Venha fazer parte da KTO
x

#Mundial20anos: Corinthians derrotava o Vasco para conquistar o primeiro Mundial há 20 anos

8.3 mil visualizações 102 comentários Reportar erro

Defesa de Dida na disputa por pênaltis ajudou o Corinthians a conquistar o título

Defesa de Dida na disputa por pênaltis ajudou o Corinthians a conquistar o título

Reprodução/Internet

Há duas décadas, o Corinthians superava o cansaço de uma temporada, a torcida adversária e um dos times mais fortes da história do Vasco para assegurar o seu primeiro título do Mundial de Clubes. O Meu Timão faz aqui um relato para você de como foi aquela partida na noite de sexta-feira, no estádio do Maracanã.

Vale lembrar que você também pode conferir um material com entrevistas e curiosidades sobre aquele título no site, preparado especialmente para o aniversário de 20 anos do triunfo do Todo Poderoso Timão.

Leia o conteúdo especial do Meu Timão:
#Mundial20anos: Números e curiosidades que você pode não saber sobre o título do Corinthians
#Mundial20anos: 'A música Todo Poderoso Timão foi o que nos deu força', lembra Oswaldo de Oliveira
#Mundial20anos: onde estão e o que fazem os 23 jogadores do Corinthians campeões do Mundial?
#Mundial20anos: Vampeta explica 'frieza' de Dida em lance histórico e se orgulha ao falar da Fiel
#Mundial20anos: Título do Corinthians fez maior rival criar dossiê para tentar ressuscitar 1951

Com o 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, combinado a um 4 a 3 na disputa de pênaltis, o clube do Parque São Jorge capitalizou uma campanha que teve vitórias sobre o Raja Casablanca-MAR e o Al-Nassr-ARS, ambas por 2 a 2, e um empate por 2 a 2 com o Real Madrid.

Escalação

Sem poder contar com o lateral direito Daniel, suspenso, e o zagueiro João Carlos, machucado, o técnico Oswaldo de Oliveira promoveu duas mudanças na equipe para encarar os vascaínos. Entraram desde o início Índio e Adilson, respectivamente. Assim, o Corinthians foi a campo com Dida; Índio, Fábio Luciano, Adilson e Kléber; Vampeta, Rincón, Marcelinho e Ricardinho; Edilson e Luizão.

Como foi o jogo

Primeiro tempo

O Timão, mais cansado e com cuidados para proteger a sua linha defensiva, que jogava pela primeira vez junta, não se lançou ao ataque como costumava fazer. Com Vampeta e Rincón mais postados à frente da zaga, a equipe se dedicou a conter principalmente a liberdade de Edmundo.

O primeiro lance de perigo, no entanto, foi dos paulistas. Lançado na ponta direita, Edilson levantou para Luizão, que matou no peito tirando de Odvan, mas um toque a mais para ajeitar foi o bastante para que Paulo Miranda travasse o chute.

A resposta dos vascaínos veio com Felipe, driblando três corintianos e rolando na entrada da área para Edmundo. Dessa vez, porém, Adilson apareceu bem para travar e desviar o chute, salvando o Corinthians.

Até o intervalo, o lance de maior perigo foi para os corinthianos, em uma rara combinação entre Ricardinho e Marcelinho naquela noite. O canhoto achou o destro dentro da área vascaína e Marcelinho bateu cruzado, exigindo boa intervenção de Helton.

Segundo tempo

O Timão teve uma grande chance logo aos cinco minutos, quando Edilson recebeu, invadiu a área pela direita e bateu cruzado, raspando a trave do adversário. No lance seguinte, porém, quase se viu em apuros.

Felipe, mais uma vez, avançou com a bola e tentou o toque por cima da zaga. Adilson afastou mal e Gilberto, de primeira, bateu forte. Dida ficou parado e foi só mais um torcedor a ver a bola sair à direita do gol.

O Corinthians foi se soltando com o passar do tempo, liberando Rincón para chegar mais ao ataque após a entrada de Edu na vaga de Ricardinho, e teve boas chances de sair vitorioso. Os escanteios de Marcelinho e um chute de fora da área do colombiano, porém, erraram o alvo por poucos centímetros.

Prorrogação

Como de costume nos torneios organizados pela Fifa, um tempo-extra de 30 minutos foi dado às equipes para tirar os zeros do placar. O Timão, já com Gilmar Fubá na vaga de Vampeta, ameaçou em outro chute de fora da área de Edilson, dessa vez por cima do gol. O Vasco, por sua vez, se lançou todo ao ataque.

O técnico Antonio Lopes colocou Viola e Donizete na equipe, sacando os meias Juninho Pernambucano e Ramon. Em bom lance de Romário, o ex-corinthiano Viola quase marcou o gol do título, mas chegou atrasado em chute cruzado de Donizete.

Uma falta bem batida por Alex Oliveira e defendia com maestria por Dida foi o último ato do duelo com bola rolando, levando a decisão para a disputa de pênaltis.

Pênaltis

A disputa de penalidades foi aberta por Rincón, que cobrou no canto direito e viu a bola tocar a trave antes de entrar. Romário abriu para o Vasco batendo rasteiro, sem força, mas a bola passou embaixo de Dida. Fernando Baiano, pelo Corinthians, e Alex Oliveira, pelo Vasco, ambos deslocando os goleiros com categoria, subiram os números para 2 a 2.

Luizão fez 3 a 2 para o Timão e viu Dida acertar o canto da batida de Gilberto, praticando uma defesa já habitual para quem acompanhava o clube na época. Edu, com sua já tradicional curta distância, chutou forte rasteiro para fazer 4 a 2, deixando o clube do Parque São Jorge a um acerto/erro do rival do título.

Viola, com classe, manteve o Vasco vivo. Marcelinho, então, tinha a chance de assegurar a conquista, mas a batida à meia-altura facilitou o serviço de Helton. Para a sorte do camisa 7, porém, Edmundo, escolhido para fechar a série vascaína, chutou à direita do gol de Dida, assegurando o título corinthiano.

Falando em Mundial...

Veja mais em: Títulos do Corinthians, Ex-jogadores do Corinthians, Mundial de Clubes, Jogos Históricos, História do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • A Neo Química Arena foi palco de Santos e Red Bull Bragantino pela semifinal do Paulistão 2024

    Saiba o valor estimado que o Corinthians deve receber do aluguel do Santos pela Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para a decisão do Paulistão

    Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para rival na final do Paulistão

    ver detalhes
  • Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos

    Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos; relembre

    ver detalhes
  • Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024

    Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024; veja números

    ver detalhes
  • O Corinthians está preparado para enfrentar o Internacional no Brasileirão Feminino

    Corinthians encerra preparação para receber o Internacional na Neo Química Arena; veja provável time

    ver detalhes
  • Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária

    Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária; veja valor

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    JAFÉ
    Foto do perfil de JAFÉ

    Ranking: 72º

    JafÉ 11170 comentários

    @jahfe em

    Para os de hoje, alguns amantes de jogadores ruins e tem pena de jogador, esse time era um barril de pólvora, confusão no vestiário e na concentração. Mas o time jogava e como jogava. Rincon era um monstro, um líder, vampeta esse animava o elenco, mas jogava e liderava, marcelinho fazia um inferno no elenco e dentro de campo e ricardinho ali amaciando a bola. A posse de bola desse time quando chegava no ataque era gol isso quando não vinha Rincon de surpresa soltando o canhão para fazer gol.

    A defesa? Dida mais frio que o inverno da Sibéria ou qualquer lugar mais gelado desse mundo os quatro a frente dele fazendo tudo certinho. Não tinha outra e deu campeão! E olha que o time vinha cansado.

    E lembro bem de comemorar esse título pulando e chorando abraçado com meu pai.

    Obrigado, Corinthians!

  • wilson
    Foto do perfil de wilson

    Ranking: 1570º

    Wilson 1298 comentários

    @eternocorintiano em

    Tinha que ser nosso esse mundial, o Vasco tinha um timaço, e eu morrendo de medo do Romário, sempre fazia gol contra o Timão, e nesse jogo tão importante ele passou em Branco, o Corinthians estava muito mais cansado pra disputa desse mundial, más no final de superou!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    ADEILDO
    Foto do perfil de ADEILDO

    Ranking: 30º

    Adeildo 21852 comentários

    102º. @aadeildo em

    Um relato sempre é bom, mais eu assisti tudo foi de mais. Mais uma invasão de nossa nação no maraca, e não foi maior porque era limitada o número de ingressos.

  • jose
    Foto do perfil de jose

    Ranking: 1500º

    Jose 1340 comentários

    101º. @hipograf em

    Olha o Elton se adiantando no segundo pênalti! Baray, r.ceni curtiu isso

  • Xavier
    Foto do perfil de Xavier

    Ranking: 1753º

    Xavier 1178 comentários

    100º. @xavier.santos3 em

    Timão campeão. Sempre Corinthians. O melhor de Todos.

  • H.
    Foto do perfil de H.

    Ranking: 965º

    H. 1917 comentários

    99º. @helenoaraujo em

    Que nada, antes disso já havíamos ganhado a pequena taça do mundo que a imprensa da época consid... Kkkkkkkkk isso é papo de VARmerense! Aqui é Corinthians, o único bicampeao mundial do continente!

  • PAULO
    Foto do perfil de PAULO

    Ranking: 6330º

    Paulo 311 comentários

    98º. @ivanovich em

    Chupem, Mulambadas, porcarias, sardinhas, bambis e etc.