Venha fazer parte da KTO
x

#RetroMT2019: quatro títulos, uso da base e morte de Douglas Nunes: o ano do futsal do Corinthians

2.2 mil visualizações 11 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

O Corinthians dedicou o título da Liga Paulista de Futsal ao pivô Douglas Nunes, morto em julho deste ano

O Corinthians dedicou o título da Liga Paulista de Futsal ao pivô Douglas Nunes, morto em julho deste ano

Agência Corinthians

O Corinthians teve mais uma boa temporada com a equipe de futsal em 2019 e continuou se colocando entre uma das principais equipes do cenário nacional. Por isso, como parte da série especial de retrospectiva de final de ano, o Meu Timão irá contar toda a trajetória do Timão durante esta temporada.

Ao todo, a equipe alvinegra conquistou quatro títulos, o da Liga Paulista, o do Campeonato Paulista, o da Copa do Brasil e o da Supercopa do Brasil. Isso só foi possível por conta de um bom trabalho utilizando a base, sendo capaz de se manter competitivo em mais de um torneio ao mesmo tempo.

Um episódio triste ainda no meio da temporada, com a morte do pivô Douglas Nunes, acabou marcando um pouco negativamente o ano. O acontecimento, no entanto, acabou gerando uma motivação extra na equipe e no elenco alvinegro, que passaram a disputar todas as partidas como forma de homenagear o ex-jogador.

Para 2020, cabe destacar, o Corinthians vem renovando com os principais nomes do elenco e já confirmou a contratação de dois novos jogadores: Leandro Caires e Jackson Samurai. Com isso, a expectativa é brigar ainda mais alto e sonhar com o possível título da Liga Nacional de Futsal.

Confira os outros especiais de retrospectiva de 2019

#RetroMT2019: a campanha irretocável e o bicampeonato da Copa Libertadores Feminina
#RetroMT2019: a campanha perfeita e o título do Campeonato Paulista Feminino
#RetroMT2019: confira o balanço de 2019 sobre todos os jogadores emprestados do Corinthians

#RetroMT2019: quem foi o garçom do Corinthians? E o ladrão de bolas? E o driblador? Checamos tudo!
#RetroMT2019: relembre os jogadores contratados pelo Corinthians em 2019 e seus desempenhos
#RetroMT2019: Relembre as trajetórias do Corinthians na Copa do Brasil e na Sul-Americana em 2019

#RetroMT2019: Corinthians conquista o tricampeonato Paulista e mostra 'veia' vencedora
#RetroMT2019: veja como aconteceram todos os gols do Corinthians no ano

A primeira conquista

Ainda no início do ano, o Corinthians teve a oportunidade de disputar a Supercopa de Futsal. Em torneio disputado em duas fases, com semifinal e final, o Timão acabou se provando superior aos adversários e conquistou o seu primeiro título.

A conquista aconteceu de maneira especial, com uma virada no final da partida diante do Marreco Futsal. O Timão ainda aproveitou a vantagem para marcar mais um gol e se sagrou campeão ao vencer pelo placar de 4 a 2.

Com o título, o Corinthians garantiu a classificação para a Copa Libertadores de Futsal, que viria a acontecer em Buenos Aires, no meio da temporada.

A surpreendente Copa do Mundo de Futsal Sub-20

Enquanto a temporada seguia para a equipe principal do futsal alvinegro, que disputada a Copa do Brasil, o Campeonato Paulista e a Liga Nacional, o Sub-20 do Timão disputou a Copa do Mundo da categoria.

Na primeira fase da competição, o Corinthians enfrentou o Boca Júniors, o Carlos Barbosa e o Barcelona. Com três vitórias consecutivas, a equipe alvinegra terminou na liderança e garantiu uma vaga na semifinal do torneio.

No mata-mata, o Corinthians manteve a postura e começou a enxergar o título da competição como possível. A semifinal foi disputada contra o Foz Cataratas, time que representava a cidade sede do torneio. Novamente com tranquilidade, a equipe alvinegra venceu e garantiu uma vaga na final.

A grande decisão voltou a reeditar mais um confronto nacional na Copa do Mundo de Futsal. O Corinthians enfrentou o Carlos Barbosa e, com muita tranquilidade, goleou o adversário pelo placar de 7 a 2 para conquistar o título mundial.

Copa Libertadores de Futsal

Com a vitória da Supercopa no início do ano, o Corinthians garantiu uma vaga para disputar a Libertadores da modalidade em 2019. Assim como o mundial Sub-20, o torneio foi disputado em apenas uma leva, com vários jogos seguidos, mas desta vez o Timão acabou ficando pelo caminho.

Logo no início da competição, o Corinthians embalou três vitórias consecutivas na fase de grupos, diante de Bucaneros-VEN, Nacional-URU e Bocca-EQU. Com isso, a equipe alvinegra garantiu novamente a classificação para o mata-mata da competição.

Na primeira partida, no entanto, o Timão enfrentou o Carlos Barbosa e acabou sendo superado de virada, terminando eliminado do torneio.

Com isso, a equipe alvinegra ainda disputou mais duas partidas para decidir a sua posição no torneio e voltou a vencer, ficando com a quinta colocação.

A morte de Douglas Nunes

Enquanto a temporada do Corinthians seguia à todo vapor, um episódio muito triste abalou a todos os envolvidos com o futsal alvinegro. Depois de uma partida pela Taça Brasil de Futsal, que culminou com a eliminação do Timão da competição, o pivô Douglas Nunes se envolveu em uma confusão e foi baleado e morto em uma casa noturna em Erechim, no Rio Grande do Sul.

Logo após o episódio, um homem de 25 anos, suspeito de assassinar o jogador, foi preso preventivamente em Erechim. O homem chegou a fugir depois de cometer o crime, mas a polícia conseguiu o identificar e realizou a prisão preventiva.

Com a repercussão do episódio, diversas personalidades e jogadores do Corinthians prestaram homenagens para o atleta. Com isso, o Timão passou a disputar o restante dos campeonatos e dedicou as conquistas para o pivô.

O Mundial na categoria principal

Pouco depois da tragédia envolvendo Douglas, o Corinthians precisou estrear no Campeonato Mundial de Futsal, sendo disputado pela categoria principal. O evento contou com várias homenagens para o atleta e o Timão chegou com a expectativa de conquistar o título.

Com duas partidas na fase inicial, o Corinthians conquistou duas vitórias, diante do Shenzhen Nanling e do Barcelona e avançou para a semifinal da competição.

Novamente na fase decisiva, no entanto, a equipe alvinegra acabou empatando com o Magnus e terminou eliminada nas penalidades, frustrando a tentativa de outro título mundial em 2019.

O título do Campeonato Paulista

Logo após o mundial da categoria, o Corinthians seguiu disputando quatro competição ao mesmo tempo: o Campeonato Paulista, a Liga Paulista, a Copa do Brasil e a Liga Nacional de Futsal. A primeira delas a chegar a uma decisão foi o Campeonato Paulista, que terminou com final feliz para o Timão.

Na grande final, o Corinthians enfrentou novamente o Magnus, mesma equipe que o eliminou do mundial, e foi em busca de uma revanche. Na primeira partida, os times empataram pelo placar de 3 a 3 e levaram a decisão para o jogo final, que seria disputado em Sorocaba.

Com muita tranquilidade, no entanto, o Corinthians goleou o adversário mesmo jogando fora de casa, vencendo pelo placar de 6 a 2 e acabou conquistando o seu segundo título na temporada.

A queda precoce na Liga Nacional

Após conquistar o título do Campeonato Paulista, o Corinthians chegava embalado para disputar as quartas de final da Liga Nacional de Futsal, a principal competição em âmbito nacional.

Depois de terminar na segunda colocação na primeira fase do torneio, o Corinthians passou com tranquilidade pelo Intelli, nas oitavas de final, e avançou para as quartas de final da competição.

Na oportunidade, o Timão entrou em quadra diante do Joinville, disputando duas partidas que valiam a classificação para a próxima fase. E uma primeira derrota, fora de casa, acabou custando toda a boa temporada alvinegra.

No jogo de ida, o Joinville aproveitou o mando de campo e venceu o Corinthians pelo placar de 3 a 1, encaminhando a classificação. O Timão até lutou na volta para recuperar a desvantagem, mas apenas conseguiu empatar, pelo placar de 2 a 2, e acabou eliminado da competição.

Bicampeonato da Copa do Brasil

Com a queda da Liga Nacional de Futsal, todos os olhos do Corinthians se voltaram para a conquista do bicampeonato da Copa do Brasil, que foi vencida pelo Timão em 2018. Chegando na grande final da competição, o Corinthians enfrentava o Horizonte, do Ceará, e ia em busca do seu terceiro título na temporada.

A primeira partida, disputada fora de casa, marcou duas equipes com um pouco de receio de entregar a decisão e um jogo um pouco mais lento. Com isso, os times empataram pelo placar de 1 a 1 e levaram a disputa do título para o Parque São Jorge.

Jogando em casa, o Corinthians não reconheceu o adversário e goleou com bastante tranquilidade, vencendo pelo placar de 6 a 0. Com isso, a equipe alvinegra garantiu mais um título em 2019 e se sagrou bicampeão da Copa do Brasil.

De forma inusitada, o último título da temporada

Para fechar o ano, o Corinthians se classificou para a grande final da Liga Paulista de Futsal, tendo disputado boa parte da competição novamente com a equipe Sub-20. Para a decisão, no entanto, diante do Magnus, a equipe alvinegra escalou o seu time principal e foi com tudo em busca do quarto título na temporada.

E enquanto a partida estava sendo disputada, ainda com o placar zerado, os times se envolveram em uma confusão e o Magnus declarou que não se sentia seguro em continuar a partida. Com isso, a equipe de Sorocaba abandonou o ginásio e o Corinthians foi declarado vencedor por W.O., faturando o quarto título do ano.

A confusão teve início ainda durante o segundo tempo, com o placar no 0 a 0, quando Renatinho, do Corinthians, e Titi, do Magnus, se estranharam fora do lance de jogo. A partida foi paralisada e depois de cinco minutos os dois atletas foram expulso. Na saída de quadra, porém, Renatinho deu um empurrão em Titi e a briga foi retomada.

Veja mais em: Futsal do Corinthians.

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: