Venha fazer parte da KTO
x

Jornalista analisa evolução de Éderson e simula 'encaixe' do jogador no meio campo do Corinthians

23 mil visualizações 207 comentários Reportar erro

Por Julia Raya, Andrew Sousa e Vitor Chicarolli

Buscando diminuir sua folha salarial, o Corinthians tem emprestado alguns de seus jogadores. Um deles é o volante Éderson, que defende o Fortaleza até o final da temporada. Em conversa com o Meu Timão, o jornalista Luca Laprovitera analisou a evolução do atleta no clube cearense.

Éderson chegou ao Corinthians em 2020, após deixar o Cruzeiro. Enquanto ainda vivia o processo de adaptação ao Timão, o volante viu o clube enfrentar um momento de instabilidade com treinadores. Assim, as oportunidades para o volante eram poucas, enquanto as críticas da torcida eram muitas, já que o clube não vivia boa fase. Éderson era bastante criticado por erros principalmente técnicos, mas agora no Fortaleza o atleta mostra ter evoluído.

"Aqui ele erra pouco drible, viu. Está errando pouco. Ontem mesmo (17 de junho), com o Atlético-GO, ele fez um drible saindo da zaga, passando por três adversários. Parece ter evoluído nesse sentido, sim. Não erra muitos passes... às vezes erra um pouco em passes longos, mas isso se ajeita. Em drible, passe curto, carregar a bola, ele parece estar tranquilo. Não tem o que reclamar disso até agora não. Ele acerta 85% dos passes por jogo (em média, com dados do SofaScore). Ele tem passes longos, cruzamentos... ele tem 92% de acerto no campo de defesa, no de ataque, 79%, em bolas longas, 80% e passes-chave ele acerta 75%. Ele está com bom número, sim. É um jogador que realmente... de todos os jogadores, desde a chegada do novo treinador, ele e o Tinga são os que mais evoluíram. Especialmente por estar no meio de campo, que exige, ele melhorou, mas joga bem e está bem fisicamente. Ele jogou praticamente os 11 jogos, não foi substituído, leva pouco cartão...", analisou Luca - confira a entrevista completa no vídeo acima.

Luca contou, ainda, sobre o processo de adaptação de Éderson ao Fortaleza, que também enfrentou dificuldades recentes com treinador. De acordo com o jornalista, o novo esquema de jogo foi essencial para que o volante pudesse mostrar seu melhor em campo. O bom momento de Éderson, inclusive, faz o clube nordestino considerar comprá-lo em breve - o atleta está emprestado até o final da temporada.

"Quando a gente tinha o Enderson (treinador), era claro (a dificuldade dele)... a gente jogava sem a bola, corria atrás da bola, e pesava no Éderson, ele parecia lento, mas não é. Quando a gente tem o esquema agora, que não precisa correr sempre atrás da bola, ele dá certo. A gente tem ali a linha de três, na marcação, no passe... isso exige intensidade, mas não exige que ele corra pra cima e pra baixo, um lado e pro outro... ele corre menos sem necessidade, está na zona de combate. (...) Isso passa muito pelo esquema, ele é jovem, às vezes parece ter dificuldades em algumas mudanças, tem algumas deficiências ofensivas, mas já vemos que evoluiu do Estadual pro Brasileiro . Hoje, o Fortaleza pensa bem mais em comprar o Éderson. Agora não, porque o financeiro não ajuda, mas no decorrer do ano, com premiações, o clube tem esse interesse, principalmente porque podemos permanecer com o treinador", explicou.

Éderson tem 22 anos e pode ganhar nova chance no Corinthians ao final de seu empréstimo para o Fortaleza, uma vez que seu contrato com o clube alvinegro tem duração até o final de 2025. Analisando o estilo de jogo atual do Timão com Sylvinho, Luca contou como imagina que o jovem volante se encaixe no modelo de jogo corinthiano.

"Não, ele não é (como o Roni, que está em todo lugar). Ele é intenso, mas não assim. (Aqui no Fortaleza) tem sempre dois, três jogadores no ato, na bola. Isso ajuda muito. O esquema do Corinthians são três jogadores, Roni, Gabriel e Cantillo, às vezes é muito espaçado. Isso complica. O Éderson sempre tem alguém perto para passar, isso facilita. E não existe no Corinthians. A gente tem dois alas, não dois pontas... enfim, não vejo o Éderson como jogador de intensidade, de quebrar o jogo. Esse jogador, com essas características, não é o Éderson. Ele está mais pra um jogador como o Gabriel, que sai jogando, que pro Roni. Pode ser também parecido com o Cantillo. Vejo como o Gabriel pelo bom chute, que pisa um pouco mais. Éderson tem esse chute de longe, é nosso melhor chutador, em muito tempo. Não vejo ele muito encaixotado, como Cantillo, nem como Roni, que precisa estar em todo lugar", projetou o jornalista.

Veja mais em: Éderson e Jogadores emprestados.

Veja Mais:

  • Corinthians conhece adversários da primeira fase da Sul-Americana

    Corinthians conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Corinthians pode faturar mais de R$ 50 milhões em caso de título na Sul-Americana

    Saiba quanto o Corinthians pode faturar com participação na Sul-Americana de 2024

    ver detalhes
  • Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retomou os trabalhos nesta segunda-feira

    Elenco do Corinthians se reapresenta para 'intertemporada' sem presença de técnico; entenda

    ver detalhes
  • A atividade deve acontecer na Vila Belmiro, mas sem presença da torcida

    Corinthians marca jogo-treino contra rival para esta semana; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Vinicius
    Foto do perfil de Vinicius

    Ranking: 709º

    Vinicius 2424 comentários

    @vinicius.nagy em

    O Mosquito saiu, jogou bem no Coritiba, voltou e hoje é o melhor jogador do elenco. O Everton Ribeiro jogou bem no São Caetano, não foi aproveitado pelo Corinthians e virou um dos melhores jogadores do país. O Ederson é jovem e tem um baita potencial. Merece uma segunda oportunidade.

  • Gustavo
    Foto do perfil de Gustavo

    Gustavo 58 comentários

    @gustavo.sccp9 em

    Pra mim, o Ederson pode render muito jogando pelo Corinthians. Ele é um volante moderno, que sabe marcar e atacar, e além do mais, é jovem. Tenho certeza, que ele terá um futuro imenso pela frente.

    Ederson é titular fácil nesse time do Corinthians. Fácil.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Francisco
    Foto do perfil de Francisco

    Ranking: 278º

    Francisco 4587 comentários

    207º. @francisco.eduardo7 em

    Mil vezes melhor que Jô é ganhar bem menos <br> Séria ótimo

    Mil vezes melhor que Jô é ganhar bem menos
    Séria ótimo para o Corinthians agora

  • Bernardo
    Foto do perfil de Bernardo

    Ranking: 21º

    Bernardo 26448 comentários

    206º. @bernardo.sa em

    Deixa ele lá evoluindo + há

  • junior souza
    Foto do perfil de junior souza

    Ranking: 1452º

    Junior 1383 comentários

    205º. @junior.souza84 em

    Poxa vida... Ajuda aí meu Timão
    Tomara que os kras do Fortaleza queira contratar ele lá em definitivo...chega de volantes...já foi o Camacho, vai o Ramiro...pode ir o Gabriel também...e os que já foram... Richard, Ederson, Matheus Jesus, Warian e Thiaguinho...q pelo amor de Deus algum time queira tds esses jogadores em definitivo...bora mostrar matérias dos atacantes...como está o Natan na Espanha... Matheus Matias no sub 23... Janderson e André Luiz no Atlético Goianiense... Madson e Marquinhos...e também jovem atacantes pra indicar ao nosso Timão

  • Marcelo Morais
    Foto do perfil de Marcelo Morais

    Ranking: 2773º

    Marcelo 780 comentários

    204º. @marcelo.morais10 em

    Não sei porque ele está fora, não é pior que nenhum dos outros volantes.

  • Daniel
    Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 857º

    Daniel 2091 comentários

    203º. @daniel.nakama em

    É do Corinthians, está em alta no Fortaleza... Traz de volta e vê o que dá já que Ramiro e Camacho vão embora.

    Vai que dá certo com técnico novo né?

    Estamos precisando de qualquer um que some e dê opções já que o elenco é tecnicamente horroroso...