Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians confirma ausência de Willian e reclama de tratamento desigual da Anvisa ao Flamengo

24 mil visualizações 243 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Willian teve sua estreia adiada

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians soltou uma nota oficial na manhã deste domingo para se posicionar a respeito do caso envolvendo o meia-atacante Willian. O jogador foi retirado da lista para disputar a partida deste domingo, contra o Atlético-GO, em Goiânia, em respeito a uma determinação da Anvisa conhecida apenas no sábado.

No informe, o clube disse respeitar todas as decisões para controle da pandemia da Covid-19 e por isso o fará sem objeções. Depois, porém, reclama de falta de igualdade no tratamento dispensado ao meio-campista Andreas Pereira, do Flamengo, que até já estreou pelo clube carioca no Brasileiro, mas nem chegou a ser procurado pelo órgão.

"Corinthians se reserva o direito de protestar quanto ao tratamento desigual dispensado pelo órgão, conforme reconhecido pela própria Agência nos últimos parágrafos do comunicado sobre o atleta Willian", avaliou o time alvinegro - veja a nota completa abaixo. Willian deve ficar à disposição contra o América-MG, no próximo final de semana.

Ao chegar no Brasil, no dia 1º de setembro, Willian declarou sua passagem pelo Reino Unido, o que motivou a Anvisa a emitir um Termo de Controle Sanitário do Viajante (TCSV), informando sobre a obrigatoriedade da quarentena de 14 dias. A nota do órgão, publicada sábado, ainda diz que o atleta assinou o termo e se responsabilizou em cumprir com as regras sanitárias.

"O Corinthians jamais vai estar contra as autoridades de saúde. No entanto, é extremamente preocupante a maneira como essas questões vem sendo tratadas. Tudo que pedimos é clareza e um critério único pro que é sério e delicado. A confusão não protege a saúde de ninguém", disse o presidente Duilio Monteiro Alves em seu Twitter.

Realizar treinos no CT Joaquim Grava e entrar em campo pelo Corinthians, no entanto, fere o termo de conhecimento do atleta. Dessa maneira, a Anvisa entrou em contato com o clube, com a CBF e acionou também a vigilância sanitária de Goiânia.

"Neste sábado (11/09), a Anvisa emitiu oficio à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Sport Club Corinthians Paulista, advertindo que o jogador assinou o TCSV junto à Anvisa e está impedido de participar de atividades como treinos e partidas de futebol, devendo cumprir o autoisolamento, sob pena de responsabilização civil, administrativa e penal. A Vigilância Sanitária do Município de Goiânia também foi acionada e já localizou o hotel onde está o time do Corinthians para que possa atuar".

Na manhã do sábado, alguns representantes do órgão de saúde foram até a casa do meia questioná-lo sobre seu período no Brasil, mas o atleta estava no CT Joaquim Grava. A reportagem do Meu Timão apurou alguns detalhes sobre a posição do clube naquele momento.

Veja a nota do Corinthians na íntegra:

O Sport Club Corinthians Paulista esclarece que, em observância à portaria 655/21 da Anvisa (que trata de restrições de entrada no Brasil de pessoas vindas do Reino Unido), o atleta Willian não irá a campo para a partida deste domingo, em Goiânia, contra o Atlético-GO.

Desde o início da pandemia, o clube sempre cumpriu as regras sanitárias impostas pelas mais diferentes autoridades de saúde, mesmo que algumas delas tenham se revelado confusas. Logo, cumprirá sem objeções o papel de difusor das medidas da portaria 655/21.

No entanto, o Corinthians se reserva o direito de protestar quanto ao tratamento desigual dispensado pelo órgão, conforme reconhecido pela própria Agência nos últimos parágrafos do comunicado sobre o atleta Willian, emitido no sábado (11).

O clube espera que a Anvisa e os demais órgãos públicos que compõem o sistema orientem com maior clareza os viajantes, atletas ou não, e os monitorem de forma igualitária e clara, buscando atingir o objetivo da portaria, que é o de preservar vidas, evitando especulações indesejadas e desinformação.

Atenciosamente,
Sport Club Corinthians Paulista

Veja mais em: Nota oficial, Willian e Pandemia do coronavírus.

Veja Mais:

  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado falou sobre a situação do Corinthians após derrota na Argentina

    Fabinho Soldado diz que trabalho não 'está sendo o suficiente' e avisa: 'Recados já foram dados'

    ver detalhes
  • Carlitos Tévez é o atual técnico do Independiente, da Argentina

    Ídolo do Corinthians é internado na Argentina com dores no peito; confira

    ver detalhes
  • Adrián Brizuela vinha treinando com o elenco do Sub-18 enquanto se adaptava ao Brasil e aguardava o acerto entre o Corinthians e seu ex-clube

    Corinthians desiste de contratação de paraguaio para o Sub-20; jogador já treinava no CT

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: