Venha fazer parte da KTO
x

Diretora relembra primeiros passos do Corinthians Feminino e projeta cenário pós-paralisação

760 visualizações 9 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Cris Gambaré durante comemoração do título Paulista em 2019

Cris Gambaré durante comemoração do título Paulista em 2019

Bruno Teixeira/Ag. Corinthians

O futebol feminino vivia um de seus melhores momentos quando teve que ser paralisado pela pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, a diretoria do futebol feminino do Corinthians, Cristiane Gambaré, projetou a modalidade no pós-paralisação.

Em 2016, o Corinthians retomou seu projeto do futebol feminino, em parceria com o Audax, e conquistou a Copa do Brasil, ainda naquele ano, e a Libertadores, na temporada seguinte. No início de 2018, os clubes anunciaram a separação e Cristiane Gambaré passou a dirigir a modalidade com autonomia completa. A diretora falou sobre os primeiros passos da modalidade e como fez para conquistar seu espaço no cenário.

"As pessoas que lidam com o futebol feminino normalmente são as que lidam com o masculino, e ele tem outra pegada. Nem sempre eles entendem a particularidade do feminino, e você tem que mostrar isso com propriedade, e mostrar o melhor caminho. Isso existe. Mas eu fui muito bem acolhida, principalmente com os homens do clube. Eu já tinha esse cenário, o clube e o futebol são "mundo dos homens", são poucas as mulheres ainda na liderança, que tocam assuntos do futebol. Eu fui acolhida e sempre mostrei a melhor forma, respeitando o espaço do masculino, e mostrando o feminino", contou, em live no perfil do Instagram do futebol feminino do clube.

"Na Federação Paulista me acolheram, o presidente escutou tudo que precisava, então eu tive um pouco mais de segurança, estando no caminho certo. Era para o Corinthians e para os demais (que eu lutava). Os clubes com time de prefeitura, tem nosso respeito, até porque têm mais tempo de vida que nós. Você tem que ir trabalhando os bastidores, para facilitar, mas é difícil, você tem que ter caminhos para facilitar seu respeito. Mas não posso dizer que não fui acolhida, porque eu fui", completou.

No primeiro ano de projeto independente, o Corinthians foi campeão brasileiro, mas o grande sucesso viria mesmo em 2019. Sob o comando de Arthur Elias, as corinthianas foram campeãs da Libertadores e do Paulista, vice-campeãs do Brasileiro e entraram para a história com os recordes de vitórias consecutivas, público da modalidade e a quarta maior invencibilidade do futebol nacional.

Em meados de 2019, a modalidade passou por um "boom" com a Copa do Mundo da Rússia e encerrou o ano em alta. No início de 2020, no entanto, os projetos tiveram que ser interrompidos pela pandemia do novo coronavírus. Trabalhando nos bastidores, Cris Gambaré falou sobre os preparativos para volta da modalidade.

"Não vai parar (o futebol feminino). A realidade não é favorável para o futebol mundial. Problemas financeiros tem em todos os clubes. E o projeto financeiro do feminino é baseado muito no masculino. Ninguém esperava por isso esse não, esse cenário. Mas gente, nós não estamos parados. Nem nós, nem comissão, nem jogadoras, nem projetos", garantiu a diretora

"Agora as coisas estão alinhadas para o masculino voltar, para depois ver o feminino. Primeiro o estadual, depois o nacional. Ainda tem Libertadores, a Conmebol se posicionou sobre as obrigatoriedade, para dar um refresco para clubes não gastarem agora, porque se não vai ter que mandar (gente) embora. Mas o nosso futebol logo tem material novo, as coisas vão surgir. Agora, o projeto de retorno, esperamos que seja o quanto antes, a torcida também. Mesmo não tendo campo aberto para torcida, mas vamos fazer de tudo para todos saírem ganhando com esse cenário", concluiu.

Veja mais em: Corinthians feminino.

Veja Mais:

  • Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Argentinos Juniors

    Corinthians fica com um a menos, volta a jogar mal e é derrotado pelo Argentinos Juniors na Sula

    ver detalhes
  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado falou sobre a situação do Corinthians após derrota na Argentina

    Fabinho Soldado diz que trabalho não 'está sendo o suficiente' e avisa: 'Recados já foram dados'

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes
  • António Oliveira durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Fiel não poupa elenco em derrota e avalia todo o Corinthians abaixo da média; veja notas

    ver detalhes
  • Derrota do Corinthians na Sula desencadeia protestos e pedidos por Cássio no banco

    Derrota do Corinthians desencadeia protestos e pedidos por Cássio no banco; veja comentários

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: