Venha fazer parte da KTO
x

Primeiro a entrar e fuga de casório: torcedores relatam histórias dos seis anos de Arena Corinthians

4.0 mil visualizações 24 comentários Reportar erro

Arena Corinthians fez sua estreia oficial há exatos seis anos

Arena Corinthians fez sua estreia oficial há exatos seis anos

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Há seis anos, o Corinthians entrava em campo para enfrentar o Figueirense. A partida, que não valia muita coisa em termos de Brasileirão, era uma das mais importantes da história alvinegra: a estreia oficial da Arena Corinthians. O resultado não foi o esperado, mas para os mais de 36 mil torcedores presentes no estádio, foi um dia mágico.

199 jogos depois, a Arena Corinthians já foi palco de títulos, eliminações, vitórias e muitas emoções. Mas aquele dia seguirá sendo um dos mais especiais de sua curta trajetória. Pensando nisso, o Meu Timão pediu para alguns torcedores (presentes aqui no Fórum do site) contar um pouco mais das experiências vividas dentro do estádio alvinegro.

11 corinthianos que estiverem presentes naquele 18 de maio de 2014 relataram o que sentiram ao acompanhar o primeiro jogo oficial do Corinthians na Arena e como sofreram com o gol de Giovanni Augusto. Eles também dividiram suas maiores lembranças na Casa do Povo com relatos diferentes, como o primeiro torcedor a entrar na Arena na estreia ou o primeiro jogo com o filho nos ombros. Teve até quem deixasse um casamento mais cedo para não perder jogo do Timão.

Confira abaixo essas histórias e relembre momentos marcantes desses seis anos oficiais de Arena Corinthians.

Henrique Kozel

Henrique Kozel na estreia da Arena Corinthians

Arquivo Pessoal

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? Foi super emocionante estar num estádio tão lindo e aconchegante. Ver os jogadores se aquecendo tão perto da torcida foi uma emoção nunca sentida antes. Cheguei cedo para poder curtir cada momento da inauguração. Foi mágico. Fui o primeiro a entrar!

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? Não é possível! Eles querem mesmo estragar uma festa tão linda? Por que tudo tem que ser mais difícil para o corinthiano?

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? A inauguração foi mágica. Ter participado do jogo festivo contra o Corinthian-Casuals também foi demais. Estive na Copa e na Olimpíada e todas as emoções serão eternas, mas estar no 6x1 com os reservas foi demais. Virou passeio. E depois ainda receber uma taça? Aquele dia foi maravilhoso!

Daniel Teles

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? Na verdade, eu estava mais curioso pra conhecer o estádio do que emocionado de fato. Frequento estádios há um bom tempo, indo em um média de 25 a 30 jogos em casa e pelo menos uns cinco como visitante todos os anos. Queria ver como era o estádio, imaginar os grandes jogos eliminatórios, clássicos etc. Eu sempre gostei de vivenciar momentos históricos do Corinthians. Meu grande orgulho é ter ido nos sete jogos da Libertadores 2012 no Pacaembu e saber que sempre poderei falar que vi in loco o Corinthians ganhar a sua primeira Libertadores - talvez no futuro as pessoas não tenham a dimensão do que foi.

Então não poderia ficar de fora do primeiro jogo na Arena. Quando entrei no Setor Sul sai tentando ver o máximo possível. O estádio ainda estava com obras das arquibancadas provisórias da Copa, havia algumas restrições. Fiquei maravilhado com a proximidade da arquibancada com o campo. O estado de euforia entre todos os presentes era total.

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? Lembro que o time jogou muito mal. O gol deu aquela azedada como qualquer outro jogo que você tem a certeza que vai ser só festa e vira uma decepção. Pensei: ok, para ser cara do Corinthians vai rolar uma virada com gol no fim, bem sofrido. Mas não aconteceu. Aí começou a chover muito - tudo bem, quem vai a estádios está acostumado a tomar chuva - mas naquele dia a chuva parece que irritou quem estava lá. Era tipo como se comenta na arquibancada: pra terminar de zicar o nosso dia.

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? São várias! O 6x1 no São Paulo foi bem especial porque era um jogo festivo para o Corinthians, que já era o campeão brasileiro. A torcida do São Paulo foi embora amargurada, de cabeça baixa, totalmente humilhada por ter tomado uma goleada dos reservas. O jogo do título brasileiro 2017 contra o Fluminense também foi especial porque eu estava com grandes problemas particulares e fui no jogo para me distrair um pouco. Acabou sendo um conforto e alívio em um momento ruim de vida. Ainda fui em quatro jogos da Copa do Mundo e o Inglaterra x Uruguai foi muito legal com duas torcidas malucas, muita cerveja e festa.

Alberto Melim

Alberto Melim e o primeiro jogo do filho na Arena Corinthians

Arquivo Pessoal

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? Acho que como a de todos corinthianos: uma sensação única. Como se fosse uma grande final, aquele frio na barriga, passei a noite sem dormir direito, levantei mais cedo e já vesti o manto. Eu tinha ido na inauguração do jogo festivo, mas esse era o primeiro jogo oficial.

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? Um balde de água fria, né? Ninguém parecia acreditar, já fiquei pensando nos rivais tirando sarro, mas para o corinthiano nada é fácil, nada poderia ser tão molezinha assim.

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? São várias. Eu fiquei indo direto, primeiro jogo derrota eu estava lá, segundo jogo, tomamos o gol do Botafogo de empate no fim do jogo. Aí pensei vou de novo, fui contra o Internacional e deu certo. Mas, emoções mesmo foram Corinthians 6x1 no São Paulo e o título contra a Ponte Preta em 2017.

Mas duas sensações únicas impagáveis indiscutíveis foram: Corinthians 2x0 Patriotas, quando levei meu pai que me ensinou e me fez amar o Corinthians; e Corinthians x Wanderers, que pude levar meu filho pela primeira vez, cá pra nós eu criei um monstrinho! Ele é fanático, ficou pulando gritando, os olhos dele brilhavam e eu cheguei a chorar de emoção. Assistiu boa parte do jogo no meu ombro (a foto é desse dia).

Renan Ramos

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? O meu primeiro jogo na Arena foi contra o Corinthian-Casuals e depois fui também na estreia oficial contra o Figueirense. A principal diferença entre os dois foi a atmosfera, o ambiente.

Pensando em como me senti, foi uma mistura de sentimentos, de espanto, de alegria e tristeza. Espanto pela enormidade, pela qualidade da construção que quando você está lá dentro sabe porque foi gasto 1 milhão de reais, é impecável. A alegria de estar presente em um momento que era inédito, histórico e muito aguardado por todos nós. Já a tristeza era por saber que não iria mais para o Pacaembu, onde tenho vários momentos guardados, foi muito claro esse sentimento.

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? Incrédulo. Jamais pensei que pudesse acontecer....Quem esteve no estádio sabe que o Corinthians não fez uma boa partida, então tinha chance disso acontecer. Pensei primeiro: não acredito! Depois: bom, levamos gol do melhor jogador deles, não é tão ruim.

A questão é que o jogo era contra o Figueirense, um time inferior em diversos aspectos e o jogo era um dos mais importantes do ano. Fiquei esperando o Corinthians melhorar e virar, essa é a verdade. Esse foi o jogo em que eu peguei birra do Mano Menezes por jogar um futebol TÃO limitado. Se você entrevistar ele hoje, para ele não fará a menor diferença ter sido estreia ou não. Esse fato faz com que eu xingue ele até hoje. A questão não era levar gol do adversário seja quem fosse, mas não jogar absolutamente nada na estreia da Arena. Se tomar um gol, tem que fazer dois. Naquele jogo tinha que fazer.

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? O título do Paulista de 2017. Olhar para o lado e ver as pessoas chorando de alegria e se abraçando quando o juiz apitou o fim não tem preço. Ao contrário de muitos acho o Campeonato Paulista extremamente importante para o desenvolvimento do futebol paulista, é o mais charmoso e, como temos mais títulos há muito tempo, os outros torcedores tendem a esnobar. Só não esnobam para falar do tempo que ficamos na fila.

Marcos Antonio Nogueira

Marcos Antonio no jogo de estreia da Arena Corinthians

Arquivo Pessoal

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? Estávamos em cinco pessoas e saímos de Osasco de carro. Pegamos o trem na Luz, no mesmo vagão estava a equipe de reportagem da Globo. Lembro de conversarmos com um cara que disse que tinha vindo de Ribeirão Preto só para aquele jogo. E um dos que estavam com nós ter dito: 'Não fez mais que a sua obrigação! (risos)'. No caminho de trem, aquela festa da Fiel: 'Saravá São Jorge...'. Chegamos na estação Itaquera e confesso que a minha vontade e ansiedade era ir logo para conhecer a nova casa, dar uma volta no entorno. Mas, fomos ao shopping comer e tomar uns chopp. A praça de alimentação parecia a praça Charles Miller em dia de jogo. Depois, no caminho para a Arena, vários torcedores sem ingresso faziam propostas para comprar os nossos, mas eu não venderia por valor nenhum no mundo. Ao entrar, a primeira coisa que eu quis conhecer eram os famosos banheiros. Vi que o interior da Arena era muito mais chique e limpo que muitos shoppings de renome da capital. No meu lugar, fiquei admirando da mesma forma como fiz quando saí do aluguel para a minha primeira casa própria. Um sonho realizado! Fiquei contemplando cada detalhe.

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? Quando veio o gol dos caras, eu pensei que ia ser de virada, a cara do Corinthians. Mas, o time não conseguia passar pelo Thiago Heleno, que jogou muito aquele dia. No apito final, então, uma certa frustração pelo resultado, mas voltei a contemplar a beleza da nossa nova casa.

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? A melhor lembrança foi a Arena aparecendo no horizonte ainda observando de dentro do vagão do trem. Me lembrou a primeira vez (1985) que fui a um estádio ainda menino vendo o Morumbi surgindo ao avançar da Jorge João Saad. Naquela época sonhava em jogar lá dentro pelo Timão. Naquele dia da estreia, eu sonhava em ver o time campeão lá dentro de sua verdadeira casa. O que agora já aconteceu algumas vezes.

Vitor Chicarolli

Vitor na Arena Corinthians

Arquivo Pessoal

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? Foi um sentimento único, algo que eu vou levar para sempre comigo. Nunca vou esquecer desse jogo, foi um dos jogos mais especiais, que eu mais fiquei ansioso, eufórico de estar indo. De acordar e pensar: pô, hoje eu vou no jogo do Corinthians, no estádio novo, no estádio do meu time. Foi um sentimento bem legal mesmo e que eu sempre vou guardar comigo. Antes mesmo da inauguração eu já ia lá as vezes, ver como estava a construção, como estavam as horas. Tinha um contador de dias que contava lá, ai faltava 400 dias, depois 200.. e aí eu fui com o estádio pronto. Então, foi um impacto absurdo. Até então, eu estava acostumado com o Pacaembu, Morumbi, estádio mais simples, e, de repente, você está em uma cadeira de almofadinha, você entra naqueles corredores que parecem um shopping. Foi uma novidade absurda na minha vida e eu nunca vou esquecer daquele momento.

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? O clima na Arena estava de muita festa, parecia título, final de campeonato, estava todo mundo muito feliz. Era uma empolgação muito grande. Eis, que começou o jogo e foi aquele jogo difícil, truncado, tenso, bem a cara do Corinthians que quando você acha que vai, não vai. Foi bem o Corinthians esse jogo. Estava bem equilibrado até que o Giovanni Augusto fez o gol e deixou o estádio totalmente para baixo. Ninguém acreditava! Um olhava para a cara do outro e falava: não é possível que isso vai acontecer com a gente. Era uma zica muito grande. Mas o jogo acabou e sem dúvida alguma foi o jogo mais triste que eu já fui. O sentimento pós-jogo dificilmente vai superar. Porque é algo que você falava, posso ser eliminado, pode doer, mas no ano seguinte eu posso ir lá e ganhar. Esse não. Esse você olhava e falava: vai ficar na história, primeiro jogo e a gente perdeu para o Figueirense. Aquele clima no metrô saindo da Arena, todo mundo triste, ninguém falava com ninguém, foi algo que me marcou. Sem dúvida é a lembrança mais triste que tenho da Arena e eu já presenciei algumas eliminações, mas esse sentimento pós-jogo do Figueirense foi complicado.

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? Eu acho que é difícil escolher um jogo, mas a campanha de 2017, o ano de 2017 eu fui praticamente em todos os jogos da Arena. Então, foi um ano que me marcou muito, mas eu fico com o 3 a 2 contra o Palmeiras, no segundo turno do Brasileirão, que foi um momento que praticamente deu um título contra o maior rival, que tinha mais investimento, era a badalação, o atual campeão brasileiro. Então, aquele jogo ali, que ainda teve o treino no sábado, foi bem marcante, foi o jogo mais emocionante na Arena pra mim também. A torcida estava eufórica como eu nunca tinha visto. Estava todo mundo animado, mas todo mundo tenso. Quando acabou o jogo, saíram os gols, foi um desabafo para todo mundo, então, eu fico com esse jogo aí em especial.

Caio César

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? Minha emoção começou durante a venda de ingressos. Fui fazer o pagamento pelo site que trabalha junto ao Fiel Torcedor e deu um problema, pois tentei pagar com o cartão de crédito. E como só tinha 24 horas pra efetuar a reserva entrei em desespero, liguei pra todos os telefones do clube e do FT até conversar com uma moça, que não me recordo o nome. Disse que era sócio há mais de cinco anos, e aquele jogo era a realização de um sonho, meu e da minha família, mas não consegui pagar o ingresso. A moça simplesmente disse: vou quebrar um galho pra você. Arrumou um boleto pra mim pagar, quase que eu chorei.

Chegando na Arena, já na estação Artur Alvim, olhos cheios de lágrimas, principalmente do meu pai, que é dos anos 70. Viu todo o crescimento do clube, fomos tentando conhecer cada detalhe da Arena, onde tínhamos acesso, toda a imponência da Arena, principalmente com as arquibancadas móveis. Era espetacular, nunca tinha visto algo tão bonito na minha vida, a proximidade ao campo, a estrutura e o conforto. Tudo do jeito que o Corinthians merece.

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? O gol do Giovanni Augusto deu uma quebrada na festa, claro que nada que apagasse a emoção. Mas parecia que tinha tanto anti torcendo pra este dia não chegar, que eles ficaram (como sempre ) secando o Coringão e a bola teimou em não entrar. Nunca vi o Marquinhos (ex-Corinthians) jogar tanto como naquele dia na Arena. O time também ainda em formação, faltou a vitória pra ser tudo completo, mas não nos desanimou em nada.

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? Diminuí bastante minha frequência nos últimos anos por problemas financeiros. Vi o Corinthians levantar dois troféus na Arena. Mas o jogo que mais me marcou foi Corinthians 1x0 Palmeiras, em 2017, por tudo que a gente vinha passando, e eles também. Chegaram lá como pavões, com a babação de parte da imprensa. E mesmo sendo roubados, ganhamos na raça com um a menos, também eu estava na arquibancada Norte, setor que mais gosto da Arena, a torcida jogou junto, o tempo todo. Foi uma vitória com cara de Corinthians. O 6x1 contra o São Paulo foi foda! Os 3x2 contra o Palmeiras também. Os jogos de 2015, o time jogando o fino... mas, este jogo contra eles me marcou de verdade!

Tiago Durso Silva

Tiago Durso Silva na Arena Corinthians

Arquivo Pessoal

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? Desde que a construção da Arena foi oficializada isso me deixou bem eufórico. Eu sou de Caieiras e em 2011/12 estava em um estágio em Osasco, minha faculdade ficava na Marechal Deodoro e às vezes ia de metrô até Itaquera só pra ver de longe as obras antes de ir para a aula. Depois ficou mais fácil porque fui trabalhar em Suzano, então passava todo dia em frente à Arena. Algum tempo se passou e teve a inauguração, do estádio, baita emoção, vontade de chorar, isso porque era "só" um amistoso entre vários Corinthians (e o primeiro gol da Arena foi e sempre será do Rivellino).

Mas, enfim, a estreia oficial. Lembro que a disputa no Fiel Torcedor era que nem em 2012 na Libertadores, Não consegui comprar o ingresso a princípio, porém, com muita sorte, uns dias depois alguns retornaram ao sistema e eu consegui comprar meu tão sonhado ingresso. Fui de trem de Caieiras até Itaquera, uma ansiedade monstruosa e uma emoção inexplicável. O primeiro jogo do Corinthians na Arena! Não sabia nem o que fazer, fiquei deslumbrado com o estádio e com a torcida naquele dia. Tudo novo! Aquela falta de ar, a falta de voz de tanta emoção, foi simplesmente fantástico.

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? Infelizmente, dentro de campo as coisas não saíram como o esperado. Maldito Figueirense que engrossou contra a gente. A bola rolava e nada do gol sair. Até que veio aquele lance fatídico, gol do Figueirense. Fiquei com um misto de ódio e raiva que tá louco! Nem me importei com aquela chuva torrencial que caia de tanta raiva, demorou tanto para estádio sair e o primeiro gol é dos caras? Quando o jogo acabou fiquei puto da vida, saí xingando todo mundo, puta vergonha perder num jogo tão importante quanto aquele, que ódio. Saí do estádio com a cara fechada de Itaquera até Caieiras, peguei o ônibus na minha cidade carrancudo, cheguei em casa não falei com ninguém, entrei no meu quarto, peguei minha roupa, tomei banho e fui dormir. Mas, como bom corinthiano não desisti. Vi o gol do Jadson no jogo seguinte e, depois, finalmente, a primeira vitória contra os DVDs.

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? Meu momento mais marcante na Arena foi Corinthians x Coritiba em 2015. Era o jogo que poderia ser o do título daquele ano. No dia tinha um casamento de um primo e não havia comprado ingresso antes, mas o jogo era muito importante. Fui embora no meio do casamento, eu e meu pai, rumo à Itaquera. A estratégia era a seguinte: conseguir ingresso no setor do visitante. Chegando lá não queriam deixar a gente entrar, mas, por fim, conseguimos. Foi demais! O Corinthians ganhou de 2x1 com um gol no fim do jogo, muita emoção, não podendo comemorar direito, mas tinha muito corinthiano no setor visitante também, todos olhando um para o outro, sorrindo e com o grito entalado na garganta. Quando o jogo acabou eu e mais uma dúzia de pessoas saímos de pleno setor visitante entoando "Aqui tem um bando de louco...", simplesmente inesquecível.

André Oliveira

"São só lembranças boas nesses seis anos de Arena Corinthians. Dá para contabilizar muitos jogos que eu assiste na Arena. A gente gerou uma expectativa muito grande para estar acompanhando o Coringão na nossa nova casa. Infelizmente, não foi o resultado que nós imaginávamos por conta da derrota para o Figueirense, mas foi uma emoção muito grande por estar conhecendo a nossa nova casa".

"Cada jogo que vamos na Arena são só lembranças boas, emoções, amizades que fazemos. O Corinthians é uma família para a gente. Espero que passe logo essa pandemia para a gente voltar a assistir o Sport Club Corinthians Paulista in loco na nossa Arena".

Vinícius Milhori

Vinícius e o amigo na Arena Corinthians

Arquivo Pessoal

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? Me lembro que a emoção e preparação pro jogo começou já na compra dos ingressos. Eu e meus amigos costumávamos ficar no tobogã ou arquibancada amarela no Pacaembu. Somos do interior então o custo pra ir aos jogos é grande. Mas pra esse jogo, além da disponibilidade de ingressos, queríamos estar perto do campo, dos jogadores, então decidimos comprar o ingresso pra Leste Inferior, que na época era cerca de cinco vezes mais caro que o valor do tobogã. No dia do jogo, quando saí de casa pra buscar meus amigos, parei pra abastecer o carro e começou a passar um filme na minha cabeça. Eu não acreditava que estava indo ver um jogo do Timão na NOSSA CASA. Era uma emoção inacreditável, as primeiras lágrimas escorreram nesse momento. Mas a maior emoção mesmo foi a primeira vista do campo e da Arena, nunca vou esquecer esse momento.

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? Não me lembro exatamente a ordem, mas tivemos dois banhos de água fria aquele dia: o gol do Giovanni Augusto e a chuva. Quando saiu o gol, mais do que nunca a torcida quis empurrar o time em busca da reação. E nós, é claro, fomos no embalo. Como os vidros da cobertura ainda não haviam sido instalados, quando a chuva veio, todos da Leste Inferior começaram a subir, procurando ficar protegidos da chuva. Nós, que estávamos mais pra cima, já “protegidos”, não pensamos duas vezes: aproveitamos o espaço vazio na beira do campo e fomos pra lá, na chuva, tentar empurrar o time. Infelizmente a vitória não veio, mas isso é apenas um detalhe nesse dia.

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? Difícil escolher uma lembrança apenas. Teve o primeiro clássico, 2x0 no Palmeiras, o 6x1 no São Paulo. Mas a mais recente, pela forma sofrida, acho que é a melhor, a final do ano passado do Paulista, com gol do Love no fim do jogo.

André Jacob Mesquita

André na Arena Corinthians

Arquivo Pessoal

Como foi a emoção de estar presente no primeiro jogo da Arena Corinthians? A emoção foi indescritível. Assistir um jogo na casa do seu time não tem explicação!

O que você sentiu qual saiu o gol de Giovanni Augusto? Eu senti que não era o dia do Corinthians, tínhamos um time muito mais forte que o Figueirense, e eles eram o último do campeonato, não havia ganho de ninguém até então. Contudo, percebi pela atmosfera do estádio que seríamos muito felizes e quase imbatíveis jogando lá.

Qual a sua melhor lembrança da Arena Corinthians? Minha melhor lembrança foi o 6x1 contra o time do Morumbi, que aliás também estava presente lá. Já éramos campeões e estávamos jogando com o time reserva, dei muita risada neste jogo

Veja mais em: Arena Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Torcedores danificaram assentos da Neo Química Arena

    Corinthians calcula custo de mais de R$ 100 mil em danos a torcida do Santos na Arena; veja lista

    ver detalhes
  • Paulinho fez discursou efusivo antes de a bola rolar para o elenco do Corinthians

    Paulinho inflama vestiário em bastidores da vitória do Corinthians sobre o Londrina; confira

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians sofreu gols cedo e não conseguiu evitar a derrota para o Pato na LNF

    Corinthians pouco inspirado é goleado pelo Pato e sofre a segunda derrota na LNF

    ver detalhes
  • Matheus França comemorando gol do Corinthians com Romero

    Técnico do Corinthians avalia jogo de Matheus França em amistoso e exalta versatilidade do defensor

    ver detalhes
  • Daniela Arias foi convocada para defender a Colômbia em amistosos no mês de abril

    Zagueira do Corinthians é convocada pela Colômbia para amistosos na Data Fifa

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: