Venha fazer parte da KTO
x

Relembre os momentos que marcaram os dez anos de espera pelo naming rights da Arena Corinthians

15 mil visualizações 78 comentários Reportar erro

Especulações sobre os Naming Rights da Arena Corinthians começaram há quase 10 anos

Especulações sobre os Naming Rights da Arena Corinthians começaram há quase 10 anos

Meu Timão

Uma das maiores novelas da história do Corinthians está perto do fim. O anúncio dos naming rights da Arena em Itaquera acontece nesta segunda-feira à noite, pouco mais de seis anos após a inauguração oficial do estádio. Por isso, o Meu Timão fez uma linha do tempo para relembrar as expectativas e frustrações vividas pela Fiel.

É importante lembrar que o assunto naming rights passou a ser parte do cotidiano do Corinthians desde o anúncio da construção da Arena, que aconteceu no aniversário de 100 anos do clube, em 2010; passando pela data do início das obras, em maio de 2011, até o último dia 17 de agosto, quando o ex-jogador e ídolo do clube, Neto, divulgou que o negócio foi fechado.

Durante a construção (2011 a 2013)

Algumas especulações passaram a acontecer há oito anos atrás, quando a Arena ainda estava em fase de construção. Em novembro de 2012, foi noticiado um possível interesse da Brahma em adquirir os direitos ao nome da Arena. Já no mês seguinte, novos nomes, inclusive estrangeiros, passaram a ser ligados à negociação.

Logo no início de 2013, com uma equipe bicampeã mundial, outros nome foram colocados na jogada, mas o valor pedido pela diretoria corinthiana era considerado um problema. Esse, inclusive, foi um dos motivos que fez a Itaipava não levar a negociação adiante.

A desistência logo foi ofuscada pelo possível interesse da Emirates em adquirir os naming rights. Andrés Sanchez chegou a ir a Abu Dhabi, mas não teve sucesso na negociação. Outra empresa especulada foi a Kalunga, ex-patrocinadora do clube. Vale lembrar que a Caixa, em 2013, tinha a prioridade no negócio, mas não exerceu.

Inauguração e Emirates (2014)

Próximo a inauguração da Arena, em maio de 2014, as negociações com a empresa árabe ainda seguia em pauta. Andrés Sanchez chegou a realizar novas viagens a Abu Dhabi entre os meses de abril e junho. Uma delas aconteceu poucos dias depois da inauguração do estádio alvinegro e um patrocínio da Emirates junto à compra dos naming rights chegou a ser cogitado.

Em agosto do mesmo ano a negociação parecia próxima, mas um mês depois já era noticiado novos interessados em dar nome à Arena. Andrés Sanchez, que não ocupava a presidência na época, chegou a falar sobre o assunto em uma rede social. Àquela altura, o desejo do Corinthians era negociar o NR o mais rápido possível.

Eternas negociações (2015 a 2017)

O ano de 2015 começou com a declaração do então presidente Mário Gobbi, no programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, que o acordo esteve próximo de ser selado por duas vezes. O mandatário afirmou que uma das empresas era estrangeira, enquanto outra, nacional. Em março, um novo nome foi colocado na mesa após a Chevrolet confirmar conversas para adquirir os direitos.

Em junho, o presidente Roberto de Andrade revelou conversas com quatro empresas e disse estar otimista para o desfecho. Poucos meses depois, o nome de outra montadora passou a ser cotado. Dessa vez, a sul-coreana Hyundai negociava com o Timão e tentava reduzir o tempo de contrato e os valores pedidos pelo clube.

A possibilidade de um anúncio em meio a conquista do hexacampeonato brasileiro surgiu após Andrés Sanchez declarar que não daria datas, mas que o presidente Roberto de Andrade estava empenhado e a torcida poderia aguardar novidades. Ainda assim, o clube terminou mais um ano sem dar nome ao seu estádio.

Em 2016, o empresário e dono da empresa Kalunga, Fernando Garcia afirmou ter feito uma proposta de R$ 380 milhões ao Corinthians dois anos antes, em 2014. Segundo Garcia, as negociações estavam certas e não saberia dizer o motivo pelo qual não deu certo.

Mais promessas (2018 e 2019)

Após um início "silencioso" acerca dos naming rights em 2018, a diretoria veio a público em uma extensa coletiva no mês de julho e Andrés Sanchez admitiu incompetência do clube para sentenciar os acordos. Menos de duas semanas depois, Luis Paulo Rosenberg, então diretor de marketing do clube, afirmou que ao menos seis empresas estariam interessadas no negócio.

Em fevereiro de 2019, Rosenberg fez uma analogia de uma mulher com aids para tentar explicar a razão de o clube ainda não ter negociado os naming rights da Arena Corinthians. A declaração causou revolta e o clube chegou a divulgar nota de repúdio à fala, mas a situação fez com que o dirigente entregasse o cargo.

O desfecho (2020)

17 de agosto de 2020

Depois de meses sem novidades dos naming rights, o assunto voltou com tudo quando o ídolo alvinegro, Neto, afirmou durante seu programa Os Donos da Bola, na TV Bandeirantes, que o Corinthians havia selado o acordo pelos direitos e que o feito serviria como trunfo para Duílio Monteiro Alves alçar a presidência. O clube não demorou para divulga uma nota oficial afirmou que o acordo ainda não havia sido fechado.

O ídolo alvinegro também afirmou que a empresa envolvida na negociação já havia sido patrocinadora do Corinthians anteriormente. Nas redes sociais, a torcida começou a relembrar os patrocínios do Timão e nomes como Samsung e Magazine Luiza foram cogitados - mais tarde, a empresa brasileira descartou a possibilidade.

23 de agosto de 2020

Andrés Sanchez admitiu que o Corinthians estava próximo do acerto através de sua conta oficial no Twitter. Além disso, o mandatário afirmou que a empresa jamais havia estampado a camisa do Corinthians, indo na contramão do que havia sido noticiado previamente.

Mais cedo, neste mesmo dia, o colunista do Meu Timão, Marco Bello divulgou que o nome mais falado entre os conselheiros do clube era a Hypera Pharma - dona da Neo Química, que estampou a camisa entre 2010 e 2011.

27 de agosto de 2020

O presidente Andrés Sanchez voltou ao Twitter logo de manhã e publicou uma mensagem enigmática na última quinta-feira. Em meio as especulações, o mandatário desejou boas-vindas em seu perfil oficial. A ideia, então, seria divulgar o acerto e o nome da empresa próximo ao aniversário do clube.

28 e 29 de agosto de 2020

Em um vídeo divulgado pelo humorista Sergio Mallandro, o presidente Andrés Sanchez revelou que o valor da venda do nome do estádio foi de R$350 milhões de reais.

Em nova publicação no Twitter, Andrés Sanchez prometeu o anúncio do naming rights em breve e pediu calma à torcida corinthiana em chinês, aumentando especulações sobre a empresa que assumiria os direitos do nome do estádio.

31 de agosto de 2020

A expectativa pela venda dos naming rights chegou ao fim. O clube confirmou que o anúncio do novo nome da Arena acontece nesta segunda-feira à noite, um dia antes do aniversário de 110 anos do clube, através de um vídeo gravado pelo ator Dan Stulbach. O evento está marcado para começar às 22h30 e será possível acompanhar no site da Corinthians TV e no Youtube.

Veja mais em: Arena Corinthians, Naming Rights e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians finalizou a preparação para encarar o Red Bull Bragantino, neste sábado, às 18h30

    Corinthians fecha preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino no Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Henrique está com dengue e não deve atuar neste sábado contra o Red Bull Bragantino

    Zagueiro do Corinthians é diagnosticado com dengue e vira desfalque para o Brasileirão

    ver detalhes
  • Maycon possui contrato com o Corinthians apenas até o fim de 2024

    Corinthians é obrigado a renovar empréstimo de Maycon? Veja o que a Fifa (não) diz

    ver detalhes
  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • A Gaviões citou até possíveis punições que os envolvidos podem receber dentro do clube

    Gaviões da Fiel publica nota sobre política interna do Corinthians e pede providências do presidente

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: