Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians foi 'salvo' pela Portuguesa de eliminação precoce e vexame em 90; relembre

1.9 mil visualizações 15 comentários Reportar erro

Quase vexame do Corinthians foi destaque na Folha de S. Paulo

Quase vexame do Corinthians foi destaque na Folha de S. Paulo

Reprodução

O Corinthians foi campeão brasileiro em 1990, conquista celebrada neste domingo com o lançamento da camisa em homenagem aos 30 anos do título e revivida na TV Bandeirantes, a partir das 16h (de Brasília). Pouco menos de um mês antes daquele 16 de dezembro, porém, o clube ficou muito próximo de um vexame histórico.

Depois de um bom primeiro turno, o Timão capengava na segunda metade do torneio, mas estava praticamente garantido no mata-mata pelo regulamento do torneio. A equipe receberia na última rodada o Internacional, já eliminado e brigando contra o rebaixamento, no estádio do Pacaembu, e só uma catástrofe a tiraria do mata-mata.

Para entender: o regulamento do Brasileiro previa dois grupos e dois turnos. No primeiro, o grupo jogava entre si. No segundo, jogava contra as equipes da outra chave. Os campeões de cada grupo em cada turno asseguravam as primeiras quatro vagas para o mata-mata. As outras quatro estavam reservadas para as quatro melhores campanhas no geral, afora dos campeões dos grupos.

Segundo colocado no Grupo A do primeiro turno, o Timão praticamente administrou seus pontos na segunda metade e chegou à rodada decisiva com 98% de chance de classificação, segundo a Folha de S. Paulo. No dia do jogo, aliás, mais se falava em a equipe golear o Internacional para ter vantagem no mata-mata do que em se classificar para a fase seguinte.

Para que o clube do Parque São Jorge não se classificasse era necessário uma grande combinação de resultados, envolvendo jogos de São Paulo, Palmeiras, Santos, Bahia, Bragantino e Goiás. Pois bem, quase todos prejudicaram o Corinthians, inclusive o dele próprio, menos o duelo entre os goianos e a Portuguesa.

Enquanto os corinthianos levavam 3 a 0 do time gaúcho em pleno Pacaembu, o Goiás precisava de apenas um empate no Canindé para assegurar sua vaga no mata-mata. A Portuguesa, porém, marcou com Vagner Mancini e Ézio, fazendo um 2 a 0 essencial para a classificação dos alvinegros.

Com o resultado, o Timão teve a quarta e última vaga no índice técnico para o mata-mata. Um empate faria os esmeraldinos ultrapassarem os alvinegros no saldo de gols, grande "calcanhar de Aquiles" da equipe de Nelsinho Baptista. E o ano de 1990 pouco simpático seria à história corinthiana.

Relembre momentos da derrota do Corinthians que quase impediu o título de 90

Veja mais em: Títulos do Corinthians, História do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Wesley deve voltar a ser titular do Corinthians na noite desta terça-feira, contra o Argentino Juniors

    Corinthians recusa proposta de clube inglês por atacante Wesley; saiba valor

    ver detalhes
  • Neo Química Arena será palco de mais um jogo do Corinthians neste domingo, contra o Fluminense, pelo Brasileirão; sócios do clube compraram ingresso antes dos demais membros adimplentes do Fiel Torcedor

    Corinthians dá prioridade a sócios do clube, que compram até cinco ingressos antes dos demais

    ver detalhes
  • Rubão e Augusto Melo já estão em conflito há algumas semanas no Corinthians

    Corinthians aguarda volta ao Brasil para bater martelo sobre Rubão; presidente já tomou nova decisão

    ver detalhes
  • Paulinho durante aquecimento para Corinthians e Atlético-MG

    Paulinho retorna com o Corinthians a estádio que o fez repensar carreira no futebol

    ver detalhes
  • Coronado ficou no Brasil para tratar desconforto

    Igor Coronado sente desconforto muscular e desfalca Corinthians na Sul-Americana 

    ver detalhes
  • Corinthians desembarcou na Argentina nesta segunda-feira

    Corinthians desembarca na Argentina sem Coronado; veja lista de relacionados para a Sul-Americana

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: