Venha fazer parte da KTO
x

Conheça o time que inspirou o Corinthians e ajudou Charles Miller a trazer o futebol ao Brasil

2.5 mil visualizações 19 comentários Reportar erro

Foto do elenco do Corinthian na excursão ao Brasil, em 1910

Foto do elenco do Corinthian na excursão ao Brasil, em 1910

Acervo/Meu Timão

Inspiração corinthiana, o Corinthian-Casuals será homenageado pelo clube do Parque São Jorge e pela Nike no uniforme número três para a atual temporada. O lançamento deve acontecer nesta quinta-feira e o Meu Timão conta um pouco da relação estabelecida entre o clube inglês, o Timão e o próprio futebol brasileiro como um todo.

Como muitos que acessam o Meu Timão já sabem, o nome do Sport Club Corinthians Paulista foi determinado em uma homenagem ao Corinthian FC, que fez a sua primeira excursão pelo Brasil em 1910. Vamos aqui contar alguns detalhes daquela viagem, o tour inaugural do clube pela América do Sul.

No Reino Unido, os críticos do clube não conseguiam entender por que eles escolheram viajar para o Brasil na época - um país que engatinhava no futebol. Acreditava-se que era uma perda de tempo para um time que incluía sete jogadores da seleção da Inglaterra, um do País de Gales e Cuthbert Brisley - então considerado o melhor atacante do mundo.

Alheio a isso, o time chegou no Rio de Janeiro em 5 de agosto daquele ano e, dois dias depois, contra o Fluminense não deu chances após um susto inicial e acabou goleando os então campeões cariocas por 10 a 1.

Em seguida, o clube fez 8 a 1 contra um combinado de jogadores locais e fechou sua estadia carioca contra um misto de Botafogo e Vasco. O resultado foi uma nova vitória corinthiana por 5 a 2.

Os britânicos então foram a São Paulo e tiveram seu jogo mais histórico ao derrotar a AA das Palmeiras por 2 a 0. O difícil duelo era pra ser só mais um registro no seu histórico, mas acabou por inspirar cinco operários a criarem o Sport Club Corinthians Paulista. Não era um Dérbi, mas foi o primeiro Corinthian e Palmeiras relevante da história.

Charles Miller e o Corinthian

O pai do futebol brasileiro, Charles Miller, também tem uma ligação direta com o Corinthian FC. Quando foi à Inglaterra para estudar, Miller, nascido em São Paulo, se apaixonou pelo futebol e começou a praticar o esporte com seus colegas de colégio.

Àquela altura, entre o final do século XIX, o Corinthian já chamava a atenção dos britânicos e via estudantes sonharem em integrar o seu quadro. Miller, admirador, ficou várias vezes em um limiar de espectador e jogador, participando de alguns treinos, mas sem o nível necessário para jogar as partidas.

Até que, em uma partida contra o Hampshire FA, fora de casa, quando alguns jogadores teriam chegado muito em cima da hora e sem a roupa adequada para a prática do esporte. Miller, então, foi designado como um “substituto” na ponta esquerda, no duelo jogado no dia 20 abril de 1892.

A importância desse jogo, porém, vai além dos 90 minutos disputados e vencidos por 1 a 0 pelos corinthianos. Foi justamente um livro de regras da Hampshire Football Association, local onde foi disputada a partida, que Miller trouxe consigo no retorno ao Brasil, dois anos depois. Além da bola e de uma bomba para enchê-la, as regras foram essenciais para que ele explicasse aos colegas de SPAC (São Paulo Athletic Club).

Ou seja, mesmo que indiretamente, o Corinthian foi o embrião inicial não só do clube mais popular da maior cidade do Brasil, mas também do esporte mais popular do país.

Veja mais em: Corinthian-Casuals.

Veja Mais:

  • Coronado ficou no Brasil para tratar desconforto

    Igor Coronado sente desconforto muscular e desfalca Corinthians na Sul-Americana 

    ver detalhes
  • Corinthians desembarcou na Argentina nesta segunda-feira

    Corinthians desembarca na Argentina sem Coronado; veja lista de relacionados para a Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians já sabe quando serão seus confrontos da Copa do Brasil

    Corinthians conhece datas, horários e transmissões de terceira fase da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Corinthians volta a jogar pela Sul-Americana nesta terça-feira

    Corinthians visita Argentinos Juniors para se manter na liderança do grupo na Sula; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    ver detalhes
  • Sergio Moura, responsável pelo acordo com a Gazin, ao lado do presidente Augusto Melo

    Corinthians cede até camarote da Arena em permuta por R$ 100 mil em colchoes, diz site; saiba tudo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: