Corinthianos foram destaques nas primeiras participações da Seleção Brasileira na Copa América

1.7 mil visualizações 15 comentários Comunicar erro

Por Meu Timão

Seleção campeã em 1919 tinha os corinthianos Amílcar e Neco

Seleção campeã em 1919 tinha os corinthianos Amílcar e Neco

Reprodução/Revista O Malho

Nesta sexta-feira começa a Copa América de 2019. A Seleção Brasileira faz sua estreia esta noite, às 21h30, no Estádio do Morumbi contra a Bolívia. Comandada pelo técnico Tite, a equipe conta com dois corinthianos e ídolos da Fiel em seu elenco: o goleiro Cássio e o lateral direito Fagner. Por isso, o Meu Timão traz para você, leitor, as curiosidades e informações de outras participações corinthianas na Copa América. E, para começar, conheça os atletas do Corinthians que foram destaque nas primeiras edições da competição.

1919

Em 1919, o Brasil sediou um campeonato internacional de futebol pela primeira vez e a Seleção já sagrou-se campeã do continente. O feito inédito e histórico para a seleção brasileira teve Neco e Amilcar como principais responsáveis. Os jogadores do Corinthians, à época, foram fundamentais na campanha do primeiro título internacional.

Vestindo o manto alvinegro, o meia Amílcar jogou 210 jogos, entre 1913 e 1923, e marcou 95 gols. Já o artilheiro da competição ao lado de Friedenreich com 4 gols, o meio-campista Neco pode ser considerado o primeiro ídolo da história do Corinthians. Nenhum outro jogador vestiu por mais tempo a camisa do Corinthians , foram 17 anos, entre 1913 e 1930. Vencedor de oito títulos e dois tricampeonatos paulistas, Neco entrou em campo em 296 partidas, balançando as redes em incríveis 243 oportunidades. Merecedor do busto que tem em sua homenagem no Parque São Jorge.

1922

A segunda vez em que o Brasil conquistou a Copa América foi em 1922. Também disputada em território nacional, os dois corinthianos - Neco e Almicar - foram novamente peças fundamentais na conquista mas, desta vez, tiveram outro companheiro de Corinthians na seleção: o meia-esquerda Rodrigues, que foi tricampeão paulista em 1922, 23 e 24 e esteve presente nos dois primeiros títulos do segundo tri em, em 1928 e 29.

1937

Desta vez disputada na Argentina, a seleção brasileira que foi vice-campeã da Copa América de 1937 teve um trio corinthiano em seu elenco. Brandão, Brito e Jaú tiveram brilhantes exibições na competição.O zagueiro Jaú era conhecido por sua enorme impulsão; chegou a jogar a Copa do Mundo de 1938 e, campeão paulista pelo Timão em 1932, denunciou uma oferta de suborno vinda de um diretor do rival Palestra Itália.

Você sabia?

Você sabia sobre essa história, torcedor? - Conhece mais algum fato curioso envolvendo a história do Corinthians que deveria ser contato aqui no Você Sabia? Então entre em contato com o Meu Timão e fique de olho nas próximas curiosidades!

Veja mais em: História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Cássio, Manoel e Gil não ficam à disposição de Fábio Carille contra o Cruzeiro

    Com três desfalques, Corinthians divulga relacionados para duelo com Cruzeiro; veja provável time

    ver detalhes
  • Fábio Carille reclamou de dores no joelho esquerdo recentemente

    Carille vai passar por procedimento no joelho e vira 'desfalque' para o Corinthians

    ver detalhes
  • Escudo revelado nesta sexta-feira apareceu em livro de 2011 (canto inferior esquerdo)

    Escudo do Corinthians 'descoberto' nesta sexta-feira apareceu em livro de 2011; entenda

    ver detalhes
  • Urso apareceu em campo pela primeira vez desde que lesionou a coxa direita

    Júnior Urso volta a treinar em campo e se aproxima de retorno ao Corinthians

    ver detalhes
  • Fagner pode ganhar até quatro companheiros de posição no Corinthians em 2020

    Corinthians pode ter até cinco opções para lateral direita em 2020

    ver detalhes
  • Atacante agradou e fica para a Copinha

    Corinthians prorroga empréstimo de atacante paraguaio do time Sub-20

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: