinthians/Guarulhos também mostrou involução de 2017 para 2018. Em sua primeira participação, o Timão foi vice-campeão, perdendo a final para o Taubaté; na mais recente edição, a equipe alvinegra caiu nas semifinais para o Sesi-SP.

Explicações

Em contato com a reportagem do Meu Timão, Donato Votta, diretor de esportes terrestres do Corinthians, adotou tom sereno para analisar a má temporada da equipe do técnico Gersinho. Ele reconheceu tratar-se de situação aquém da esperada diante do investimento da parceria para a equipe de 2018/19, mas alertou para o departamento médico cheio em Guarulhos.

As mais impactantes lesões, de acordo com pessoas ouvidas pela reportagem, foram as de Rivaldo, Sidão e Marcelinho. Também se machucaram nos últimos meses: Riad e Nicolas. Mais de 30% do elenco passou pelo DM, portanto.

"Acho que o principal fator para esse rendimento abaixo do esperado que estamos tendo foi uma série de lesões que nossos atletas tiveram. Isso acabou prejudicando o rendimento da equipe", argumentou Donato, antes de lamentar os fracos números do time na Superliga.

"O nível de investimento de alguns times é bem superior ao nosso. O nosso é um investimento mais modesto, mas não era também para estar nessa situação que estamos hoje. Não era nem o nosso objetivo nem o de Guarulhos", pontuou.

Na opinião de Anderson Marsili, gestor do Corinthians/Guarulhos, as lesões não são nem mesmo o principal fator para a posição da equipe na classificação. "Nunca um campeonato foi tão equilibrado, um dos mais equilibrados campeonatos de Superliga dos últimos tempos (...) contra o Sesc-RJ, na casa deles, fizemos 2 a 0 e eles, com toda a qualidade do elenco, com jogadores fenomenais como Walace, conseguiram reverter para 3 a 2; contra o Sada, na casa deles também, a gente perdendo de 2 a 0 e empatamos em 2 a 2, levando para o tie-break. São jogos que mostram que nenhuma derrota a gente entregou facilmente".

"A tabela também prejudicou muito a gente. Os cinco primeiros jogos foram contra os cinco times de maior orçamento do campeonato", ainda mencionou Anderson, se referindo a Minas, Taubaté, Sesc-RJ, Sesi-SP e Sada Cruzeiro.

Futuro

A terceira temporada consecutiva do Corinthians/Guarulhos está ameaçada em caso de rebaixamento na Superliga? Ainda não é possível definir. Foi no fim de março do ano passado, já durante os playoffs, que as partes chegaram a um acordo pela continuidade do projeto para 2018/19. Reuniões nas próximas semanas definirão o futuro da parceria.

"Como todos os anos e em qualquer licenciamento de marca que o Corinthians tem, após o término do contrato, em vias de terminar o contrato, sentamos e conversamos sobre continuidade ou não (da parceria). Temos de ver como será a política de investimento do parceiro... É algo que nesse momento não nos preocupa", alegou Donato.

"Tendo (definida) a situação do time na Superliga, vamos sentar e conversar com os parceiros do nosso vôlei. Mas é aguardar o momento certo para isso. Agora o foco é em terminar a temporada", finalizou o diretor corinthiano.

Veja mais em: Vôlei do Corinthians, Diretoria do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes
  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: