Tiago Nunes valoriza Florida Cup e destaca jogo com colombianos por preparação para a Libertadores

15 mil visualizações 71 comentários Comunicar erro

Por Meu Timão

Tiago Nunes vê com bons olhos o período nos Estados Unidos

Tiago Nunes vê com bons olhos o período nos Estados Unidos

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Cercado de expectativa após conceder sua primeira coletiva como técnico do Corinthians na última segunda-feira, Tiago Nunes começará seu trabalho no clube com a disputa da Florida Cup. E na sua visão, o período tem peso extremamente importante para implementar suas ideias.

Em entrevista concedida à organização do torneio, o comandante alvinegro ressaltou a importância do período nos Estados Unidos para aprimorar questões que julga necessária para o funcionamento de sua equipe - a delegação embarca no domingo.

"Todo período em que a comissão técnica e os atletas conseguem ter um nível de intimidade maior, que conseguem estar convivendo de maneira mais próxima, acaba afinando a comunicação. E a comunicação é a base de qualquer desenvolvimento de trabalho de gestão e de trabalho em equipe. Então, esse período que estaremos todos juntos é, sim, importante para que possamos cada vez mais gerar o entrosamento necessário para afinar a comunicação, cada um entender o perfil do outro e gerar conexão necessária para que qualquer trabalho coletivo possa fluir com naturalidade", pontuou.

"Esse período inicial é de aprimoramento da parte física. Queremos um time altamente competitivo. Então, temos que aprimorar os comportamentos de competitividade, de pressão no portador da bola, de equilíbrio defensivo, ações que nos leve rapidamente ao gol adversário. Criar uma conexão entre os atletas para desenvolver um jogo de aproximação e um jogo técnico, que possa nos levar mais facilmente ao gol. São ações que tentaremos aprimorar nesse período juntos e utilizar as partidas da Florida Cup para conseguir melhorar e desenvolver a equipe como um todo", completou.

Leia também:
Sidcley dá prazo para 'estar igual aos outros' após primeiros dias no Corinthians
Intensidade cobrada por Tiago Nunes chama atenção; veja como foi o treino do Corinthians

Além de alinhar ideias e entrosar os jogadores com seu estilo de trabalhar, Tiago Nunes admite que o torneio preparatório pode, como em outras temporadas, servir de ponto de partida para a definição de seus titulares no decorrer do ano.

"O fato de estarmos juntos nesse período e também termos a oportunidade de disputar dois jogos de alto nível, nos ajuda a prever e imaginar uma equipe-base para iniciar uma competição dura, que é o Paulista. Mas também sabemos que a foto do time que começa o ano é diferente da imagem que termina a temporada. Então, temos que saber que esse é o primeiro passo, primeira avaliação. E somente a sequência de partidas nos mostrará o caminho exato e qual a organização coletiva que melhor se enquadrará para o nosso time durante essa temporada", analisou.

Peso maior

Com estreia marcada para o dia 15, contra o New York City FC, o Timão tem como principal confronto o segundo: no dia 18, encara o Atlético Nacional, da Colômbia. Para o comandante, o duelo é essencial para preparar a equipe para a pré-Libertadores - o Corinthians encara o vencedor de Guarani e San José na primeira fase do torneio continental.

"O Atlético Nacional, até por ser um time sul-americano, também nos oportuniza a entender um pouco das dificuldades que enfrentaremos na pré-Libertadores. É um jogo que tem, além da qualidade, muita velocidade, imposição física, que é uma característica do futebol sul-americano. Então, sim, será um grande teste e temos que aproveitar da melhor maneira possível par acelerar nosso processo de ambientação com o torneio que se aproxima", ressaltou.

Veja mais respostas de Tiago Nunes sobre a Florida Cup

Fator determinante da pré-temporada

"A preparação feita com equilíbrio é o foco de qualquer equipe de ponta que inicia uma temporada. Quando você tem a oportunidade de conseguir, em uma preparação, já enfrentar equipes de alto nível, em grande nível competitivo, isso te deixa mais preparado para o início da temporada. Então, ter oportunidade de disputar uma competição internacional contra grandes adversários, oportunizando que todos os atletas utilizem desse período para se preparar melhor, é uma chance importante para que o time renda durante todo o ano."

Importância do período para dar uma "cara" ao time

"A pré-temporada é onde aplicamos as principais ideias e compartilhamos com os atletas qual é o planejamento e as ideias que vão nortear o trabalho. Então, esse primeiro momento é de transformação, de impacto, de mostrar ideias que serão desenvolvidas no decorrer da temporada. É o passo inicial. A partir daí, só mesmo os jogos e a própria temporada que vão nos mostrar o caminho a ser percorrido para entender qual será a identidade da equipe durante o ano".

Estreia em torneio internacional

"Sentimento de realização e também de muita responsabilidade. É um momento ímpar na carreira de qualquer profissional, que tenha a responsabilidade e o prazer de poder treinar um dos maiores clubes do mundo. E o Corinthians, como é um clube reconhecidamente internacional, tem a incumbência de atuar no mais alto nível. Então, é um prazer, uma satisfação, mas também uma responsabilidade que sabemos ter de fazer um bom trabalho e boas apresentações para honrar, com qualidade, a camisa do Corinthians".

Jogo contra um time da MLS

"É uma escola que vem se desenvolvendo muito, investindo em grandes jogadores, com alta capacidade técnica e de história no futebol. A formação esportiva nos EUA, não só no futebol, é reconhecidamente algo muito qualificada. Nos esportes de maneira geral. Entendemos que será um grande adversário, um enfrentamento de ótimo nível. O New York City é uma equipe que, pela campanha que vem fazendo e fez na última temporada, merece todo o respeito e atenção, pois tem jogadores e comportamentos coletivos do mais alto nível internacional".

Veja mais em: Florida Cup e Tiago Nunes.

Veja Mais:

  • Celso Unzelte, autor do livro, e Cássio autografaram alguns exemplares na noite desta segunda-feira

    Lançamento do livro sobre Cássio tem fila desde a manhã e presença de figuras do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians admite consulta e estuda fazer proposta oficial por Rony

    [Marco Bello] Corinthians admite consulta e estuda fazer proposta oficial por Rony

    ver detalhes
  • Pedrinho é um dos destaques da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico

    Pedrinho dá susto em treino da Seleção e vira dúvida para importante duelo no Pré-Olímpico

    ver detalhes
  • Aguinaldo Moreira cumprimentou Cássio e o jornalista Celso Unzelte, autor do livro sobre o goleiro

    Preparador de Ronaldo Giovanelli vai a lançamento de livro só para conhecer Cássio

    ver detalhes
  • Treinador Coelho inicia período de estudos no exterior

    Técnico do Sub-20 do Corinthians, Coelho inicia intercâmbio no exterior: 'Experiência importante'

    ver detalhes
  • Arena Corinthians foi recentemente palco do título do Timão no Paulista Feminino

    Arena Corinthians recebe executivos da FIFA e pode ser palco da Copa do Mundo Feminina

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: