Venha fazer parte da KTO
x

Walmir Cruz detalha preparação do Corinthians para jogo na altitude com exclusividade ao Meu Timão

26 mil visualizações 195 comentários Reportar erro

Por Julia Raya e Rodrigo Vessoni

Walmir Cruz durante treino do Corinthians no CT Joaquim Grava

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Na próxima quarta-feira, o Corinthians enfrenta o Independiente del Valle, em Quito, no Equador, pelo jogo de volta da semifinal da Sul-Americana. Para enfrentar todas as dificuldades do jogo, o clube fez um planejamento diferente para a equipe e o preparador físico do Timão, Walmir Cruz, contou com exclusividade ao Meu Timão.

Para começar, o preparador falou sobre a alimentação dos atletas, que não deve sofrer alterações na altitude, cabe destacar que o local da partida está a 2.850 metros acima do nível do mar

"Alimentação não muda. A gente procura evitar o refrigerante, coisa gasosa, água com gás, porque geralmente o organismo sente um pouco por causa do ar rarefeito, mas a alimentação vai ser a mesma coisa", afirmou.

Já a logística da viagem pela qual o clube optou é um pouco diferente. De acordo com Walmir, os diretores preferiram que o elenco chegasse ao Equador perto do jogo, para que a diferença de altitude não seja tão sentida pelos atletas. Assim, os corinthianos deixam o Brasil na madrugada de segunda para terça, treinam no Equador na terça-feira e na quarta-feira disputam a vaga na final.

"A gente viaja segunda à noite, chega lá 2 ou 3 horas da manhã de terça, descansa, treina de tarde, depois vai pro jogo. A melhor logística que a gente pode fazer é chegar perto do jogo, daí já joga e vai embora, não sente tanto a diferença de lá. Em 2017, contra o Patriotas-COL, na cidade de Tunja, pela Sul-Americana, a gente teve essa experiência também, ou você chega muito antes, ou você chega em cima da hora, então escolhemos a logística de chegar em cima da hora, chegar terça, treinar, jogar quarta e voltar. Vamos em busca da vitória, a gente não desiste", frisou Walmir.

Na terça-feira, os jogadores devem treinar para se adaptar às diferenças de jogo na altitude. Bolas paradas e chute a gol devem ser os mais treinados, tanto no ataque como na defesa, já que a altitude interfere bastante nos dois e essas são as principais armas dos donos da casa.

"Precisamos fazer um jogo inteligente lá, que a gente saiba se defender bem e atacar ao mesmo tempo, para não se expor muito. A ideia é levar um time que suporte as condições de clima e que saiba também se defender e sair atrás do resultado. Normalmente o que se tem mais difícil lá é bola parada, porque ela pega uma velocidade incrível, então já no treino de terça vamos fazer bastante trabalho de passe com eles, para eles verem a velocidade que tem, um pouco de chute a gol, para a gente se adaptar, porque eles usam dessa arma lá, muita velocidade e bastante chute fora da área. A gente precisa usar isso para o nosso lado, para reverter essa situação", analisou Walmir.

Para avançar para a decisão do torneio, o Corinthians tem que superar o adversário por três gols de diferença. Mais que o resultado em si, os atletas e funcionários da comissão técnica têm conhecimento da importância de uma boa atuação em meio ao momento de insatisfação da torcida pelo qual o time passa.

A equipe de Fábio Carille enfrenta o Independiente del Valle na quarta-feira, em Quito, no Equador, a partir das 21h30 pelo jogo de volta de semifinal da Sul-Americana.

Confira os próximos jogos do Corinthians

25 Set, Qua, 21h30 - Independiente Del Valle x Corinthians - Sul-Americana
29 Set, Dom, 11h00 - Corinthians x Vasco da Gama - Brasileiro
02 Out, Qua, 19h15 - Chapecoense x Corinthians - Brasileiro
05 Out, Sáb, 19h00 - Grêmio x Corinthians - Brasileiro
10 Out, Qui, 19h15 - Corinthians x Athletico-PR - Brasileiro
13 Out, Dom, 18h00 - São Paulo x Corinthians - Brasileiro
16 Out, Qua, 21h30 - Goiás x Corinthians - Brasileiro
19 Out, Sáb, 19h00 - Corinthians x Cruzeiro - Brasileiro
27 Out, Dom, 16h00 - Corinthians x Santos - Brasileiro
30 Out, Qua, 21h45 - CSA x Corinthians - Brasileiro

Veja mais em: Copa Sul-Americana.

Veja Mais:

  • Apesar de ir praticamente todos os dias no local de treinos da equipe profissional, Rubão tem permanecido cada vez menos tempo por lá

    Aliados de Augusto Melo pedem solução do imbróglio com Rubão, que diminui frequência no CT

    ver detalhes
  • O balanço financeiro de 2023 do Corinthians, sob comando de Duilio Monteiro Alves, apresentou a maior receita da história do clube: R$ 1,003 bilhão

    Balanço 2023 do Corinthians apresenta maior receita da história do clube; dívida gera debate

    ver detalhes
  • Atualmente, o Corinthians Feminino conta com times Sub-20, 17, 15 e 13

    Base do Corinthians Feminino usa CT de outro clube em SP; veja detalhes

    ver detalhes
  • Romero foi bastante elogiado pelo técnico António Oliveira

    Romero cativa técnico no Corinthians e recebe elogios pela capacidade de adaptação

    ver detalhes
  • Árbitro Yuri Elino durante jogo do Corinthians

    Corinthians tem jogo com mais cartões desde 'chilique histórico' de Gobbi no Equador

    ver detalhes
  • Jogadores do Corinthians antes do jogo contra o Cianorte pela Copa do Brasil

    CBF confirma data do sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: