#Mundial20anos: Título do Corinthians fez maior rival criar dossiê para tentar ressuscitar 1951

5.3 mil visualizações 58 comentários

Em setembro do ano passado, em publicação nas redes sociais, o Corinthians lembrou o aniversário da Pequena Taça do Mundo de 1953, e aproveitou para, mesmo sem citar, provocar o Palmeiras

Em setembro do ano passado, em publicação nas redes sociais, o Corinthians lembrou o aniversário da Pequena Taça do Mundo de 1953, e aproveitou para, mesmo sem citar, provocar o Palmeiras

Reprodução/Internet

O título do Corinthians no Mundial de Clubes de 2000 completa 20 anos nesta terça-feira. A conquista do torneio, que marcou a estreia do formato atual da Fifa, respingou e despertou a cobiça do maior rival. No ano seguinte à conquista alvinegra (coincidência?), o Palmeiras resolveu tentar transformar a conquista da Copa Rio de 1951 em seu título mundial.

Em 2001 - após 50 anos sem qualquer alarde sobre o assunto -, o conselheiro Roberto Frizzo e dois jornalistas (Arnaldo Branco Filho e Lucas Iazetti Neto) resolveram correr atrás de informações sobre a Copa Rio e montar um dossiê com intuito de tentar fazer a Fifa reconhecer o título como mundial.

Em 2006, o documento foi enviado à Fifa. No ano seguinte, a entidade máxima do futebol informou ao clube que não poderia considerar a taça como um título mundial. Em 2014, o então presidente Joseph Blatter lembrou que reconhecer o tamanho do título não significa, necessariamente, acrescentar o Palmeiras à lista dos campeões mundiais da entidade - que só considera os detentores dos títulos de 2000 e a partir de 2005.

Leia o conteúdo especial do Meu Timão:
#Mundial20anos: Números e curiosidades que você pode não saber sobre o título do Corinthians
#Mundial20anos: 'A música Todo Poderoso Timão foi o que nos deu força', lembra Oswaldo de Oliveira
#Mundial20anos: Corinthians derrotava o Vasco para conquistar o primeiro Mundial há 20 anos
#Mundial20anos: onde estão e o que fazem os 23 jogadores do Corinthians campeões do Mundial?
#Mundial20anos: Vampeta explica 'frieza' de Dida em lance histórico e se orgulha ao falar da Fiel

Em dezembro 2017, uma nova tentativa. O Palmeiras enviou à Confederação Sul-Americana de Futebol um novo dossiê com documentos solicitando o reconhecimento do título da Copa Rio de 1951. Isso ocorreu porque, dois meses antes, a Fifa aprovara a solicitação da Conmebol para reconhecer como campeões mundiais os clubes vencedores da Copa Intercontinental (confronto entre europeus e sul-americanos que durou de 1960 até 2004). Assim, foram oficializados os títulos mundiais de quatro equipes brasileiras: Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993). A Copa Rio de 1951 ficou de fora. Mais uma vez...

Em março de 2018, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras causou polêmica ao lembrar da falha no gol do Manchester United em 1999 com a seguinte frase: "O erro foi meu, falhei e não tem Mundial por causa de mim mesmo". Na sequência, diante da repercussão negativa entre os palmeirenses, Marcou se explicou:

"Em 2014, a gente amanheceu campeão do mundo. Eu respeito a Copa Rio 51, acredito que tenha sido o Mundial da época, mas a minha geração é ganhar a Libertadores, ir lá no Japão, onde quer que seja, e ganhar o Mundial. Acho que o palmeirense quer esse mundial", afirmou o ex-goleiro.

"A única coisa que eu quis dizer é que a gente espera um Mundial desse aí (no formato atual, com organização da Fifa). É esse aí que vai acabar com as piadinhas do WhatsApp que a gente recebe todo dia. O palmeirense ficou bravo comigo: 'pô, agora os corinthianos ficam zoando a gente, que você falou que a gente não tem Mundial'. Se eu falasse que tem Mundial, os caras iriam parar de zoar? Os caras iriam zoar do mesmo jeito", completou Marcos.

Em tempo: quase 20 anos depois do início da criação do dossiê palmeirense sobre a Copa Rio 51, o título segue sem reconhecimento das entidades responsáveis pela organização do futebol sul-americano (Conmebol) e mundial (Fifa). E, claro, sem reconhecimento dos rivais.

E falando em Mundiais...

Veja mais em: Dérbi, Mundial de Clubes, História do Corinthians, Jogos Históricos, Títulos do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • VÍDEO: Joias podem surgir em Bahia x Corinthians | Cazares, Ramiro e Luan fora #RMT

    ver detalhes
  • Araos e Cantillo podem surgir como novidades; Bruno Méndez segue como titular ao lado de Gil

    Corinthians soma 16 desfalques para duelo com o Bahia; veja quem 'sobrou' para ser relacionado

    ver detalhes
  • Matheus Jesus foi contratado pelo Corinthians no início de 2020, mesmo tendo um desempenho ruim na temporada anterior quando estava sob empréstimo

    Corinthians é avisado pelo Red Bull que Matheus Jesus não ficará; extracampo pesou na decisão

    ver detalhes
  • VÍDEO: A verdade sobre o fracasso dos multicampeões do Corinthians no Bahia

    ver detalhes
  • Luan e Davó testaram positivo para Covid-19

    Corinthians informa testagem positiva de dez jogadores para Covid-19; todos já estão isolados

    ver detalhes
  • Poty renova contrato por mais duas temporadas com o Corinthians

    Corinthians renova patrocínio com Poty até 2023; parceria traz novidades ao clube

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: