Venha fazer parte da KTO
x

Gustavo Almeida fala em Sub-17 com 'valores do Corinthians' e sobre força máxima no Paulistão

3.1 mil visualizações 19 comentários Reportar erro

Por Luis Speyer Fabiani

Treinador Gustavo Almeida durante goleada do Corinthians sobre o Santos, pelo Brasileiro Sub-17

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Eliminado precocemente do Brasileirão da categoria, o Corinthians Sub-17 passa por um longo período sem jogos oficiais. No total, Gustavo Almeida, treinador da equipe, terá 56 dias, focados somente em treinamentos e amistosos, até seu próximo compromisso, quando enfrentará o Guarani, pelo Paulistão Sub-17, neste sábado.

O comandante terá em mãos um elenco rejuvenescido, já que foram nove atletas promovidos à categoria Sub-20. Em entrevista exclusiva ao Meu Timão, Gustavo Almeida falou sobre a reformulação no plantel, e detalhou o período logo de treinamentos que teve.

"Nesse período de segundo semestre, como ocorre todo ano no Sub-17, depois do meio do ano, é hora de olhar mais os mais jovens, que usaram o primeiro semestre para evoluir, usaram os treinos para evoluir, e nesse momento eles estão mais prontos, no ponto de vista físico, quanto técnico, quanto mental, para aproveitar mais as oportunidades no Sub-17. O foco nesse período foi realmente os atletas de 2005, avaliar aqueles jogadores que já tem um certo potencial pra começar a ser protagonistas nessa categoria. Principalmente pela ocupação do espaço de alguns 2004 na categoria de cima e de outros que vem fazendo o processo de transição." explicou Gustavo, ao Meu Timão.

Ainda que tenha tido maus resultados em 2021, foi sob o comando de Gustavo Almeida que o Corinthians se sagrou vice-campeão Brasileiro Sub-17, em 2019. A equipe ainda contava com Cauê, Rodrigo Varanda, e Matheus Donelli, nomes conhecidos pela torcida corinthiana.

Na conversa com o Meu Timão, Gustavo Almeida ainda falou sobre sua relação com a comissão do Sub-20, o elenco que utilizará no Paulistão e seus objetivos para o restante da temporada. Confira na sequência!

Confira a entrevista completa com Gustavo Almeida

A categoria ficou um longo período sem jogos. Qual tem sido o foco principal dos treinamentos?

"Nesse período de segundo semestre, como ocorre todo ano no Sub-17, depois do meio do ano, é hora de olhar mais os mais jovens, que usaram o primeiro semestre para evoluir, usaram os treinos para evoluir, e nesse momento eles estão mais prontos, no ponto de vista físico, quanto técnico, quanto mental, para aproveitar mais as oportunidades no Sub-17. O foco nesse período foi realmente os atletas de 2005, avaliar aqueles jogadores que já tem um certo potencial pra começar a ser protagonistas nessa categoria. Principalmente pela ocupação do espaço de alguns 2004 na categoria de cima e de outros que vem fazendo o processo de transição."

Wesley (2005) deve ganhar espaço no Paulistão

Wesley, nascido em 2005, deve ganhar espaço no Paulistão

Agência Corinthians

No Sub-20, é normal a utilização de um time alternativo no campeonato estadual. Como será no Sub-17?

"A ideia é ir com o time mais forte possível. Vamos contar com todos os atletas que estiverem disponíveis. Óbvio que pelo momento do Sub-20, de duas competições simultâneas e pesadas, eles estão tendo que revezar o elenco, e isso abre espaço para alguns 2004 participarem, mas no momento em que isso não ocorrer, eles vão ser utilizados embaixo, por que nosso objetivo é continuar desenvolvendo eles. Continuar fazendo com que esses jogadores em transição consigam desempenhar o máximo possível na categoria deles, que é o que vai fazer com que eles cresçam, se desenvolvam ao máximo como jogadores".

O Corinthians é o time com mais representantes na Seleção Sub-15, composta por atletas de 2006. Como funcionará a integração desses nomes ao Sub-17?

!O 2006 é uma categoria que ficou muito tempo parada, estão há um grande tempo sem competir, então nesse momento é importante que eles voltem a esse momento de competição, por isso a importância do Paulista Sub-15, para que a gente possa realmente vê-los e avaliá-los, e acontecer o processo normal. O normal é eles competirem dentro da categoria e próximo ao fim do ano acontecer o processo de transição para o Sub-17. Caso haja alguma situação pontual, que a gente avalie como um desafio interessante, ele treinar ou jogar na categoria de cima, a gente pode fazer. Mas a prioridade é que esses atletas possam competir na sua categoria".

Diogo Siston revelou boa relação com você. Como tem sido o dia-a-dia?

"Tem sido um momento bem interessante dentro do clube, em relação à integração das categorias. As ideias estão batendo, como a forma de as fazer. Então diariamente temos conversas para alinhamento de processos, de ideias, de descida ou subida dos jogadores, para tentar fazer isso de uma forma transparente, clara, tanto entre a gente, como para os jogadores. Para isso, a gente conta com o apoio do Eduardo Húngaro, nosso coordenador, que acaba fazendo essa mediação também. Nosso contato é diário, permanente, e de muita troca de informação".

E por fim, quais são os objetivos almejados pela categoria para a temporada?

"O objetivo continua sendo o mesmo desde o primeiro dia que iniciamos os trabalhos: uma categoria que represente bem os valores do clube, em todos os momentos, dentro e fora de campo. A gente espera um time valente, corajoso, sufocante, protagonista, que é o que se espera de jogadores em formação dentro do Corinthians, que um dia sonham em representar o profissional. Então, a gente mantém essa linha, obviamente aproveitando jogadores mais novos, buscando iniciar um novo ciclo, dentro de um processo de avaliação normal e natural que acontece no futebol, depois de um certo momento, há uma avaliação, alguns jogadores continuam, outros não, outros ganham mais espaço, e isso faz com que o clube cresça, que a equipe cresça, e que no final do ano a gente consiga trazer os resultados esportivos, que é a conquista de um título paulista, e o mais importante, chegar no final do ano com jogadores prontos e preparados para chegar no Sub-20, e aqueles mais novos prontos para ser protagonistas no Sub-17 no ano que vem".

Veja mais em: Corinthians Sub-17 e Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Cláudia

    Cláudia 200 comentários

    19º. @claudia.fernandes3 em

    Cadê o RUAN RODRIGO? Garoto que o Corinthians contratou até o fim de 2021, que veio da várzea de Lajedo pé?

    Não está jogando no sub 17 porque? Se esse garoto fizer no campo de jogo pelo o conrinthians as jogadadas e dribles que fez no vídeo do youtube, ele será nosso novo GARINCHA ou NEYMAR!

    PORQUE aqui no Corinthians sempre é difícil ver um garoto de 16 ou 17 anos subir para o time principal, se ele tem talento?

    Porque esse garoto ainda não jogou no Sub-17?

    Como fará uma avaliação se o garoto não jogar para mostrar seu valor e habilidades dentro do jogo? OU de novo, estão enchendo o time de empresários e pés de rato no nosso Corinthians?

    Vamos RUAN RODRIGO, da várzea para o CORINTHIANS e para o MUNDO!

    Vai Corinthians

  • Publicidade

  • Foto do perfil de JC

    Ranking: 129º

    Jc 7615 comentários

    18º. @jc.penna em

    Faça a limpa. Mande embora os pangares que são muitos. Trabalhe apenas com os craques. Craques resolvem e dão lucro. Pangare ninguém quer.

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 77857 comentários

    17º. @luiz.fernando.balest em

    Vai Timãozinho!

  • Foto do perfil de Giovanni

    Ranking: 402º

    Giovanni 3779 comentários

    16º. @giovanni.da.silva em

    Ele é bom... Saindo o jaça dos subs já melhora muito... Parar de contratar pra sub e só ir pra outro quando estourar na idade...

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 494º

    Felipe 3300 comentários

    15º. @felipe.silva218 em

    Bom técnico sub 17 teve muito desfalques no dm e demorou pra encaixar no Paulistão tem tudo pra ir bem