Grupo de oposição do Corinthians cobra Duilio por nomeação de diretores após quase 90 dias

15 mil visualizações 191 comentários

Duilio Monteiro Alves foi empossado no dia 4 de janeiro; nove diretores e o secretário geral seguem desconhecidos do torcedor

Duilio Monteiro Alves foi empossado no dia 4 de janeiro; nove diretores e o secretário geral seguem desconhecidos do torcedor

Divulgação

Um grupo de 25 conselheiros de oposição do Corinthians enviou um ofício ao presidente Duilio Monteiro Alves cobrando as nomeações de nove diretores e do secretário geral. Nomes esses que, quase 90 dias depois da posse, ainda não foram anunciados de forma oficial pelo mandatário. Duilio foi empossado no dia 4 de janeiro - veja carta abaixo.

A reportagem do Meu Timão teve acesso ao documento, que ressalta a nomeação de apenas três diretores até o momento: Roberto de Andrade (diretoria de futebol profissional); Wesley Melo (diretor financeiro) e Herói Vicente (diretor de negócios jurídicos).

Além de trazer o artigo do Estatuto do Clube que, supostamente, não está sendo cumprindo, o ofício traz à tona todos os cargos que seguem vagos no Corinthians:

  • Secretário geral;
  • Diretor de futebol de base;
  • Diretor de patrimônio;
  • Diretor de esportes terrestres;
  • Diretor administrativo;
  • Diretor de esportes aquáticos;
  • Diretor social;
  • Diretor de marketing;
  • Diretor de relações institucionais;
  • Diretor cultural.

"A não nomeação de membros para importantes cargos nos causa muita preocupação, afinal, em um ano desafiador por conta dos impactos da pandemia do Covid-19, entendemos que os departamentos deveriam estar em pleno e absoluto funcionamento, com o compartilhamento de todos os dados para a Presidência, bem como para a consultoria contratada", afirmou o grupo de conselheiros, em certo trecho do documento.

Segundo sócios oposicionistas, Duilio ainda não fez a nomeação pelo fato de os diretores, automaticamente, perderem o mandato de conselheiro. Como a primeira chapa suplente é composta por sócios de oposição, anunciar de forma oficial antes das votações de balanço e orçamento fiscal é perder um voto a favor e ganhar um voto contrário.

O outro lado

A reportagem do Meu Timão entrou em contato com a comunicação do Corinthians para saber se o presidente Duilio Monteiro Alves se pronunciaria sobre o tema. A resposta:

"O Sport Club Corinthians Paulista recebe com naturalidade a livre manifestação dos conselheiros signatários da carta. No entanto, é preciso esclarecer ao público que o Estatuto do Clube atribui ao presidente todas as decisões sobre nomeações da diretoria, sem que nenhum dos artigos lhe imponha um prazo a cumprir.

Cabe ressaltar também que, no espírito da gestão profissional, todos os departamentos do Clube estão dotados de executivos remunerados e operacionais. Tais profissionais se reportam à Presidência sempre que necessário, realizando reuniões periódicas, adequadas aos protocolos recomendados e à redução das atividades causada pela pandemia."

Luiz Wagner Alcântara, o "Wagnão" (vice), Duilio Monteiro Alves e Elie Werdo (vice) durante a coletiva de imprensa, no dia 4 de janeiro

Luiz Wagner Alcântara, o "Wagnão" (vice), Duilio Monteiro Alves e Elie Werdo (vice) durante a coletiva de imprensa, no dia 4 de janeiro

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Veja abaixo a carta do grupo de conselheiros da oposição a Duilio Monteiro Alves

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA DIRETORIA DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, SR. DUILIO NOCCIOLI MONTEIRO ALVES

Os CONSELHEIROS abaixo identificados em ordem alfabética, vêm, respeitosamente, perante V.Sa., visando a mais regular transparência nas relações entre os membros do Conselho Deliberativo e da Diretoria do Sport Club Corinthians Paulista, expor e requerer o quanto segue:

Sabemos do grande desafio que será realizado pela nova diretoria que obteve êxito nas eleições com base em propostas modernas como a contratação de auditoria/consultoria financeira, o que já ocorreu, motivo pelo qual apresentamos nossas felicitações.

Ocorre que desde a posse, ocorrida em 04 de janeiro de 2021 apenas 3 (três) diretores foram nomeados, quais sejam:

Roberto de Andrade Souza – Diretoria de Futebol Profissional;
Wesley Melo – Diretor Financeiro;
Herói Vicente – Diretor de Negócios Jurídicos.

Dispõe o art. 103 do Estatuto vigente, que deverá o Presidente da Diretoria a sua livre escolha designar os seguintes outros cargos:

Secretário Geral;
Diretor de Futebol de Base;
Diretor de Patrimônio;
Diretor de Esportes Terrestres;
Diretor Administrativo;
Diretor de Esportes Aquáticos;
Diretor Social;
Diretor de Marketing;
Diretor de Relações Institucionais;
Diretor Cultural.

A não nomeação de membros para importantes cargos nos causa muita preocupação, afinal, em um ano desafiador por conta dos impactos da pandemia do Covid 19, entendemos que os departamentos deveriam estar em pleno e absoluto funcionamento, com o compartilhamento de todos os dados para a Presidência, bem como para a consultoria contratada.

Importante também mencionarmos que as regras estatutárias, determinam em seu art. 109 que a diretoria deverá se reunir ordinariamente de forma mensal, senão vejamos:

Art. 109 – A Diretoria reunir-se-á ordinariamente mensalmente e extraordinariamente quando convocada pelo Presidente.
§1°: Participarão das reuniões da Diretoria o Presidente, os Vices-Presidentes da Diretoria, o Secretário Geral e os Diretores. (g.n.)
§2°: Os Diretores apresentarão a Diretoria os relatórios dos Departamentos sob sua administração.
§3°: Os Diretores Adjuntos poderão assistir às reuniões da Diretoria, quando convidado ou convocados pelo Presidente, não tendo, porém, direito a voto nas decisões.

Manifestamos aqui total ciência quanto ao delicado momento de transição, todavia, se não existem Diretores devidamente designados, impossível se mostra a realização de importante reunião, o que é uma obrigatoriedade, nos termos do Estatuto vigente.

Como sabido, as reuniões de início de ano têm por objetivo discutir e deliberar o orçamento anual de cada uma das diretorias, conforme reza o art. 111, item 9, que inserimos abaixo:

Art. 111 – Compete a Diretoria:

9 – Organizar os orçamentos anuais, por departamentos administrativos, com a estimativa da receita e a fixação das despesas.
...
Ora, conforme noticiado pelo Diretor Financeiro, Sr. Wesley Melo, na entrevista coletiva ocorrida em 19.03.2021, todos os departamentos receberam os seus respectivos orçamentos, que contém importante e necessária redução de 20% nas despesas.

Causou estranheza aos subscritores deste ofício como cada uma das diretorias foi representada na reunião, bem como quem recebeu o orçamento com a importante redução noticiada, afinal, 70% (setenta por cento) dos diretores sequer foram nomeados.

Vale lembrarmos que uma das atribuições do Presidente da Diretoria é a de cumprir e fazer cumprir o Estatuto e demais normas internas do Corinthians, conforme dispõe o art. 112, item 22.

Assim, tendo em vista o delicado momento por que passa nossa instituição, alertamos V.Sa. da necessidade de imediata nomeação de nosso corpo diretivo, o que será de total relevância para superarmos o delicado momento financeiro demonstrado de forma tão transparente pelo Diretor Financeiro Sr. Wesley Melo, na entrevista coletiva de 19.03.2021.

Por fim, gostaríamos de salientar a importância do cumprimento das regras estatutárias, legais e do plano de gestão apresentado por V. Sa. durante o pleito eleitoral, afinal, antes da criação de um departamento de compliance, seria mais interessante o cumprimento do Estatuto vigente in totum.

Desde já agradecemos Vossa atenção, subscrevendo-nos.

São Paulo, 23 de março de 2021.

Nome: Ana Lucia Tomé Orfão
Matrícula: 319.353-00

Nome: Arcangelo Sforcin Filho
Matrícula: 911.538-00

Nome: Armando José Terreri Rossi Mendonça
Matrícula: 312.260-00

Nome: Caio Mora Ribeiro
Matrícula: 320.028-00

Nome: Carlos Henrique Cavalcante Matheus
Matrícula: 260.094-00

Nome: Carlos Ojeda
Matrícula: 295.608-00

Nome: Fabio Antônio Palmieri
Matrícula: 319-013-00

Nome: Fabio Francisco de Albuquerque Carrenho
Matrícula: 306.022-00

Nome: Fabricio José Parras Vicentim
Matrícula: 267.760-00

Nome: Fabio Luiz da Silva
Matrícula: 307.636-00

Nome: Jair João de Lima
Matrícula: 313.087-00

Nome: Julio Kahan Mandel
Matrícula: 310.763-00

Nome: Levon Kessadjikian Filho
Matrícula: 295.077-00

Nome: Marcelo Arone Garcia
Matrícula: 317.106-00

Nome: Oldano Gonçalves de Carvalho
Matrícula: 305.112-00

Nome: Paul André Reiter
Matrícula: 313.567-00

Nome: Paulo Roberto Bastos Pedro
Matrícula: 314.246-00

Nome: Rafael Ferreira de Castilho
Matrícula: 313.024-00

Nome: Renato Campiteli Rodrigues
Matrícula: 311.320-00

Nome: Rodrigo Adura
Matrícula: 298.900-00

Nome: Rodrigo Vicente Bittar
Matrícula: 318.919-00

Nome: Rozallah Santoro Jr
Matrícula: 313.221-00

Nome: Silvestre Fabbri
Matrícula: 910.152-00

Nome: Ubiratan Mendonca Junior
Matrícula: 316.954-00

Nome: Wagner Augusto Guedes Mohallem
Matrícula: 313.081-00

Veja mais em: Parque São Jorge, Eleições no Corinthians e Duílio Monteiro Alves.

Veja Mais:

  • Corinthians lança terceira camisa em homenagem às mulheres

    Corinthians lança nova terceira camisa em homenagem às mulheres; veja fotos

    ver detalhes
  • Corinthians e Palmeiras definem o Brasileirão Feminino com muitas opções de transmissão

    Saiba como assistir à final do Brasileirão Feminino entre Corinthians e Palmeiras

    ver detalhes
  • Róger Guedes marcou os dois gols do Corinthians contra o Palmeiras

    Corinthians volta a jogar bem em casa e conta com noite inspirada de Guedes para vencer o Palmeiras

    ver detalhes
  • Corinthians e Palmeiras decidem o Brasileirão Feminino neste domingo

    Corinthians recebe o Palmeiras em busca do tricampeonato do Brasileirão Feminino; veja detalhes

    ver detalhes
  • Róger Guedes foi o nome da noite do Corinthians

    Róger Guedes beira nota máxima e é o melhor do Corinthians no Dérbi; reserva é o pior

    ver detalhes
  • Corinthians manteve a sexta colocação no Brasileirão

    Corinthians assegura vaga no G6 em mais uma rodada do Brasileirão após vencer Palmeiras; veja tabela

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x