#Mundial20anos: onde estão e o que fazem os 23 jogadores do Corinthians campeões do Mundial?

14 mil visualizações 56 comentários Comunicar erro

Elenco teve 23 jogadores na conquista do Mundial de Clubes

Elenco teve 23 jogadores na conquista do Mundial de Clubes

Divulgação

Dificilmente um jogador de futebol consegue se manter em atividade por duas décadas inteiras, um dos motivos para que, no aniversário de 20 anos da conquista do Mundial de Clubes de 2000, nenhum dos corinthianos que integraram aquele grupo estar com a carreira em andamento. O Meu Timão explica para você onde estão os atletas que levaram o clube àquele título.

Os comandados de Oswaldo de Oliveira jogaram a final com Dida; Índio, Fábio Luciano, Adilson e Kléber; Vampeta (Gilmar Fubá), Rincón, Ricardinho (Edu) e Marcelinho; Edilson (Fernando Baiano) e Luizão. Além deles, outros nove atletas formaram o elenco que celebrou o primeiro título alvinegro no torneio.

Leia o conteúdo especial do Meu Timão:
#Mundial20anos: Números e curiosidades que você pode não saber sobre o título do Corinthians
#Mundial20anos: 'A música Todo Poderoso Timão foi o que nos deu força', lembra Oswaldo de Oliveira
#Mundial20anos: Corinthians derrotava o Vasco para conquistar o primeiro Mundial há 20 anos
#Mundial20anos: Vampeta explica 'frieza' de Dida em lance histórico e se orgulha ao falar da Fiel
#Mundial20anos: Título do Corinthians fez maior rival criar dossiê para tentar ressuscitar 1951

Os campeões hoje em dia

Dida

Hoje com 46 anos de idade, Dida nunca anunciou oficialmente sua aposentadoria, mas teve sua última chance no profissional em 2015, no Internacional. Desde agosto do ano passado, assumiu a função de preparador de goleiros da equipe sub-17 do Milan, clube pelo qual também fez história na carreira.

Maurício

João Carlos, à esquerda, Maurício e Luizão, à direita, três campeões mundiais com o Timão

João Carlos, à esquerda, Maurício e Luizão, à direita, três campeões mundiais com o Timão

Reprodução/Instagram

Reserva imediato de Dida, Maurício tem hoje 49 e mora em Novo Horizonte, a sua cidade natal. Chegou a trabalhar como preparador de goleiros na comissão técnica do ex-zagueiro João Carlos, que também foi campeão mundial com o Timão.

Yamada

Inscrito no último dia antes da estreia, o então jovem goleiro só entrou na lista porque a Fifa exigia que todos os clubes tivessem três goleiros. Ele foi colocado na vaga do zagueiro Nenê, herdando a camisa 15. Hoje é gerente das categorias de base do Timão.

Índio

Um dos atletas oriundos das categorias de base do clube, Índio hoje está com 40 anos e tornou-se treinador de futebol. Ele chegou a trabalhar no Gavião-PA, clube formado apenas por atletas de origem indígena, em 2018.

Daniel

Contratado para a disputa do Mundial após se destacar na Ponte Preta, hoje Daniel é técnico de futebol. Ele chegou a ser convocado para a seleção de Guiné Equatorial, na África, porque tinha antepassados nascidos no país.

Fábio Luciano

Jogador do Corinthians até 2003, Fábio Luciano também teve passagem marcante pelo Flamengo antes de se aposentar. Hoje é comentarista dos canais ESPN.

Adilson

Adilson é técnico do Cruzeiro

Adilson Batista hoje é técnico do Cruzeiro

Divulgação/Cruzeiro

Contratado para a disputa do Mundial, Adilson já tinha 31 anos à época do torneio. Depois de passar pelo Timão também como treinador, em 2010, reencontrou o clube algumas vezes em confrontos de equipes treinadas por si. Hoje está no Cruzeiro, rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.

João Carlos

Titular daquela equipe, não jogou a final porque se machucou no último jogo da fase de grupos, contra o Al-Nassr. Tornou-se treinador de futebol após se aposentar, com última passagem pelo Villa Nova-MG, em 2016.

Márcio Costa

Polivalente, era volante de origem e terminou 1999 como zagueiro para suprir desfalques. Hoje tem 47 anos e participa de campeonatos de futebol master.

Kléber

O mais novo daquele elenco, Kleber é o único que ainda não completou 40 anos (fará em 1º de abril deste ano). Parou de jogar em 2014 e aparece em alguns jogos beneficentes desde então.

Augusto

Reserva de Silvinho e Kleber no Corinthians, Augusto não deixou saudades na torcida por algumas falhas, a principal em um Derby, no Morumbi, vencido por 4 a 1 pelo Palmeiras. O outrora defensor, hoje com 51 anos, é técnico do sub-20 do Goiás que enfrenta nesta terça justamente o Palmeiras, pela terceira fase da Copinha.

Rincón

Rincón foi auxiliar técnico do Millonarios no ano passado

Rincón foi auxiliar técnico do Millonarios no ano passado

Divulgação

Talvez o atleta mais renomado daquele elenco, com três Copas do Mundo no currículo, Rincón hoje tem 53 anos (é o mais velho da lista). Já trabalhou como comentarista e técnico de futebol desde então. Seu último emprego foi como auxiliar de Jorge Luis Pinto no Millonarios, da Colômbia, no ano passado.

Gilmar Fubá

Reserva imediato como volante marcador, Gilmar superou uma luta contra o câncer em 2017 e hoje é funcionário do Corinthians, auxiliando na captação de atletas.

Vampeta

Uma das referências daquela equipe, Vampeta é dos rostos mais conhecidos do elenco campeão mundial. Ídolo da torcida, tornou-se comentarista da Rádio Jovem Pan e da TV Gazeta, ambas de São Paulo.

Marcos Senna

Novidade daquele elenco, Marcos Senna se destacou mesmo no Villarreal-ESP, com desempenho que o levou para a Copa do Mundo com a seleção espanhola. Hoje é funcionário do próprio Villarreal e atua como um "embaixador" do clube.

Edu Gaspar

Edu tornou-se executivo de futebol e hoje trabalha no Arsenal

Edu tornou-se executivo de futebol e hoje trabalha no Arsenal

Divulgação

Cria das categorias de base alvinegras, Edu hoje tem 41 anos de idade e já atua como dirigente há quase uma década. Foi gerente de futebol do próprio Corinthians, diretor de seleções da CBF e hoje atua como executivo de futebol do Arsenal, da Inglaterra, clube que também defendeu como jogador.

Ricardinho

Ainda jovem à época, Ricardinho tornou-se titular no Brasileiro de 1998 e atuou por seis temporadas no Timão. Atualmente tem 43 anos e é comentarista do canal SporTV.

Luis Mário

Atacante aposta de Oswaldo de Oliveira no Mundial, passando à frente de nomes como Gil e Ewerthon, por exemplo, Luis Mário decolou mesmo com a camisa do Grêmio. Pelos gaúchos, aliás, foi campeão da Copa do Brasil em cima do Corinthians, no ano seguinte. Parou de jogar em 2015 e hoje tem 43 anos.

Fernando Baiano

Outra cria das categorias de base, Fernando bateu um dos pênaltis na decisão e jogou até 2014, quando pendurou as chuteiras.

Marcelinho Carioca

Para muitos o maior ídolo da história do clube, Marcelinho tem 48 anos e participa de diversos projetos. Formado em jornalismo, comanda uma equipe de esportes na Rádio Capital e tem também um curso para cobrança de faltas, sua especialidade quando era atleta profissional.

Dinei

Importante na conquista do Brasileiro e talvez o mais corinthiano daquele elenco, Dinei hoje tem 49 anos e é presença constante em eventos dos mais diversos no clube, como jogos beneficentes e lançamentos de patrocinadores.

Luizão

Ex-atacante, Luizão hoje está com 44 anos e parou de jogar há mais de uma década. Representante do empresário Jorge Mendes no Brasil, ele também já participou algumas vezes do programa Resenha, na ESPN.

Edilson

Melhor jogador do torneio, desbancando Edmundo (2º colocado) e Romário (3º), Edilson é outro que se mantém bastante ligado ao Corinthians. Com 49 anos, participou por exemplo do lançamento da terceira camisa, em setembro, e é comentarista do programa Os Donos da Bola, da TV Bandeirantes.

Falando em Mundial...

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians, Títulos do Corinthians, Especiais do Meu Timão, Mundial de Clubes, História do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Volante Ralf vai procurar um novo clube para si a partir da rescisão com o Corinthians

    Ralf não abre mão de salários, mas aceita condição e fica perto de rescisão com o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta o Internacional pela semifinal da Copinha

    Disputa do Corinthians por vaga na final da Copinha será exibida apenas na TV fechada; saiba mais

    ver detalhes
  • Corinthians fez primeiro treinamento no Brasil após disputa da Florida Cup

    Primeiro treino do Corinthians após Flórida tem mudança no meio de campo; veja provável time

    ver detalhes
  • Goleiro falou com a imprensa na manhã desta terça-feira

    Cássio vê Corinthians como o time a ser batido no Paulista: 'Como o Flamengo no Brasileiro'

    ver detalhes
  • Guilherme Romão foi campeão da Copinha pelo Corinthians em 2017

    Corinthians veta a participação de lateral emprestado ao Botafogo-SP na estreia do Paulistão

    ver detalhes
  • Piton pode perder a posição no Corinthians, mas não por causa de nome

    [Tomás Rosolino] Piton pode perder a posição no Corinthians, mas não por causa de nome

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: