CBF adotará substituição adicional por concussão ainda nesta temporada

1.8 mil visualizações 16 comentários

Por Meu Timão

Goleiro Cássio sofreu uma concussão no último mês de dezembro e passou a noite em uma UTI

Goleiro Cássio sofreu uma concussão no último mês de dezembro e passou a noite em uma UTI

Danilo Fernandes/ Meu Timão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá adotar um protocolo que permite uma alteração extra em caso de concussão durante as partidas nesta temporada. A informação foi divulgada pelo UOL Esporte.

De acordo com o colunista Gabriel Coccetrone, a CBF informou através de Jorge Pagura, chefe da comissão médica da entidade, que deve adotar a prática no futebol brasileiro. A atitude foi elogiada pelo fisioterapeuta esportivo Hermano Pinheiro.

"Estamos discutindo em qual dos campeonatos organizados pela CBF aplicaremos a substituição extra, mas sem dúvida será utilizada", afirmou Pagura.

"A adoção de substituições adicionais em suspeita de concussão cerebral é uma evolução importante no protocolo existente no futebol profissional. A Premier League adotou essa iniciativa em fevereiro e, no Brasil, a CBF deveria seguir o exemplo. Atualmente, os 3 minutos de paralisação são insuficientes para uma avaliação neurológica adequada", avaliou Hermano Pinheiro.

Em dezembro do ano passado, o goleiro Cássio sofreu uma concussão durante o duelo entre Corinthians e Goiás, na Neo Química Arena. Na ocasião, o arqueiro deixou o gramado de ambulância e passou a noite na UTI para cumprir o protocolo pós-concussão.

O lance aconteceu quando Cássio tentou defender um cruzamento e foi atingido por Vinícius Lopes involuntariamente na lateral da cabeça, caindo no chão e ficando estirado. Ele recebeu tratamento e tentou seguir em campo, mas pediu substituição e precisou ser imobilizado para seguir até o hospital.

O mesmo se repetiu no último final de semana, no Campeonato Pernambucano. No duelo entre Vitória-PE e Náutico, Giovani e Palominha, se chocaram fortemente logo nos primeiros segundos de partida e chegaram a ficar desacordados por alguns minutos.

Palominha foi substituído depois de cair no gramado, poucos minutos depois do choque - o jogador teve uma fratura na face confirmada. Já Geovani chegou a vomitar à beira do campo no final do primeiro tempo.

Na partida entre Sport e Central, o goleiro Carlos Eduardo teve um episódio semelhante ao do goleiro Cássio, quando tentou cortar um cruzamento e acabou trombando com o zagueiro Lucão.

Veja mais em: Cássio e Departamento Médico.

Veja Mais:

  • Guilherme permaneceu no Parque São Jorge apenas entre janeiro de 2016 e março de 2017, sendo emprestado na sequência para Athletico Paranaense, Bahia e Fluminense, sempre com parte ou a totalidade do salário pago pelo Corinthians

    Justiça: Corinthians é condenado a pagar dívida referente à aquisição do meia Guilherme em 2016

    ver detalhes
  • Organizadas do Corinthians farão protesto no Parque São Jorge neste sábado

    Caverna do Dragão e nove dirigentes: organizadas do Corinthians divulgam faixa de protesto

    ver detalhes
  • Erika, Adriana e Tamires são três das cinco corinthianas convocadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio

    Corinthians tem cinco convocadas para representar a Seleção Feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio

    ver detalhes
  • Jean (volante, Marítimo-POR), Camacho (volante, Santos) e Léo Príncipe (lateral, CRB) foram três dos 26 jogadores que deixaram o Corinthians sem render dinheiro nos últimos dois anos (2020 e 2021)

    Nos últimos dez anos, 117 atletas deixaram o Corinthians sem render dinheiro ao clube

    ver detalhes
  • Corinthians finalizou o primeiro treino preparatório para enfrentar o Bahia, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro

    Corinthians se reapresenta e faz treino técnico e de finalizações de olho no duelo contra o Bahia

    ver detalhes
  • Paolo Guerrero deixou o Corinthians em 2015; jogador tem contrato com o Internacional até o final de 2021, mas não deve vir ao Timão

    Diretor de futebol do Corinthians nega procura por Paolo Guerrero: 'Não há interesse'

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x