Trimão: relembre os últimos tricampeonatos do Paulista do Corinthians e da história

1.3 mil visualizações 18 comentários Comunicar erro

Por Meu Timão

A equipe de 1937 deu início ao terceiro tri do Paulistão do Corinthians

A equipe de 1937 deu início ao terceiro tri do Paulistão do Corinthians

Reprodução

O Corinthians venceu o São Paulo neste domingo e conquistou o seu quarto tricampeonato Paulista na história. Tendo ganho o título também em 2017 e 2018, o Timão repete o feito de exatos 80 anos atrás e segue se destacando como o maior vencedor do campeonato Estadual de São Paulo.

Agora com 30 taças levantadas, o clube alvinegro ainda iniciava sua história na primeira vez que conquistou um tricampeonato no Paulista. O primeiro veio em 1922/1923/1924, seguido de mais três em 1928/1929/1930. Nove anos mais tarde, em 1939, o Timão conquistava o Paulistão pela terceira vez consecutiva novamente e se firmava como o único time tricampeão três vezes na história.

O posto permaneceu do Corinthians por muito tempo, até que o Santos, comandado por Neymar, conquistou o seu terceiro tricampeonato Paulista. As duas conquistas anteriores foram na década de 60, quando tinha Pelé no comando da equipe.

Pensando, então, na parte histórica desse título conquistado na Arena Corinthians, o Meu Timão relembra detalhes do último tricampeonato do Corinthians e da história do Paulistão - veja abaixo.

O último tricampeonato do Corinthians

Campeonato Paulista de 1937

O Paulistão de 1937 possuía um regulamento inusitado. Com dez equipes na disputa, todos os times se enfrentaram em um primeiro turno e os seis melhores formaram um segundo turno, disputado posteriormente e que definia o campeão.

Com uma boa campanha inicial, o Corinthians se classificou juntamente com o Palestra Itália, a Portuguesa Santista, o Estudantes, o Santos e a Juventus. O Timão, no entanto, seguiu com forte campanha e conseguiu chegar ao final como o grande campeão, com dez vitórias, dois empates e duas derrotas.

O artilheiro da competição também era corinthiano. O ídolo Teleco, que repetiria o feito dois anos mais tarde, anotou 15 gols dos 33 marcados pela equipe no Paulistão e foi peça fundamental para o primeiro título da sequência.

Campeonato Paulista de 1938

Um ano depois, o Campeonato Paulista apresentou um novo regulamento. Agora com 11 equipes, a competição foi disputada em apenas um turno, sendo realizados dez jogos e com uma grande emoção reservada para o final.

Na última rodada, o Corinthians estava dois pontos na frente do rival São Paulo, que era o seu adversário. A equipe alvinegra precisava, então, de apenas um empate para se sagrar campeã. E como vitórias na época davam apenas dois pontos, em caso de derrota, seria marcado um novo jogo para decidir o primeiro lugar.

Em jogo disputado no dia 23 de abril, o São Paulo estava vencendo pelo placar de 1 a 0, quando foi necessária a interrupção da partida por conta de fortes chuvas. Dois dias mais tarde, recomeça o jogo e o Corinthians empata com gol de Carlito e consegue o empate necessário para garantir mais uma taça.

Campeonato Paulista de 1939

A conquista derradeira, que confirmou mais um tricampeonato paulista, veio com mais tranquilidade em 1939. Mais uma vez com novo regulamento, o campeonato foi disputado com onze equipes, mas desta vez com dois turnos, sendo jogados 20 jogos ao todo.

O Corinthians novamente se destacou e conseguiu vencer 17 dos 20 jogos disputados, além de empatar dois e perder apenas um. Com um aproveitamento de 90% dos pontos disputados, o Timão se sagrou o campeão com seis pontos de vantagem para o segundo colocado.

O artilheiro da vez foi novamente Teleco, que desta vez anotou incríveis 32 gols dos 47 marcados pela equipe nas 20 partidas disputadas. Com isso, o Corinthians encerrava o seu último tricampeonato, voltando a conquistá-lo somente 80 anos mais tarde, na tarde deste domingo, em cima do São Paulo.

E a última vez na história?

Não foi há muito tempo, porém, que outro time conquistou um tricampeonato do Paulista. O Santos de Neymar e companhia venceu o Paulistão em 2010, 2011 e 2012. Na ocasião, a equipe, como contado acima, também chegou ao seu terceiro tri da história. Neste domingo, o Corinthians desempatou.

O time da Baixada Santista, aliás, segue bem atrás em números totais de títulos com relação ao Corinthians, tendo conquistado 22 troféus do Paulistão.

No primeiro deles, em 2010, o vice-campeão foi o Santo André. Em jogos de ida e volta, as equipes alternaram vitórias pelo placar de 3 a 2, mas o Santos ficou com o título. No ano seguinte, a final foi disputada contra o Corinthians, que empatou em casa e foi derrotado na Vila Belmiro.

Com Liedson no comando do ataque, o Corinthians perdeu para o Santos em 2011

Com Liedson no ataque, o Corinthians perdeu para o Santos em 2011

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Finalmente, em 2012, mais uma final diferenciada, contra o Guarani. O Santos foi novamente o campeão após vencer as duas partidas com tranquilidade, com um total de quatro gols nos dois jogos.

E se não fosse o Corinthians, o Santos poderia ter buscado algo ainda mais inédito, um tetra ou possivelmente pentacampeonato consecutivo. Isso porque em 2009 e 2013, o Timão ganhou do adversário nas grandes finais e foi o campeão das duas edições.

Veja mais em: Campeonato Paulista, História do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Corinthians conseguiu empate no final do jogo contra o Goiás

    Corinthians toma a virada, mas marca de pênalti no fim e empata com o Goiás

    ver detalhes
  • Garoto foi quem mais agradou Fiel na noite desta quarta-feira

    Fiel elege Janderson como craque do Corinthians em empate contra o Goiás; lateral é o pior

    ver detalhes
  • Méndez foi um dos jovens que agradou a Fiel no Serra Dourada

    Opiniões divididas sobre Carille e elogios para jovens titulares: Fiel repercute empate do Timão

    ver detalhes
  • Cássio e Gil não poderão atuar contra o Cruzeiro no sábado

    Corinthians perde dupla titular absoluta para a próxima rodada do Brasileiro

    ver detalhes
  • Empate manteve o Corinthians na quarta colocação do Brasileiro

    Com empate em Goiás e derrotas de concorrentes, Corinthians se mantém no G4 do Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians teve novidades e mostrou coisas boas no Serra Dourada

    Análise: Corinthians 'perde' melhor defesa, mas mostra que sabe jogar sem medo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: