Corinthians não tinha ataque tão jovem desde derrota trágica no ano do rebaixamento
2.0 mil visualizações 21 comentários

Por Tomás Rosolino

Lulinha era a grande estrela da companhia na base e do quarteto que entrou em campo naquele novembro de 2007
Getty Images
O Corinthians escalou na noite do último domingo um quarteto ofensivo que tinha média de idade na casa dos 20 anos, um marca inédita desde a queda da equipe para a segunda divisão, em 2007. A última vez que quatro nomes tão jovens ficaram a cargo do ataque alvinegro, no entanto, não traz boas recordações ao Timão.
Vitinho, com 21 anos, Mosquito, com 23, Varanda e Cauê, com 18 anos, são os mais jovens a ter essa responsabilidade desde que o técnico Nelsinho Baptista mandou a campo um time que tinha entre seus nomes da frente Lulinha, 17 anos, Éverton Ribeiro, 18 anos, Dentinho, 18 anos, e Arce, 22 anos.
Hoje até bem respeitável, o quarteto, que ostenta um dos melhores jogadores do futebol brasileiro na última década (Éverton) e o artilheiro do século do Timão (Dentinho), foi escalado no dia 28 de novembro de 2007, a derrota por 1 a 0 para o Vasco, no estádio do Pacaembu, tratada por muitos como a causa direta do rebaixamento à Série B.
Naquela ocasião, Éverton era praticamente um ala pela esquerda, mas tinha a liberdade de ser o armador pelos três zagueiros às suas costas. Lulinha fazia companhia ao seu lado na construção, enquanto Dentinho e Arce eram os finalizadores. Nomes usados na campanha, os experientes Finazzi e Clodoaldo estavam machucado e suspenso, respectivamente.
Ainda que o canhoto hoje no Flamengo tenha dado belo passe para Arce isolar cara a cara com o goleiro, o quarteto inexperiente pouco produziu e viu Alan Kardec, com a ajuda de Fábio Ferreira, decretar o revés corinthiano. Dos quatro, só Dentinho teve uma carreira consolidada no clube.
Com inícios semelhantes, os quatro que atuaram no domingo também são três da base (Varanda, Cauê e Vitinho) e um contratado (Mosquito). O mais experiente se consolidou durante a última temporada, enquanto os outros três buscam o seu lugar ao sol. Varanda, titular em todos os jogos desde o começo do Paulista, parece estar um passo à frente.
É claro que nem de lembranças ruins vivem ataques jovens montados pelo Corinthians. O time foi campeão em 2005 com um quarteto com média de 21,25 anos de idade, mas Rosinei (22), Carlos Alberto (21), Tévez (21) e Nilmar (21) já eram jogadores bem estabelecidos no cenário até mundial do futebol.
Veja o raio-x dos ataques jovens do Corinthians:
Corinthians 0 x 1 Vasco - 2007
Éverton Ribeiro - 18 anos
Lulinha - 17 anos
Dentinho - 18 anos
Arce - 22 anos
Média: 18,75 anos
Guarani 0 x 1 Corinthians - 2021
Rodrigo Varanda - 18 anos
Cauê - 18 anos
Vitinho - 21 anos
Mosquito 23 anos
Média: 20 anos