Corinthians vai terminar o Brasileiro sem ser líder em nem uma rodada pela primeira vez em seis anos

1.6 mil visualizações 22 comentários Comunicar erro

Corinthians, então de Sidcley, liderou o Brasileiro pela última vez ao golear o Paraná, na segunda rodada do ano passado

Corinthians, então de Sidcley, liderou o Brasileiro pela última vez ao golear o Paraná, na segunda rodada do ano passado

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

O Corinthians vai encerrar a edição atual do Campeonato Brasileiro sem ter sentido o "gostinho" de liderar o torneio em nem uma rodada pela primeira vez desde 2013. Em uma das melhores décadas da sua vida, o Timão passou os últimos cinco anos justamente cotado para levar o título nacional e, em todas as ocasiões, chegou a fechar uma jornada do Brasileiro na primeira colocação.

A sequência começou em 2014, quando os comandados de Mano Menezes selaram sua liderança ao vencer a Chapecoense por 1 a 0, em Santa Catarina, na terceira rodada. A equipe tinha os mesmos sete pontos do futuro campeão Cruzeiro, mas levava vantagem no saldo de gols (3 a 2).

Leia também:
Ainda sem Avelar, Corinthians se reapresenta e inicia preparação em Fortaleza
Corinthians vê chance de classificação à Libertadores cair, mas segue dependendo apenas de si
Corinthians tem acerto com Sidcley, mas tenta derrubar valor pelo empréstimo

Tão frágil quanto a diferença foi a capacidade daquela equipe de brigar com os mineiros. Dessa forma, a liderança só voltou a se repetir na 17ª do Brasileiro de 2015. Os comandados de Tite venceram o Sport por 4 a 3, na Arena, e consolidaram a liderança um dia depois, quando o Atlético-MG perdeu para o Grêmio em casa, estacionando um ponto atrás do Timão (36 a 37).

Em ótima fase, os corinthianos não perderam mais essa condição até o final do torneio, que marcou o hexacampeonato da equipe. O hepta, que veio dois anos depois em uma liderança praticamente do início ao fim da competição, chegou a ser sonhado na temporada seguinte, em 2016.

Daquela vez, mesmo com um princípio de desmanche, consolidado na virada do turno, os alvinegros conseguiram fechar a 17ª rodada da competição como líderes ao vencerem o Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio. A alegria, porém, durou pouco: três dias depois, ao ser derrotado pelo Athletico (2 a 0), o Corinthians viu o arquirrival Palmeiras ultrapassá-lo.

Gol de Elias no Beira-Rio deu ao Timão a liderança do Brasileiro em 2016

Gol de Elias no Beira-Rio deu ao Timão a liderança do Brasileiro em 2016

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A última liderança da lista se deu logo no começo do Brasileiro do ano passado. À ocasião, o Timão venceu o Fluminense na estreia e goleou o Paraná por 4 a 0 na segunda rodada, sendo o único time que fez seis pontos nos dois primeiros jogos. O time ainda dividiu a condição de ponteiro com Flamengo e Atlético-MG, na quinta rodada, mas depois não atingiu mais esse nível.

Além dos últimos cinco anos, o Corinthians já havia liderado o Brasileiro em 2011, quando foi campeão, e em 2010. Ou seja, sete das últimas dez edições da competição tiveram os alvinegros como líderes, algo incomum no equilibrado futebol nacional.

Quem chega mais perto do feito recente é o São Paulo, que liderou a competição de 2006 a 2009, época em que foi tricampeão (2006-08) e brigou pelo tetra até o fim. O rival do Morumbi, porém, não conseguiu a condição em 2005 ou 2010, limitando sua série positiva a quatro edições do torneio.

Veja mais em: Retrospecto do Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians conta com apoio do BMG se necessário para comprar Luan

    Corinthians confia em ajuda de patrocinador para ter Luan em concorrência com o Atlético-MG

    ver detalhes
  • Atacante André Luís disputou apenas cinco partidas pelo Corinthians

    Na espera de Tiago Nunes, atacante do Corinthians desperta interesse do Goiás

    ver detalhes
  • Presidente Andrés Sanchez detonou as últimas entrevistas do mandatário gremista

    Andrés Sanchez ataca presidente do Grêmio por negociação com Luan e diz: 'Não ofereci nenhum atleta'

    ver detalhes
  • Banco BMG é o patrocinador master do Corinthians desde janeiro deste ano

    Saiba quantas contas foram abertas via parceria entre Corinthians e BMG no primeiro ano

    ver detalhes
  • Matias Romano Ávila é diretor financeiro do Corinthians

    Diretor nega 'Corinthians quebrado' e esclarece busca por Luan e Michael

    ver detalhes
  • VÍDEO: Luan, Michael e Jorge: resumo do mercado da bola do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: