Marketing comemora 'nova vida' da Arena Corinthians; novidades estão sendo preparadas na estrutura

Marketing comemora 'nova vida' da Arena Corinthians; novidades estão sendo preparadas na estrutura

Por Andrew Sousa e Rodrigo Vessoni

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Quadra na parte externa é uma das novidades para dar vida à Arena Corinthians no dia a dia

Quadra na parte externa é uma das novidades para dar vida à Arena Corinthians no dia a dia

Rodrigo Vessoni/Meu Timão

Desde sua inauguração, a Arena Corinthians já sediou uma série de grandes eventos. Ir ao estádio, então, já foi, por algumas vezes, muito mais do que apoiar o Timão. Ainda assim, as atrações sempre foram muito ligadas ao futebol. Mudar esse foco é um dos objetivos do marketing do clube.

Nos últimos meses, alguns passos neste sentido já foram dados, como a inauguração da Spider Fit, primeira academia de Anderson Silva no Brasil, e da "Arena Ronaldo", quadra poliesportiva que fica aberta ao público nos arredores do estádio. Segundo o superintendente de marketing Caio Campos, vem muito mais por aí.

"A quadra já foi um ganho, estamos abrindo muito mais a Arena do que abríamos antes. A academia também ajudou, vamos ter o restaurante. Acho que vocês vêm mais aqui e sabem me dizer melhor se ela está igual ou diferente, mas abrimos muito mais agora. A gente está com eventos agora, uma receita bem legal, vai ter o arraial, já deu uma boa renda, shows, tem o camarote das crianças, o tour... é uma baita mudança", afirmou, em entrevista exclusiva ao Meu Timão.

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Pensando no futuro, o clube já planeja os próximos passos visando mercados emergentes, como os e-Sports. Desde o ano passado, o departamento de marketing trabalha para a implantação de um espaço destinado aos games na Arena. Além disso, shows musicais e até mesmo um espaço para fisioterapia também estão no radar.

"A ideia da Arena de games, o nosso parceiro deu uma recuada, já estava tudo certo, praticamente assinado, não deu, mas vai sair. A gente está correndo atrás disso. Queremos fazer uma área de reabilitação também, fisioterapia, para as pessoas usufruírem, funcionários. Vai ter alguns shows sim, só precisamos saber qual vai ser a aceitação. Vamos usar a estrutura da Arena, banheiros, tudo", destacou Caio Campos.

Outro foco segue vivo

Arena Corinthians segue sem comercializar os naming rights

Arena Corinthians segue sem comercializar os naming rights

Divulgação/Arena Corinthians

O trabalho dos responsáveis pelo estádio, é claro, não se restringem apenas à parte estrutural. Muito cobrado pela torcida desde a inauguração da Casa do Povo, os naming rights seguem sendo negociados nos bastidores, até mesmo com agências estrangeiras de marketing.

"Na verdade não é uma tentativa nova. Eu fui para fora, viajei, a ideia é eles ajudarem a gente com canais externos, canais de fora mesmo, especializados nesse tipo de produto. Queremos fechar uma parceria, continuamos negociando com empresas de fora, mas assim, eu não gosto muito de falar do assunto porque o torcedor fica irritado e eu entendo, estamos nos esforçando para resolver isso logo, mas não é simples e não queremos criar expectativa porque não estamos com nada perto de fechar. Estamos 100% empenhados, mas demora. Isso não vai morrer, eu não vou sossegar enquanto esse assunto não estiver resolvido", pontuou.

"Temos assuntos importantes, esse é super importante. Pedi para todos do clube que trabalham com mercado irem pensando nisso, desde o presidente até meu estagiário. A questão é que existe essa negociação, mas existem outras também, para ajudar e facilitar no mercado, precisamos negociar uma série de coisas, e não queremos dar ilusão e nem criar expectativas, mas deixar claro que esse não é um assunto novo (falar com agências do exterior)", completou.

Todos por um

Para desempenhar melhor trabalho, tanto na evolução estrutural do estádio quanto nas negociações pelos naming rights, o Corinthians optou por fragmentar a equipe, criando focos distintos de trabalho.

"Hoje todo o departamento de marketing está sob responsabilidade do Alex Watanabe (Gerente de Marketing e Comercial), o departamento de comunicação está com o Tiago (Oliveira) e a Arena comigo, mas cada um com o seu setor, então o Breno (Felicio) cuida da parte administrativa da Arena, o Ricardo (de Souza) da operação de jogo, a Joana (Saragoça) do financeiro, então acertamos isso. Mesmo o departamento de marketing do clube, cada um é responsável por um centro de custo importante para a gente.Tem pessoas que cuidam só de licenciamento e lojas, tem pessoas que cuidam dos patrocinadores, conseguimos criar isso e está funcionando bem. Dessa forma facilita as coisas andarem sem depender muito dos gestores. Quando acontece alguma coisa dentro do clube nós sabemos quem é o responsável, e isso é importante", concluiu.

Veja mais em: Tour Arena Corinthians, Arena Corinthians e Ações de marketing.

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