G4, 5, 6, 7 ou 8: entenda as três situações possíveis para o Corinthians no Brasileirão

27 mil visualizações 140 comentários Comunicar erro

Corinthians ainda não sabe se disputa Libertadores ou Sul-Americana em 2020

Corinthians ainda não sabe se disputa Libertadores ou Sul-Americana em 2020

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O Campeonato Brasileiro está em sua reta final, e o Corinthians já tem confirmados os três possíveis cenários até o término da temporada. Fora da disputa pelo título e já livre de qualquer risco de rebaixamento, o Timão tem como único objetivo lutar por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Mas calma lá, Fiel! De G4 a G6, de G6 a G8... G7?!

São muitas possibilidades envolvidas nessa derradeira disputa dos comandados de Dyego Coelho. O Meu Timão explica o que você precisa saber neste finzinho de Brasileirão!

Leia também: Corinthians vê chances de Libertadores caírem após empate com concorrente direto

Os conceitos de G4 e G6

O grupo dos quatro primeiros colocados, em tese, é formado pelos times que garantem as quatro vagas brasileiras via campeonato nacional à fase de grupos da Libertadores.

Os outros dois, em tese quinto e sexto colocados, ficam com as duas vagas brasileiras às fases preliminares da Libertadores - dois confrontos de ida e volta cada.

Em resumo: a Conmebol destina via Campeonato Brasileiro seis vagas à Libertadores do ano seguinte. Simples, certo? Há também vagas aos campeões da Copa do Brasil e da própria Libertadores (atual edição). E é aí que os "Gs" do Brasileirão se tornam uma confusão!

Fator Athletico Paranaense

Com apenas uma derrota em 14 jogos do returno, o Athletico figurar entre os primeiros colocados já é uma realidade. Como venceu a Copa do Brasil, o ex-time de Tiago Nunes (novo treinador do Timão) já tem assegurada vaga na fase de grupos da Libertadores.

Se ficar entre os quatro primeiros colocados, o Athletico "transforma" o G4 em G5; se ficar entre os seis, o G6 se torna G7. Em outras palavras: o time paranaense não "rouba" nenhuma vaga que a Conmebol destina a clubes brasileiros via Brasileirão.

Fator Flamengo

Líder do Brasileirão, o Flamengo disputa neste próximo sábado, contra o River Plate, a final (em jogo único) da Libertadores. Se vencer os argentinos, o time rubro-negro, a exemplo do Athletico, "transfere" sua vaga do Brasileiro ao time que aparece em seguida na classificação - e assim suscetivamente (daí o G4 se tornar G5, o G5 se tornar G6, etc.).

Vaga para a fase de grupos

É o principal objetivo do Corinthians no Brasileirão. Engana-se, porém, quem acha que para tal o Timão precisaria terminar entre os quatro primeiros colocados.

No atual cenário da classificação (com Flamengo em primeiro e Athletico em quinto), um eventual título rubro-negro da Libertadores faria com que o sexto colocado se classificasse diretamente à fase de grupos de 2020 (com Athletico mantido ao menos em quinto).

Hoje o sexto colocado é o São Paulo, com 53 pontos; Internacional, em sétimo, e Corinthians, em oitavo, aparecem empatados em número de pontos com 50 cada.

Vaga para as preliminares

Não é tratado pelo Corinthians como ideal, mas seria "melhor que nada". Hoje o São Paulo (6º) e o Internacional (7º) são os clubes que se classificariam para as preliminares, já que o Athletico está no bolo de cima e transfere assim sua vaga para o time debaixo.

Um eventual título do Flamengo na Libertadores, por sua vez, faria esse G7 se tornar G8. E aí o oitavo colocado do Brasileirão teria chance de disputar ao menos as preliminares da próxima edição da Libertadores.

Vaga para a Sul-Americana

Se não conquistar nenhuma das seis vagas via Brasileirão para a Libertadores de 2020, o Corinthians estaria pela segunda temporada seguida classificado à Copa Sul-Americana. Em 2019, o Timão foi eliminado nas semifinais para o Independiente del Valle. Os equatorianos se tornariam campeões pouco mais de um mês depois.

Os últimos jogos do Corinthians em 2019

24 Nov, Dom, 16h00 - Botafogo x Corinthians - Brasileiro
27 Nov, Qua, 21h45 - Corinthians x Avaí - Brasileiro
01 Dez, Dom, 18h00 - Atlético-MG x Corinthians - Brasileiro
04 Dez, Qua, 21h30 - Ceará x Corinthians - Brasileiro
08 Dez, Dom, 16h00 - Corinthians x Fluminense - Brasileiro

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Libertadores da América e Copa Sul-Americana.

Veja Mais:

  • Corinthians foi campeão paulista feminino com 20 vitórias em 20 jogos

    Sucesso do futebol feminino faz Corinthians projetar independência: 'Maior potencial de patrocínio'

    ver detalhes
  • Corinthians anuncia a contratação do meia Luan, de 26 anos

    Corinthians anuncia meia Luan como primeiro reforço para 2020

    ver detalhes
  • Luan conquistou os Jogos Olímpicos de 2016

    Passagem pela Seleção, 'melhor da América' e peça desejada: conheça o 1º reforço do Timão para 2020

    ver detalhes
  • Parceria com o BMG foi anunciada no CT do Corinthians em 22 de janeiro de 2019

    Parceria entre Corinthians e BMG não deve render apenas Luan como reforço para 2020; entenda

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians comentou a contratação de Luan nas redes sociais

    Torcida do Corinthians repercute anúncio oficial da contratação de Luan; veja tuítes

    ver detalhes
  • O Corinthians decide a Liga Paulista de Futsal neste domingo

    Corinthians enfrenta o Magnus na final da Liga Paulista de Futsal para fechar a temporada

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: