Autor de biografia de Sócrates revela como surgiu interesse em falar sobre o ídolo do Corinthians

740 visualizações 9 comentários

Por Meu Timão

Morte de Sócrates completa 10 anos neste sábado, 4 de dezembro

Morte de Sócrates completa 10 anos neste sábado, 4 de dezembro

Irmo Celso/Placar/ Divulgação Corinthians

No dia que a morte de Sócrates completou dez anos, a Twitch do Meu Timão falou com Andrew Downie, autor do livro Doutor Sócrates: A biografia. O escritor falou de seu relacionamento com o ex-jogador do Timão - veja vídeo abaixo.

De acordo com Downie, o seu interesse em Sócrates nasceu na Copa do Mundo de 1982, quando o Brasil jogou contra a Escócia. Para o autor, ali começou a sua história com o ex-jogador.

"Eu sou da época que viu o Sócrates jogar nas Copas. O Brasil jogou contra a Escócia, em 82, e eu lembro desse jogo, vocês ganharam de 4 a 1. Lembro dele dessa época", revelou ao Meu Timão.

Outra coisa que inspirou Downie a escrever sobre Sócrates foi a obra de Ruy Castro sobre Garrincha. Para o autor, era necessário expor esse outro lado do Doutor para o máximo de pessoas possíveis.

"Traduzi o livro de Ruy Castro sobre o Garrincha para o inglês. Aí eu queria fazer outro livro, que foi sobre o Sócrates. Um cara que todo mundo admira, respeita e adora. Eu achava que mais pessoas deviam saber sobre o Sócrates. Não sobre o jogador, mas o que ele fez fora de campo. É ainda mais interessante a parte fora das quatro linhas", concluiu Andrew Downie.

Sinopse

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. Um nome longo e improvável, mas bastante apropriado para um personagem tão múltiplo e fascinante. Sócrates foi em seu tempo um dos símbolos máximos do futebol brasileiro e, fora de campo, uma referência política fundamental na luta pelo retorno à democracia no Brasil. Em seu íntimo, porém, rejeitava a aura que cerca os ídolos, e sentia verdadeira satisfação nas realizações e nas vontades mais terrenas, como tantos outros Souzas e Oliveiras.

Em "Doutor Sócrates — A biografia", Andrew Downie conseguiu reunir e descrever, a partir de um detalhado trabalho jornalístico, todos os diferentes perfis que couberam dentro da personalidade de Sócrates. Um homem do interior de São Paulo, conservador antes da chegada à capital paulista e profundamente transformado pelas experiências que viveu no futebol, na política e também no âmbito pessoal — camada que, ao longo de seus 57 anos de vida, nunca se dissociou das outras.

Publicada originalmente em inglês e depois lançada em francês, italiano, polonês e turco, a biografia mais completa sobre Sócrates chega enfim ao Brasil. Já era hora de o leitor brasileiro ter acesso às páginas que contam toda a trajetória de vida de uma das figuras mais interessantes do nosso esporte. Permeado pelos excessos e pelas contradições do biografado, trata-se de um relato que não cede ao ímpeto de canonização. É transparente e direto, provavelmente como Sócrates, o ícone terreno, gostaria que fosse.

Veja o vídeo

Veja mais em: Sócrates, Ídolos do Corinthians e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Cantillo virou desfalque para o Corinthians no Paulistão após ser convocado de última hora para seleção colombiana

    Cantillo é convocado de última hora e Corinthians perde volante para os primeiros jogos do Paulistão

    ver detalhes
  • Timãozinho está sediado no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri

    Meu Timão transmite final entre Corinthians e Santos pela Copa Votorantim; veja como assistir

    ver detalhes
  • Diferença de cores do setor norte mostra o impacto do trabalho de limpeza; Corinthians quer finalizar até terça-feira, quando o estádio será reaberto à torcida

    Corinthians faz limpeza na parte interna da Neo Química Arena; veja fotos

    ver detalhes
  • [Vitor Chicarolli] O motivo que impediu Éderson de voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians volta a jogar na próxima terça-feira, contra a Ferroviária

    Corinthians divulga orientações para o acesso de torcedores à Neo Química Arena no Paulistão

    ver detalhes
  • Jogadores do Corinthians deram sequência a preparação para estreia no Paulistão

    Corinthians faz treino de posse de bola e marcação de olho em duelo contra a Ferroviária

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x