Primeiro técnico de Pedrinho tem opinião diferente da de Carille. E explica ao Meu Timão por quê

54 mil visualizações 198 comentários

Pedrinho chegou ao Corinthians aprovado por Márcio Zanardi para o Sub-15

Pedrinho chegou ao Corinthians aprovado por Márcio Zanardi para o Sub-15

Divulgação

Com 21 anos recém-completados, Pedrinho vive seu melhor momento na ainda promissora carreira. É o artilheiro do Corinthians no Campeonato Brasileiro. E, um dia após marcar o tento da vitória do Timão sobre o São Paulo, viajou com a Seleção Brasileira Olímpica para a França, onde disputará o tradicional Torneio de Toulon, de seleções de base.

Naturalmente, holofotes estão mais direcionados do que nunca a Pedrinho. A grande questão é: para onde apontar os holofotes? Para as beiradas do campo ou para o meio do ataque?

Em entrevista ao Meu Timão, Márcio Zanardi, "criador" de Pedrinho no Corinthians, opinou sobre o assunto. Hoje no Sub-20 do Santos, o técnico aprovou o então desconhecido adolescente de Alagoas para o Sub-15 do Timão e depois ainda seguiu trabalhando com o meia-atacante no Sub-17 – até a promoção do jovem ao elenco sub-20 de Osmar Loss.

"Nunca duvidei da qualidade técnica dele. O Carille acertou, apostou no jogador, às vezes joga de beirada, às vezes no meio. Acho que ele precisava se firmar, e está se firmando. Não é uma novidade para mim", discorreu Márcio Zanardi.

Em entrevista recente concedida ao Meu Timão, Fábio Carille explicou que não vem escalando Pedrinho centralizado porque o porte físico relativamente frágil do garoto seria uma deficiência diante de marcadores mais robustos.

No bate-papo que se segue abaixo, Zanardi explicou por que escalaria Pedrinho no Corinthians não só de meia mas logo com a camisa 10. O treinador, vitorioso nas categorias de base do Timão e considerado o melhor técnico da última Copinha pelo Guarani, contra-argumentou a tese de Carille: "Ele tem muita qualidade técnica, consegue se sobressair (aos marcadores mesmo com a divergência de porte físico)."

Em tempo: cabe lembrar que Carille, apesar de explicar o motivo de não escalar Pedrinho centralizado, prometeu utilizar o período de paralisação do calendário nacional durante a Copa América justamente para testar o jovem corinthiano nas proximidades da meia-lua.

Confira a entrevista do técnico Márcio Zanardi ao Meu Timão

Tido como uma das principais revelações do Corinthians nos últimos tempos (e garimpada por você), Pedrinho enfim chega à Seleção. Fica feliz? Surpreso?

"Pedrinho é um cara que eu quem aprovei no Corinthians, no Sub-15, depois de ser dispensado do São Paulo, do Vitória. Foi uma aposta. Ele era muito mirrado, muito pequeno. Vi num jogo-treino uma qualidade técnica muito grande. E aí não fico surpreso pela convocação dele agora. É um meia-atacante com muito potencial, muita técnica, muita velocidade. Já conversei algumas vezes com o (André) Jardine (técnico da Seleção Olímpica) sobre isso. Fico muito feliz pela convocação dele, esse é nosso legado, ver o desenvolvimento e o sucesso desses garotos com quem trabalhamos na base."

Pedrinho já está com a Seleção Olímpica na França

Pedrinho já está com a Seleção Olímpica na França

Fernando Torres Pereira/CBF

Artilheiro do Corinthians no Brasileiro, brilhando mais do que nunca neste terceiro ano como profissional... Estava na hora já?

Falar de hora é muito relativo. O jogador tem o momento dele, precisa ter confiança. Nunca duvidei da qualidade técnica dele. O Carille acertou, apostou no jogador, às vezes joga de beirada, às vezes no meio. Acho que ele precisava se firmar, e está se firmando. Não é uma novidade para mim. Está tendo um desenvolvimento muito bom e tem de aproveitar.

Foram três anos trabalhando com o Pedrinho, entre Sub-15 (um ano) e Sub-17 (dois anos) antes da promoção do garoto ao Sub-20. Ele jogava pelo meio ou pela beirada?

Comigo o Pedrinho sempre jogou de meia.

Zanardi e Pedrinho conquistaram o Mundial Sub-17 juntos

Zanardi e Pedrinho conquistaram o Mundial Sub-17 juntos

Arquivo pessoal

Onde Pedrinho desenvolve um melhor futebol, na sua opinião?

Acho que ele vai render mais pelo meio, por dentro. Isso pela qualidade técnica dele, aquele meia-atacante, aquele camisa 10 que está faltando, próximo do gol. É um jogador que consegue colocar os atacantes na cara do gol, tem boa assistência, finaliza bem. Se eu pudesse colocá-lo, colocaria como meia.

O porte físico não tão avantajado, mais magro e frágil, é prejudicial para Pedrinho jogar no meio?

Não é não. Porque ele tem muita qualidade técnica, antevê a jogada, tem raciocínio muito rápido. Consegue se sobressair principalmente por sua inteligência.

Márcio Zanardi comandou equipes sub-15 e sub-17 do Corinthians

Márcio Zanardi comandou equipes sub-15 e sub-17 do Corinthians

Divulgação

O que acha do plano de carreira dele? De não querer sair cedo do país (contrário de jovens como Rodrygo, Neres, Vinicius Júnior)...

Acho que os jogadores têm de ficar mais no Brasil, se desenvolver e aí quando estiveram mais maduros saírem. Mas sabemos que infelizmente os números, os valores, não deixam isso acontecer. Mas o Pedrinho tem uma cabeça muito boa, é muito grato ao Corinthians, quer vivenciar essa questão de estar no profissional. E acho que ele está certo.

Em que futebol e por que você vê o Pedrinho se adaptando mais facilmente? Espanhol? Inglês? Alemão? Italiano?

Acho que no futebol espanhol ele se encaixaria melhor. É um futebol mais clássico, com menos contato físico. O italiano e o inglês são jogos mais duros, fortes. No espanhol ou no francês ele se enquadraria melhor.

Jogando como esse legítimo camisa 10 que você citou?

Com certeza.

Veja mais em: Pedrinho, Fábio Carille, Base do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Jô voltou a ser relacionado após ficar fora contra o Fluminense

    Com Jô e João Pedro, Corinthians divulga lista de relacionados para enfrentar o São Paulo

    ver detalhes
  • Róger Guedes, Renato Augusto e Fábio Santos durante o treino do Corinthians deste domingo

    Corinthians encerra a preparação para o Majestoso na tarde deste domingo; veja provável escalação

    ver detalhes
  • Zoom Fuller retorna ao Corinthians Basquete após três meses de sua saída

    Corinthians anuncia retorno de Zoom Fuller para o time de basquete

    ver detalhes
  • Como jogador, Sylvinho colecionou títulos pelo Corinthians e ajudou a eliminar o São Paulo em semifinal

    Sylvinho e Ceni se enfrentaram sete vezes como jogadores em clássicos entre Corinthians e São Paulo

    ver detalhes
  • Fábio Santos vai ultrapassar o treinador que viu jogar e fazer história na sua atual função

    Sylvinho e Fábio Santos falam ao Meu Timão sobre relação e trajetórias no Corinthians

    ver detalhes
  • Sylvinho falou sobre o aproveitamento do Corinthians em cobranças de escanteio

    Corinthians fez um gol em 135 escanteios no Brasileirão; Sylvinho fala em novas estratégias

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x