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Colagrossi detalha planos de marketing do Corinthians e prevê novidades já no próximo mês

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Por Meu Timão

José Colagrossi assume o marketing do Corinthians em 2021

José Colagrossi assume o marketing do Corinthians em 2021

Divulgação/Ibope Repucom

No início de dezembro, o Corinthians conheceu seu novo Superintendente de Marketing e comunicação, José Colagrossi Neto. Colagrossi deve tomar posse na semana que vem, assim como o presidente Duilio, e tem como objetivo transformar digitalmente o clube.

Em entrevista ao Esporte Interativo, Colagrossi compartilhou algumas ideias e planos para impulsionar o marketing alvinegro nos próximos três anos. Dentre os pontos abordados, o Superintendente falou desde a melhoria no programa Fiel Torcedor até a valorização e independência de outras modalidades esportivas.

"A nossa missão é fazer do Corinthians o maior clube das Américas. É um clube que tem uma torcida gigantesca e apaixonada, e uma das coisas que mais me emociona, desde que comecei o processo de transição, é a paixão da torcida. É uma oportunidade única!", afirmou José Colagrossi Neto, que tem feito sucesso nas redes sociais por sua experiência e por dar voz à torcida.

Fiel Torcedor

A torcida pode esperar novidades para o programa já em 2021. Uma das principais queixas da torcida diz respeito ao programa de sócio-torcedor do clube, principalmente do ponto de vista de torcedores de outras localidades, que não encontram vantagens em aderir aos planos atuais.

"A questão do sócio torcedor, que em todo o futebol brasileiro, é muito focado em descontos de ingressos de jogos. Essa é a principal vantagem: você paga uma mensalidade e tem o desconto. Isso continua, porque é importante, mas o Corinthians é um clube internacional e tem torcida no mundo inteiro", explicou Colagrossi.

"No Brasil, uma parte importante da torcida não está perto do estádio e não tem o privilégio de ir ao estádio. Então, o Fiel Torcedor tem que ter benefícios para os torcedores independente de região geográfica, e isso envolve desconto em produtos e serviços que sejam relevantes aos torcedores, tem que ter promoções especiais e descontos únicos que só os torcedores do Corinthians vão ter e acesso a um conteúdo engajador para o proprietário do Fiel Torcedor. Essa é uma prioridade nossa e a gente vai começar a anunciar as novidades no mês que vem e espero que a torcida goste", completou.

Neo Química Arena

Com a ideia de colocar o torcedor corinthiano no centro do clube, Colagrossi contou como o estádio alvinegro fará parte desse projeto. O superintendente explicou que a Neo Química Arena, que já conta com diversos espaços para além do futebol, como uma academia, universidade e centro médico, também terá como objetivo funcionar como um local de desenvolvimento para a Zona Leste da cidade.

"Os planos em relação à Neo Química Arena são: transformar o espaço no centro vivo da paixão corinthiana. O que é isso? É transformar aquele espaço da zona leste de São Paulo em uma cidade e esse processo já começou. Além dos jogos de futebol, já temos uma universidade (UniDrummond), um centro médico em funcionamento, uma das melhores academias da Zona Leste de São Paulo e restaurantes e bares. Vamos criar uma incubadora digital para que os jovens da Zona Leste, que sonham em criar empresas de games e aplicativos, possam ter, além do espaço, tutoria, que vão dedicar tempo e conhecimento para que esses jovens possam desenvolver seus negócios. Fazer do espaço uma cidade que vive e respira 24 horas por dia e sete dias na semana a paixão do Corinthians", esclareceu.

Vale lembrar que, no contrato firmado com a Neo Química, a empresa pode promover shows no estádio. Quanto ao gramado, uma das principais preocupações do clube e torcida, o Superintendente afirmou que já se estuda formas de não afetar o campo em Itaquera. A solução para isso, seria a aproveitar a arquitetura do setor Norte, por exemplo.

"Teremos quatro grandes shows dentro do estádio, isso está no contrato com a Neo Química e pode ser até mais que quatro. Faremos isso protegendo o gramado, que é o melhor do Brasil, e a ideia que se tem e estamos analisando, em questões de infraestrutura, custos e arquitetura é o palco no setor norte e não no gramado. Com o palco em uma altura de três a quatro metros, daria uma visibilidade muito boa para todos os setores e camarotes da Arena", finalizou.

Valorização de ídolos e outras modalidades

Colagrossi também falou sobre a valorização e aproximação da torcida aos ídolos corinthianos, em atividade ou não. A ideia é tornar a relação fã-ídolo mais próxima, promovendo encontros (virtuais ou presenciais), que proporcionem uma experiência diferente ao torcedor corinthiano.

"Valorizando o elenco. Com a digitalização, podemos criar um conteúdo inovador e engajador que as pessoas vão querer ver e replicar, comentar e postar sobre o assunto. Essa aproximação do torcedor com os atletas cria um valor para ambos: para o torcedor, o valor de viver aquele momento, enquanto o atleta de entrar em contato com o torcedor e criar um engajamento. Isso é fruto da digitalização e da transformação digital do clube e também da visão que temos que aproximar os atletas da torcida do clube. Não falo apenas dos atletas atuais, um dos maiores patrimônios dos clubes são seus ídolos, que não desaparecem. O Corinthians é um dos três ou quatro clubes do Brasil que têm a maior coleção de ídolos, das décadas de 60, 70, 80 e até mais recentes… alguns deles estão na mídia, mas outros estão em casa. Então, precisamos criar oportunidades para que torcedores de todas as idades tenham a experiência, seja virtual ou presencial, de conhecer, conversas e fazer uma selfie com seus ídolos. É a história do clube isso. Você está falando da história do clube e a história do clube é o maior patrimônio ao lado da torcida", exemplificou.

Além disso, o Superintendente também falou sobre a valorização de outras modalidades do clube. Em constante crescente, o futebol feminino do Corinthians vem mostrando resultados incríveis e chamando cada vez mais atenção da torcida. Colagrossi acredita que, em breve, a modalidade "caminhe com as próprias pernas" e deseja fazer o mesmo com esportes como basquete, futsal, vôlei e natação.

"Valorizando também... Ao longo dos próximos três anos, vamos tentar quebrar a ideia de que o futebol precisa subsidiar os outros esportes e categorias. Não ficaria surpreso se, já em 2021, o futebol feminino andasse com as próprias pernas e continuar a história de enorme sucesso. Já outros esportes, como basquete, futsal, vôlei, natação o que tem que fazer é transformar cada esporte em uma unidade de negócio. Cada esporte vai ter seu marketing, seu comercial e seu orçamento que você vai tratar como uma unidade de negócio independente. Correr atrás de patrocinador, criar pacotes de parcerias que façam sentido e criar valor para os torcedores, atletas e clubes e contar histórias, criar narrativas e conectar com os torcedores, que tem história, tradição e títulos. Precisamos valorizar e valorizar começa tratando como unidade de negócio. Vamos organizar isso para que seja autossuficiente em algum momento. O objetivo é fazer com que os outros esportes tenham autonomia e independência financeira", acrescentou.

BMG

Uma das parcerias firmadas pelo Corinthians que mais gerou expectativas foi com o Banco BMG. Colagrossi analisou o que não deu certo para que a parceria fosse um sucesso desde o começo, mas vê o BMG, patrocinador máster do Corinthians, como um importante parceiro e afirmou que buscará proporcionar experiências e promoções que justifiquem ao torcedor a razão de valer a pena contribuir para a parceria.

"Ainda acredito que o Corinthians pode e deve ter uma parceria comercial com o BMG muito importante. Houve um problema no anúncio, onde quando foi anunciada a parceria gerou uma certa expectativa que depois não se confirmou. Depois, um problema com o aplicativo do banco, que, sem dúvidas, foi uma das razões para a parceria não ter chegado ao sucesso esperado. Tenho certeza que o BMG pode e deve ser um parceiro estratégico do Corinthians por muitos anos. O que precisamos fazer com o BMG não é diferente de todos os outros patrocinadores: sair da ótica exclusiva de visibilidade e focar em engajamento, que vem de ações, iniciativas, promoções e experiências únicas que apenas os correntistas do banco poderão ter. Estamos conversando com o BMG para ver como podemos crescer a parceria, de forma fora da caixa, com criatividade para engajar o torcedor a ter um valor para a conta ser aberta, além da paixão corinthiana. Isso vai acontecer através de ativações que vão começar a acontecer a partir de janeiro do ano que vem", finalizou.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians e Ações de marketing.

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