Corinthians inaugurava o tobogã do estádio do Pacaembu 51 anos atrás

830 visualizações 16 comentários

Corinthians e Nacional do Uruguai foram os escolhidos para disputar a partida

Corinthians e Nacional do Uruguai foram os escolhidos para disputar a partida

Reprodução/Estadão

O Corinthians participou há exatos 51 anos da reinauguração de um remodelado estádio do Pacaembu. No dia 27 de outubro de 1970, o Timão recebeu o Nacional do Uruguai em um amistoso que servia para estrear o tobogã, novidade no lugar da concha acústica, e o novo gramado do municipal.

O duelo terminou 0 a 0, com o clube do Parque São Jorge não sabendo aproveitar a vantagem de jogar todo o segundo tempo com um jogador a mais. Não era para menos, porém, já que o rival tinha nove jogadores da seleção uruguaia, semifinalista da Copa do Mundo meses antes, e venceria a Libertadores no ano seguinte.

Uma matéria do Estado de S. Paulo conta que o embate, que recebeu pouco mais de 11 mil pagantes, também serviria para pagar o que restava do passe do centroavante Célio Taveira, contratado justamente do time uruguaio meses antes. Machucado, Célio não participou da partida.

Além do novo lance de arquibancada, considerado "desconexo do restante do estádio e feio" pela publicação, também foi possível ver o novo gramado do Pacaembu, entregue com um ano de atraso. Um alagamento durante partida entre Corinthians e Santos, em 1969, forçou a troca da grama.

A

Reprodução/Estadão

O aniversário da inauguração do tobogã é completado justamente enquanto sua destruição é concluída. O local era um espaço da arquibancada que ficava localizado atrás de um dos gols do estádio. Em seu lugar, será construído, segundo a concessionária, "um edifício multifuncional, com espaços pensados para proporcionar experiências únicas, diferente do que São Paulo conhece".

De acordo com a Concessionária Allegra Pacaembu, a demolição do histórico tobogã terá a duração de cerca de três a quatro meses e quase todo o concreto já presente no local será reaproveitado.

O projeto do edifício que substituirá o tobogã engloba um centro de convenções e eventos no subsolo, que ainda contará com um estacionamento novo. O térreo terá uma esplanada ao ar livre com vista para o gramado e um boulevard que transformará o atual estacionamento em uma praça com espaços para alimentação e serviços.

Em toda a história, o Corinthians já disputou 1699 jogos no Pacaembu, sendo 969 vitórias, 399 empates e 331 derrotas. Foram 3321 gols marcados e 1935 gols sofridos. A última vez que a equipe atuou no estádio foi em novembro de 2019, quando empatou em 1 a 1 contra o Palmeiras. O gol foi marcado por Michel Macedo, já nos acréscimos, e Bruno Henrique empatou para o rival, dois minutos mais tarde.

Veja mais em: História do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Giuliano concluiu a transição e deve ser relacionado para duelo com o Grêmio

    Corinthians faz treino tático para jogo contra o Grêmio e conta com retorno de Giuliano

    ver detalhes
  • Duilio Monteiro Alves (presidente) e José Colagrossi Neto (superintendente de marketing e comunicação) estão à frente das conversas com a empresa

    Corinthians e empresa do ramo de agronegócio negociam acordo de patrocínio; veja os detalhes

    ver detalhes
  • Róger Guedes defendeu o trabalho de Sylvinho no Corinthians

    Róger Guedes defende Sylvinho no Corinthians: 'Vai ser um dos melhores do Brasil'

    ver detalhes
  • Róger Guedes destacou ambições com a camisa do Corinthians para 2022

    Róger Guedes explica 'não' a clube árabe e destaca vontade de fazer história pelo Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians lança camisa em homenagem a Sócrates; em 2021, completam-se dez anos sem o ídolo alvinegro

    Corinthians lança camisa em homenagem a Sócrates; veja fotos e detalhes

    ver detalhes
  • Brabinhas fazem final contra o São Paulo na Neo Química Arena

    Corinthians divulga orientações para reservas de ingressos para a final do Paulista Feminino Sub-17

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x