Venha fazer parte da KTO
x

Corte de gastos e veto a contratações? Como funciona a parceria entre Corinthians e Falconi

12 mil visualizações 82 comentários Reportar erro

Por Andrew Sousa e Rodrigo Vessoni

Empresa vai auxiliar diretoria do Corinthians na reestruturação financeira do clube

Empresa vai auxiliar diretoria do Corinthians na reestruturação financeira do clube

Rodrigo Vessoni/ Meu Timão

Na manhã desta sexta-feira, o Corinthians anunciou parceria com a Falconi, empresa referência em gestão e organização. Em momento financeiro delicado, o clube entende que precisa do auxílio da consultoria para se colocar nos trilhos novamente.

Diante do anúncio e das possíveis dúvidas que possam surgir na Fiel, o Meu Timão separou alguns pontos importante da parceria explicados na coletiva de anúncio por Wesley Melo, diretor financeiro do clube, e André Paranhos, representante da empresa de consultoria.

Cortes de gastos

Ao contrário do que alguns torcedores podem ter como primeira impressão, a parceria entre o Corinthians e Falconi não visa única e exclusivamente o corte de gastos. Diretor financeiro do clube, Wesley Melo ressaltou que o foco é na mudança de mentalidade, até mesmo pelo sucesso de outros esportes que representam a Fiel - Duilio Monteiro Alves, pouco antes, tratou como um passo importante para uma "transformação administrativa".

"A análise da Falconi é sempre técnica, não é aleatória. Eventualmente todos sabem do trabalho e estamos contando com a análise de análises deles. Claro que pode haver corte, mas não é uma coisa aleatória. Cada modalidade precisa ser auto sustentável para que se encontre um ponto de equilíbrio. Com a visão de fora da Falconi, entendemos que tem muita influência dentro do clube e temos a previsão de alavancar receita e cortar custos. A mudança requer que a mentalidade mude. Teremos muitos treinamentos para que o propósito maior, de reajustar o clube, seja cumprido", pontuou

Representante da Falconi na coletiva de anúncio da parceria, André Paranhos também falou sobre os possíveis cortes de gastos - inicialmente, o vínculo é de um ano, mas há interesse de renovar até o fim da gestão de Duilio.

"Gestão não é redução de gasto, não é corte desenfreado de custo. Quando falamos de gestão, precisamos de uma visão sistêmica pautada em análises técnicas para identificar onde devemos investir nossos recursos. Nosso objetivo é arrumar a casa, colocar práticas de gestão, aperfeiçoar a maturidade de governança da instituição. Com isso vamos potencializar tudo isso a longo prazo para que isso gere mais valor. Acreditamos que, quando implementar, tendo os resultados, e esse investimento será visto em outro pontos. A gente tá aqui com o objetivo de transformar a cultura do clube. Não houve e não há direcionamento de cortes aleatórios, discricionários, redução desenfreada e maluca.", afirmou.

Sem reforços?

A chegada da empresa, então, não significa total corte de gastos. Ou seja, o time alvinegro ainda deve fazer contratações, como prometido por Mancini após classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.

"A Falconi está contratada para nos ajudar a encontrar ineficiências e canalizar investimento no lugar correto. Não dá para cortar o investimento no futebol e ter um desempenho ruim, porque isso também afeta financeiramente. Se o clube ficasse em oitavo, a premiação era uma, ficamos em 12º e a diferença foi de R$ 5 milhões. Então não adianta não investir no futebol, o time precisa ser competitivo e vai ser. O passo só não vai ser maior que a perna", ressaltou Wesley Melo.

"Vamos usar a base, como já estamos usando, assim como o Varanda e outros meninos. Sempre vamos brigar para competir porque isso também alavanca receita, seja de premiação, visibilidade, marketing... Temos essa preocupação, nossa capacidade de investimento é limitada, mas vamos investir. Isso não pode ser um custo, e sim um investimento", acrescentou.

Poder de veto

Outro fator que gera curiosidade na torcida é a relação da Falconi com o futebol diretamente. A empresa poderá vetar uma contratação que foge dos padrões financeiros do clube ou a diretoria segue com liberdade para investir como bem entender? Questionado, André Paranhos desconversou em duas oportunidades, mas ressaltou que a empresa chega alinhada com a direção para tomar decisões mais técnicas.

"A gente tem um alinhamento muito grande com a diretoria. É um programa de longo prazo, para estruturar a gestão do clube. Ele é pautado com a garantia do alinhamento do planejamento, das metas, mas vamos estar junto no controle e captura, quando tiramos do papel e implementamos isso. É um momento importante e que teremos que tomar decisões. Estamos alinhamos para que possamos, nas análises e recomendações que aparecerem, que trabalharemos em conjunto para gerar esse valor para o clube", destacou.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: