Corinthians fazia sua primeira partida como visitante pela Libertadores da América há 44 anos
550 visualizações 13 comentários
Por Meu Timão

Basílio, que seria herói seis meses depois, era um dos destaques daquele Corinthians
Divulgação/ Corinthians
O Corinthians fez, há exatos 44 anos, o seu primeiro jogo como visitantes na Copa Libertadores da América. Estreante na competição na edição de 1977, o Timão atuou diante do El Nacional no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, e acabou derrotado por 2 a 1 pelo time da casa.
Em campo com praticamente a mesma base que seria campeã paulista seis meses depois, grande foco do clube naquele momento, o Timão viu os donos da casa abrirem o placar com Corrêa, aos 19 minutos, e Rhon, aos 30 minutos.
Sentindo bastante o cansaço por causa da altitude, segundo os jornais da época, Wladimir deu lugar a Ruço, que conseguiu diminuir o placar após receber bola escorada por Geraldão, na metade da etapa final.

Corinthians jogou sem transmissão de TV e sem goleiro reserva
Reprodução
Classificado para o torneio por ter sido vice-campeão brasileiro do ano anterior, o Timão carregava consigo a pressão de ser vencedor do Estadual depois de quase 23 anos sem erguer a, então, principal taça em disputa na temporada.
A preparação para o embate, aliás, rendeu algumas histórias. Torcedores foram ao Parque São Jorge antes do embarque, realizado em uma sexta-feira em Viracopos, aeroporto de Campinas, com destino a Lima. De lá, o time seguiu para Quito confiante que voltaria com duas vitórias diante de adversários desconhecidos - acabou derrotado também pelo Deportivo Cuenca.
No primeiro jogo, por sinal, não havia nem reserva para o gol. Tobias sofreu uma luxação no ombro pouco antes da viagem e Solito, o terceiro goleiro, não tinha passaporte. Como o documento só ficaria pronto na semana seguinte, ele chegou apenas para o embate em Cuenca, deixando Jairo como único arqueiro da delegação.