Venha fazer parte da KTO
x

Exemplo recente e atrativos: por que é tão importante para o Corinthians ficar no G4 do Brasileiro

19 mil visualizações 160 comentários Reportar erro

Sheik levanta a taça da libertadores de 2012

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Nem o mais otimista dos corinthianos acredita ainda em título do Campeonato Brasileiro. Ok, talvez o mais acredite, é verdade, mas é fato que a situação do Corinthians, após os dois últimos jogos, é de tentar se manter no G4 do torneio e assegurar uma vaga direta da Libertadores. Ainda que a ideia de celebrar vaga pareça muito pouco para quem tanto ganhou na década, o Meu Timão explica a importância de se classificar ao torneio continental.

O primeiro benefício óbvio da vaga na competição é disputar o mais prestigiado embate de clubes do continente. "Mas o Brasil agora tem seis, sete vagas. Até oito podem ir". Sim. A diferença é que ir diretamente à fase de grupos, e não à pré-Libertadores, caso do G6, dá uma tranquilidade inestimável à equipe.

Tempo para achar o time ideal

Por exemplo, foi com esse tempo livre, disputando apenas o Campeonato Paulista, que Carille pôde encaixar o time no 4-2-4 em 2018, sem centroavante, com Jadson e Rodriguinho à frente. A escalação dessa equipe se deu no Dérbi da fase de classificação do Paulista, último jogo antes da estreia na fase de grupos da Libertadores, já no fim de fevereiro.

Imagine um cenário: o Timão precisando encarar dois mata-matas sul-americanos com Kazim, Júnior Dutra ou outro atleta no comando do ataque, sem encaixe de jogo. É o que pode acontecer, com novos nomes e problemas em outras posições, caso a equipe vá para a fase preliminar em 2020, disputada ainda em janeiro.

Vaga na fase decisiva da Copa do Brasil

Outro ponto favorável no calendário se dá pela ida à competição. Classificado ao torneio, o Corinthians já asseguraria uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem, se livrando dos duros jogos únicos fora de casa que preveem o torneio em seu começo, além de confrontos perigosos.

Em 2017, por exemplo, a equipe, futura campeã paulista e brasileira, acabou eliminada nos pênaltis pelo Internacional. Já no ano seguinte, com um time bem inferior, conseguiu chegar à semifinal passando apenas por Vitória e Chapecoense. Um mata-mata fora de hora pode derrubar até os melhores times.

Calendário definido e receita

Além do ponto esportivo, passar direto à fase de grupos da Libertadores define o calendário do primeiro semestre, assegurando ao menos seis jogos do torneio até o meio do ano. Atrativo para possíveis contratações, também garante três jogos como mandante na Arena, ocasião que costuma levar a renda média do clube a R$ 2 milhões por jogo.

Ranking

Usado para posicionamento dos cabeças-de-chave no sorteio dos grupos, o ranking da Conmebol utiliza a participação dos últimos dez anos das equipes no torneio em sua pontuação. Como ficou sem jogar de 2006 a 2010, o Timão começará a perder posições caso não recupere, por exemplo, a pontuação registrada nas oitavas de final daquela campanha.

O buraco fica ainda maior contando que, desde então, a equipe não passou dois anos longe do torneio. Eliminada na pré em 2011, possui diversos pontos a defender do título de 2012, das oitavas de 2013, 2015, 2016 e 2018. Deixar de ser um dos principais classificados do continente seria um complicador ainda maior para os torneio seguintes, caindo, teoricamente, em chaves mais difíceis do sorteio.

Veja mais em: Libertadores da América e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians finalizou a preparação para encarar o Red Bull Bragantino, neste sábado, às 18h30

    Corinthians fecha preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino no Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Henrique está com dengue e não deve atuar neste sábado contra o Red Bull Bragantino

    Zagueiro do Corinthians é diagnosticado com dengue e vira desfalque para o Brasileirão

    ver detalhes
  • Maycon possui contrato com o Corinthians apenas até o fim de 2024

    Corinthians é obrigado a renovar empréstimo de Maycon? Veja o que a Fifa (não) diz

    ver detalhes
  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • A Gaviões citou até possíveis punições que os envolvidos podem receber dentro do clube

    Gaviões da Fiel publica nota sobre política interna do Corinthians e pede providências do presidente

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: