Renato Augusto faz golaço, Corinthians busca o empate e deixa Grêmio mais perto da Série B
37 mil visualizações 1.011 comentários Reportar erro

Por Raul Moura

Renato Augusto fez uma pintura contra o Grêmio
Danilo Fernandes/Meu Timão
1
X
1
Brasileirão 2021
05 de dezembro de 2021, 16:00
Corinthians 1 x 1 Grêmio
Neo Química Arena, São Paulo, SP.
Ver todos 1829 marcaram presença
Na tarde deste domingo, o Corinthians recebeu o Grêmio pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2021. Em jogo realizado na Neo Química Arena, o time treinado por Sylvinho empatou por 1 a 1, com gols de Renato Augusto e Diego Souza, contra a equipe de Vagner Mancini.
O Timão não fez um bom jogo e viu o Grêmio jogar com mais intensidade. Com um primeiro tempo trucado, Diego Souza abriu o placar aos 39 minutos. Depois disso, o time de Sylvinho tentou empatar, mas não conseguiu furar o bloqueio da zaga do time do Rio Grande do Sul. Isso mudou aos 40 da segunda etapa, quando Renato Augusto acertou um belo chute.
Com o empate, o Corinthians chegou aos 57 pontos conquistados no Brasileirão. Por conta da derrota do Fluminense contra o Bahia, o time treinado por Sylvinho garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores de 2022. Por outro lado, o Grêmio segue vivo, em situação delicada, na primeira divisão.
Anota aí, Fiel! - O próximo compromisso do Corinthians é na quinta-feira, fora de casa. O Timão visita o Juventude, pela última rodada do Brasileirão, em jogo disputado no Alfredo Jaconi.
Escalação
O técnico Sylvinho foi obrigado a mexer no time, já que Fagner e Gabriel estavam suspensos. Sendo assim, o Corinthians começou o jogo decisivo com a seguinte escalação:
- Cássio; Du Queiroz, João Victor, Gil e Fábio Santos; Xavier, Renato Augusto, Giuliano, Willian e Róger Guedes; Jô.

Meu Timão
Por outro lado, Vagner Mancini escalou o Grêmio com: Gabriel Grando; Rafinha, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva e Campaz; Jhonata Robert, Ferreira e Diego Souza.
O jogo
Primeiro tempo
A primeira etapa foi marcada por muitas faltas e erros bobos do Corinthians. Jogando por sua vida no campeonato, o Grêmio foi melhor e criou as principais oportunidades dos 45 minutos iniciais.
Já com 14 minutos de jogo, o Grêmio tinha dois amarelados: Rafinha e Kannemann, O time treinado por Rio Grande do Sul parava muito o jogo e o juiz deixou de amarelar Diogo Barbosa em duas oportunidades.
O Corinthians chegou pela primeira vez no ataque com 17 minutos. Willian bateu falta e Róger Guedes cabeceou para fora. No lance seguinte, Giuliano perdeu bola no meio e viu Thiago Santos puxar contra-ataque. Campaz finalizou para fora.
Com 28 minutos, mais uma chegada do time de Mancini. Campaz fez jogada pela esquerda e cruzou, mas João Victor cortou sem sustos. Logo depois, Ferreirinha cortou dois e finalizou, mas a bola passou longe do gol de Cássio.
O Timão voltou a assustar com Willian. Após linda jogada com Renato Augusto, o camisa 10 apareceu livre na área e finalizou, sozinho, na trave. Apesar de parecer estar na mesma linha, o bandeirinha anotou impedimento. Após mais uma boa jogada de Willian, o Corinthians assustou mais uma vez. Giuliano apareceu livre e finalizou, mas a zaga do Grêmio cortou em cima da linha.
Com 38 minutos de jogo, Diego Souza abriu o placar para os visitantes. Xavier errou passe na saída de bola, Ferreira cruzou e Diego Souza, que aproveitou falhas de Gil e Fábio Santos, ficou livre para marcar o primeiro do jogo.
Depois do gol, o duelo ficou ainda mais quente. Róger Guedes sofreu falta e reagiu. Por conta disso, Geromel foi reclamar com o camisa 123 e começou a confusão. Ambos os jogadores foram amarelados.
Segundo tempo
Apesar de um primeiro tempo abaixo da média, o Corinthians voltou do intervalo sem mudanças no time. Como o esperado, o Timão voltou mais no campo do ataque, enquanto o Grêmio esperava o contra-ataque.
Com cinco minutos, Willian fez jogada individual, cortou três e deu uma pancada de fora da área, mas Gabriel Grando fez grande defesa. Logo depois, Gil recebeu cruzamento e cabeceou para fora.
Pressionando em busca do empate, o Corinthians chegou mais uma vez. Willian achou Renato Augusto na lateral e o camisa 8 cruzou. Róger Guedes dominou e chutou, mas foi travado pela zaga gremista.
Com 12 minutos de jogo, Sylvinho fez a sua primeira mudança. De forma ofensiva, Gabriel Pereira entrou na vaga de Xavier. Dessa forma, o Corinthians passou a jogar de forma mais ofensiva. Cinco minutos mais tarde, Willian fez mais uma jogada individual e, dessa vez, cruzou. Após Gabriel Grando cortar, a bola sobrou para GP, que chutou para fora do gol.
O jogo, então, passou a ficar ainda mais truncado e sem grandes chances de gol para as duas equipes. Com 27 minutos, Rafinha matou o contra-ataque e poderia ter sido expulso, mas Bruno Arleu de Araújo não deu o segundo cartão amarelo.
Aos 31 minutos, Sylvinho fez mais uma alteração. Giuliano, que voltou de lesão já como titular, saiu e Gustavo Mosquito entrou em seu lugar. Sem conseguir furar a parede gremista, o Corinthians finalizou de longe com Renato Augusto, mas a bola passou por cima do gol.
Em sua tentativa de longe, Renato Augusto anotou uma pintura para empatar o placar. O camisa 8 chutou de fora da área e a bola foi no ângulo esquerdo do gol. Depois do empate, a Neo Química Arena pulsou ainda mais.
Com 44 minutos, Sylvinho mudou mais duas vezes: Luan e Vitinho nas vagas de Jô e Willian. Dois minutos mais tarde, Mosquito bateu e Gabriel Grando fez grande defesa. No último lance de ataque, Luan serviu Róger Guedes, mas o camisa 123 demorou para chutar.