Há 40 anos, Corinthians de Sócrates enfrentava o time do Maradona, sem o craque argentino

2.1 mil visualizações 16 comentários

Por Meu Timão

Maradona tinha apenas 19 anos, mas já despontava como gênio por ter sido campeão mundial sub-20 pela Argentina

Maradona tinha apenas 19 anos, mas já despontava como gênio por ter sido campeão mundial sub-20 pela Argentina

Getty Images

Exatamente 40 anos atrás, no dia 21 de novembro de 1980, o Corinthians de Sócrates encarou o Argentinos Juniors de um então prodígio Diego Maradona, mas o duelo individual foi desfalcado pelo craque argentino. Por motivos pessoais, o canhoto não esteve presente na vitória por 1 a 0 do Timão sobre os hermanos, em duelo disputado na cidade de Manaus, no Amazonas.

A história desse duelo, vencido pelo Timão com gol do atacante Gil, o Búfalo Gil, foi relembrada recentemente pelo site da ESPN. O jornalista Rafael Valente entrevistou alguns envolvidos no embate que reuniria a única vez em que o clube do Parque São Jorge esteve perto de enfrentar o maior craque da história do país vizinho.

“Eles se recusaram a firmar um contrato no qual a presença do Maradona seria indispensável [para a realização da partida]. Os dirigentes achavam que a imagem do craque deles não podia ser colocada em um jogo em que eles não teriam certeza de que teria grande público”, disse Manoel Chaves, presidente do Nacional-AM à época e responsável pela organização da partida.

De acordo com uma reportagem da “Folha de S.Paulo” da época, o Timão foi chamado para dar mais peso à ida de Maradona e recebeu 25 mil dólares (hoje, com a correção da inflação, seriam 76,1 mil dólares).

Campeão mundial sub-20 no ano anterior, Maradona intrigava os fãs de futebol na expectativa de conhecer a nova sensação do futebol. Em outro tempo das telecomunicações, as excursões de clubes eram a única maneira de pessoas de fora da Argentina vê-lo jogar - ou esperar a Copa do Mundo.

Ele, no entanto, precisou cumprir um acordo comercial com a Puma, sua patrocinadora, na Alemanha, onde foi para gravar uns comerciais. Para chegar a tempo do jogo, ele teria de encarar pouco mais de 14 horas de voo numa escala bastante cansativa: Frankfurt, Paris, Manaus, algo que acabou vetado pelo Argentinos Juniors.

Naquela altura, porém, Sócrates era um nome tão pesado quanto o de Diego para o público local. Autor do gol da partida, Gil deixou claro que, em dezembro de 1980, o Doutor era muito superior ao adversário.

"Até por isso os jornais promoveram o jogo em Manaus como Sócrates x Maradona. Alguns jornalistas queriam fazer essa comparação, mas não dava. O Sócrates já era um nome, o grande jogador que o Brasil viu na Copa de 1982. O Maradona ainda era chamado só de Diego e muitos jogadores do Corinthians nem sabiam quem ele era", assegurou.

Veja mais em: História do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • É assim que o estágio com Pep Guardiola mexeu com o Corinthians de Mancini

    VÍDEO: É assim que o estágio com Pep Guardiola mexeu com o Corinthians de Mancini

    ver detalhes
  • Jemerson fará sua estreia pelo Corinthians diante do São Paulo, dia 13, na Neo Química Arena

    Comissão técnica do Corinthians quer Jemerson contra o São Paulo; veja situação do zagueiro

    ver detalhes
  • Processo foi aberto contra o Corinthians e também contra Ronaldo Fenômeno, que recebia parte do valor que a multinacional pagava para expôr suas marcas na camisa alvinegra no final da última década.

    Corinthians e Ronaldo Fenômeno encerram processo após seis anos; clube via bloqueio, R9 com depósito

    ver detalhes
  • Corinthians consegue se classificar para as quartas de final do Paulistão Sub-20

    Corinthians domina, goleia Oeste e avança para as quartas de final do Paulistão Sub-20

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians treinou no CT Joaquim Grava na manhã desta sexta-feira

    De volta a São Paulo, Mancini faz treino técnico com elenco do Corinthians já de olho no Majestoso

    ver detalhes
  • Por que esses três clubes da Série A podem ajudar Corinthians

    [Lucas Faraldo] Por que esses três clubes da Série A podem ajudar Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: