Venha fazer parte da KTO
x

Candidato no último pleito sugere mudança nas eleições presidenciais do Corinthians

11 mil visualizações 115 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Felipe Ezabella ficou na quarta colocação no último pleito eleitoral

Felipe Ezabella ficou na quarta colocação no último pleito eleitoral

Larissa Lima/Meu Timão

A próxima eleição presidencial do Corinthians acontece somente no fim deste ano e sequer tem candidatos definidos, mas isso não impede que nomes da oposição se movimentem nos bastidores do clube. Candidato no último pleito, Felipe Ezabella usou suas redes sociais para fazer alguns questionamentos à atual gestão.

Em texto publicado no seu Facebook, o principal nome do Movimento Corinthians Grande questionou uma nomeação interna e listou algumas sugestões para mudar o processo eleitoral dentro do clube. Uma delas, inclusive, diz respeito à possibilidade de voto para os sócios do Fiel Torcedor.

"Quatro mil votantes é muito, muito pouco. Temos que nos atentar à realidade. Já há alguns anos não somos apenas o Parque São Jorge. Somos Itaquera. Somos os Centros de Treinamento. Somos a cidade e o estado de São Paulo. Somos o Brasil. Temos uma base de dados imensa, consolidada pelos anos de utilização de torcedores por meio do sistema “Fiel Torcedor”. Temos que pensar em alguma forma de participação desses torcedores", escreveu, em parceria com Fernando Alba Braghiroli - leia na íntegra abaixo.

Felipe Ezabella ainda cobrou uma mudança no prazo que um sócio tem para votar - antes era de dois anos e agora subiu para cinco. Na visão do candidato derrotado na última eleição, isso atem atrapalhado o processo político dentro do clube.

"Temos que repensar esse prazo. Isso diminui o interesse na participação, diminui a arrecadação do clube, afasta potenciais associados (e candidatos) fazendo com que a renovação do quadro seja extremamente lenta", pontuou.

Por fim, a dupla do Movimento Corinthians Grande cobrou regras mais claras sobre práticas abusivas e uma forma de controle independente para o processo eleitoral, com auditoria externa. O texto ainda fala sobre questões organizacionais, focando na parte de gastos.

Ezabella, vale lembrar, foi o quarto colocado no último período eleitoral do Corinthians, com 461 votos (12,6%). Sanchez, o vencedor, ficou com 1235 (33,9%).

Confira a publicação do candidato na última eleição

No apagar das luzes de 2019, logo após a realização a última reunião do Conselho Deliberativo (13/12) que deixou de apreciar a proposta orçamentária pela falta de esclarecimentos, fomos todos surpreendidos com a nomeação pelo Presidente do Conselho Deliberativo de uma Comissão de Conselheiros para a Reforma do Estatuto.

Se a nomeação da Comissão é de duvidosa legalidade, uma vez que o parágrafo 3º do artigo 87 do Estatuto exige uma aprovação prévia do Conselho para sua criação, não resta a menor dúvida que ela não é legítima.

Isso porque a nomeação não foi precedida de debates, não houve o reconhecimento da necessidade de alteração do texto legal e também porque as chapas eleitas pelos associados na última eleição não estão integralmente representadas. O Movimento Corinthians Grande Corinthians Grande (do qual fazemos parte, de viés oposicionista e que elegeu uma das chapas), não teve representante nomeado para a Comissão.

Superada tais questões, não seriámos nós, associados como quaisquer outros, a querer atrapalhar uma eventual bem intencionada vontade de aprimorar as normas corinthianas - até porque são muitos os pontos que merecem atenção.

Isso se a real intenção for mesmo o aprimoramento de normas como um todo... porque passados quase dois anos da eleição do Conselho Deliberativo, há de se estranhar a nomeação de comissão às vésperas de mais um pleito eleitoral.

Sem querer redigir ou propor ainda qualquer texto específico à Comissão, gostaríamos de sugerir algumas ideias para a reflexão e o aprimoramento legislativo do clube em dois campos: Governança e Política.

Na área de GOVERNANÇA são muitas as ideias que vêm sendo debatidas na gestão de entidades associativas, sempre em busca de PROFISSIONALIZAÇÃO e TRANSPARÊNCIA TOTAL.

Novas formas de controle e responsabilização por gastos, acompanhamento orçamentário, novas funções e atribuições dos conselheiros, adoção de mecanismos mais eficientes para a prevenção e punição em casos de descumprimento estatutário, profissionalização da gestão, criação de uma diretoria independente de conformidade e integridade (compliance) e, ainda mais importante, a incorporação obrigatória de todas as informações administrativas e financeiras relativas às empresas e aos negócios que o clube faça parte (estádio, por exemplo).

No campo POLÍTICO, para uma gestão efetivamente democrática, se faz necessária a implementação de mecanismos que aumentem a participação de corinthianos na eleição.

Na reforma de 2008 conseguimos aumentar substancialmente a participação, passando a escolha do Conselho Deliberativo (400 integrantes) para a Assembleia Geral (média de 4.000 associados votantes).

Mas 4 mil votantes é muito, muito pouco. Temos que nos atentar à realidade. Já há alguns anos não somos apenas o Parque São Jorge. Somos Itaquera. Somos os Centros de Treinamento. Somos a cidade e o estado de São Paulo. Somos o Brasil.

Temos uma base de dados imensa, consolidada pelos anos de utilização de torcedores por meio do sistema “Fiel Torcedor”. Temos que pensar em alguma forma de participação desses torcedores.

Outra questão importante e que diminui sensivelmente o interesse e a participação do corinthiano na eleição do clube é o tempo de associação para poder votar (e ser votado).

Até 2008, o prazo era de 2 anos para poder votar! Hoje, são 5 anos! Temos que repensar esse prazo. Isso diminui o interesse na participação, diminui a arrecadação do clube, afasta potenciais associados (e candidatos) fazendo com que a renovação do quadro seja extremamente lenta.

Ainda quanto à eleição (e usando os péssimos exemplos do último pleito que acabaram por manchar ainda mais o nome do clube), seria importante que existisse alguma forma de controle independente da eleição, uma auditoria externa que pudesse acompanhar os trabalhos junto com a Comissão Eleitoral.

Precisamos de regras mais claras sobre as práticas abusivas - como o uso indiscriminado dos dados dos associados (numa adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados), o uso de anistias, a deliberada compra de votos e o pagamento de mensalidades por terceiros com negócios no clube.

Bom, esses são apenas alguns pontos que, na nossa opinião, poderiam ser objeto de ampla discussão pelos Ilustres Conselheiros nomeados.

Veja mais em: Eleições no Corinthians.

Veja Mais:

  • Coronado ficou no Brasil para tratar desconforto

    Igor Coronado sente desconforto muscular e desfalca Corinthians na Sul-Americana 

    ver detalhes
  • Corinthians desembarcou na Argentina nesta segunda-feira

    Corinthians desembarca na Argentina sem Coronado; veja lista de relacionados para a Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians já sabe quando serão seus confrontos da Copa do Brasil

    Corinthians conhece datas, horários e transmissões de terceira fase da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou a preparação para encarar o Argentinos Juniors, da Argentina, fora de casa

    Corinthians fecha trabalhos para enfrentar o Argentinos Juniors na Sul-Americana; veja provável time

    ver detalhes
  • Wesley é alvo do West Ham, da Inglaterra, segundo jornal britânico

    Clube inglês prepara oferta para tirar joia do Corinthians, diz jornal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: