Exclusivo: os líderes de assistências do Corinthians desde 1945 em diante; veja novo ranking

8.0 mil visualizações 76 comentários

Claudio Christovam de Pinho, além de artilheiro, é também quem mais deu assistências com a camisa do Corinthians na história

Claudio Christovam de Pinho, além de artilheiro, é também quem mais deu assistências com a camisa do Corinthians na história

Arquivo Corinthians

Depois de mais alguns meses de pesquisa, madrugadas a fio e novos arquivos de jornais desbravados, o repórter Tomás Rosolino, do Meu Timão, conseguiu estender a pesquisa sobre os maiores "garçons" da história do Corinthians. O levantamento agora chega tão longe quanto 1945 e apresenta cada vez mais um panorama mais perto do completo sobre o passado alvinegro - a consulta ao Almanaque do Timão, do historiador e jornalista Celso Unzelte, foi fundamental para o projeto.

As principais - e esperadas - inclusões na lista capitaneada por Marcelinho Carioca no primeiro recorte ficam pelos membros do histórico time da década de 50, multicampeão estadual, regional e com alguns títulos internacionais, como a Pequena Taça do Mundo, a Taça Charles Miller e a Copa do Atlântico.

Claudio Christovam de Pinho, que ostenta o título de maior artilheiro da história do clube, é também quem mais deu passes para gol no recorde alcançado até aqui. Ele deu incríveis 191 assistências nos seus mais de 500 jogos pelo Timão e tem quase uma participação direta em gol por jogo na sua trajetória pelo clube.

Além dele, quem também aparece lá em cima e passa por muito da contagem centenária é o meio-campista Luizinho, o Pequeno Polegar. Ele deu 166 passes para gol de 1949 a 1967 além de ter balançado a rede em 175 oportunidades.

Notícias relacionadas
Notícias relacionadas
Mega levantamento: Meu Timão traz para você as assistências do Corinthians desde 1962 Mega levantamento: Meu Timão traz para você as assistências do Corinthians desde 1962
A

Meu Timão

Outra inclusão entre os primeiros foi o centroavante Baltazar, segundo maior artilheiro da história corinthiana, com 269 gols, e autor de 88 passes para gols de companheiros. O Cabecinha de Ouro é o sexto no geral entre os "garçons" na contagem atualizada.

Outras novas inclusões no top-20 são o ponta direita Battaglia, autor de 50 passes para gol, o mesmo número de Fagner. Rafael Chiarella, também presente na reta final do grande time dos anos 50, deu 49 passes para gol. Ruy, que compôs a linha de ataque nos anos 40, entra no limite do corte com 39 assistências.

Além de ser inédito, o levantamento ajuda a entender a importância o impacto desses atletas com a camisa alvinegra e na história do futebol, buscando fazer jus a uma época não tão bem documentada do esporte como hoje.

Falando nisso, por sinal, fica o agradecimento expressão à Folha de S. Paulo, ao Estado de S. Paulo, ao jornal O Globo, ao Diário do Grande ABC e à Gazeta Esportiva, fundamentais para que fosse realizada a pesquisa.

Os critérios para a consignação da assistência são claros: quando o relato do jogo descreve um passe direto para o jogador que fez o gol. Se há relato de rebote ou intervenção de um zagueiro, não foi considerado passe para gol.

Consolidado de assistências de 1945 a 2020

1 - Claudio - 191 assistências
2 - Marcelinho - 185 assistências
3 - Luizinho - 166 assistências
4 - Rivellino - 120 assistências
5 - Vaguinho - 104 assistências
6 - Baltazar - 88 assistências
7 - Jadson - 63 assistências
8 - Sócrates - 59 assistências
9 - Ricardinho - 57 assistências
10 - Kleber - 53 assistências
11 - Fagner - 50 assistências
Battaglia - 50 assistências
13 - Zenon - 49 assistências
Rafael - 49 assistências
15 - João Paulo - 46 assistências
16 - Gil - 43 assistências
17 - Danilo - 40 assistências
18 - Ruy - 39 assistências
Eduardo - 39 assistências
Gilson Porto - 39 assistências

*Jogadores incluídos na extensão da pesquisa

Veja mais em: Jogos Históricos, História do Corinthians e Ídolos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians volta a ter titulares para decisão contra a Inter de Limeira

    Corinthians volta a relacionar titulares para decisão contra a Inter de Limeira; volante segue fora

    ver detalhes
  • Parceria entre Corinthians e IBM foi anunciada no final de 2018

    Corinthians e IBM entram em rota de colisão e site do Fiel Torcedor sai do ar

    ver detalhes
  • Corinthians conheceu detalhes de próximo compromisso pelo Paulistão

    Corinthians conhece horário de duelo decisivo contra a Inter de Limeira; jogo vai para a TV aberta

    ver detalhes
  • Mandaca foi um dos destaques de Corinthians x Novorizontino

    Mandaca em destaque e discurso de Flávio de Oliveira: veja os bastidores da vitória do Corinthians

    ver detalhes
  • Bruna e Rafael se conheceram no Parque São Jorge, quando o goleiro fez parte das categorias de base durante os anos de 2010 e 2011

    Rival do Corinthians, goleiro da Inter de Limeira é casado com funcionária da Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Matheus Alexandre, lateral-direito, de 22 anos, e Thiaguinho, volante, de 24 anos; dupla tem contrato com o Corinthians e não poderá atuar nesta terça=feira

    Corinthians veta participação de dupla da Inter de Limeira; rival tem quatro ex-atletas do clube

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x