Venha fazer parte da KTO
x

Você sabe quem são os sete campeões europeus que o Corinthians enfrentou na história?

3.4 mil visualizações 19 comentários Reportar erro

O PSV, em 2018, foi o último campeão europeu enfrentado pelo Corinthians

O PSV, em 2018, foi o último campeão europeu enfrentado pelo Corinthians

Imago by Getty Images

O Corinthians celebrou nesta sexta-feira o aniversário de 22 anos do empate por 2 a 2 com o Real Madrid, no estádio do Morumbi, mas essa não foi a única vez em que o Timão encarou um time que podia se dizer campeão europeu. Ao todo, foram sete adversários na história que tinham essa taça na galeria.

Foram, ao todo, oito jogos, com três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota contra esses clubes. Vale lembrar que não entram na conta, por exemplo, os quatro duelos contra o Barcelona, que ainda não havia sido campeão europeu quando encarou o Timão, nas décadas de 50 e 60.

Internazionale-ITA

A

Reprodução/Estadão

A Inter de Milão havia sido bicampeã europeia em 1964 e 1965 e encarou o Timão dentro da sua casa, no dia 29 de maio de 1966. Com um jovem Rivellino no seu meio-campo, o clube alvinegro conseguiu uma vitória por 3 a 1 sobre o time do técnico Helenio Herrera, gols marcados por Nair e Ney, duas vezes. Ney é pai de Dinei, ídolo corinthiano dos anos 90. Foi o único jogo entre os clubes.

Real Madrid

Edu e Redondo, do Real Madrid, durante o jogo entre os clubes no Mundial de 2000

Edu e Redondo, do Real Madrid, durante o jogo entre os clubes no Mundial de 2000

Imago by Getty Images

O Real Madrid já era hexacampeão europeu e havia levado o título continental três meses antes quando empatou por 1 a 1 com o Timão em 3 de setembro de 1966, no troféu Ramon de Carranza, em um raro jogo com Rivellino e Garrincha em campo juntos pelo clube do Parque São Jorge. O gol foi marcado pelo atacante Tales, após passe de Riva, mas o Timão caiu nos pênaltis. Os dois times voltaram a se enfrentar em 2000, com novo empate, seis meses antes do oitavo título continental dos espanhóis.

Feyenoord

O clube holandês havia vencido a Liga dos Campeões no dia 6 de maio de 1970 e, no 28 daquele mês, recebeu o Timão em jogo para mostrar a força do seu time. Sem Ado e Rivellino, que estavam com a Seleção Brasileira para a disputa da Copa, o Timão perdeu por 4 a 2. Suíngue e Adnam anotaram os tentos alvinegros.

Hamburgo

A

A

Reprodução/Estadão

Campeão europeu em 1983, o Hamburgo enfrentou o Corinthians oito anos depois, na Copa Euro-América, no estádio do Canindé. O resultado, como várias vezes aconteceu entre 1989 e 1993, foi de 1 a 0, com gol marcado pelo meia Neto, de falta.

Milan

O encontro com o pentacampeão europeu Milan se deu em 1997, em Belo Horizonte, num empate sem gols pela Copa Centenário de BH. O time italiano tinha entre os seus craques os zagueiros Maldini e Costacurta, além do atacante George Weah, eleito o melhor do mundo dois anos antes.

Chelsea

Guerrero comemora o gol contra o Chelsea em 2012

Guerrero comemora o gol contra o Chelsea em 2012

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O mais lembrado dos confrontos foi a final do Mundial de Clubes contra o Chelsea, campeão europeu seis meses antes. Em campo, o Timão soube mostrar a sua qualidade e ganhou com um gol marcado pelo centroavante Paolo Guerrero, na metade do segundo tempo. Cássio foi eleito o melhor em campo.

PSV

Campeão da Liga dos Campeões em 1988, o PSV foi adversário do Corinthians na Florida Cup de 2018. No primeiro jogo daquela pré-temporada, o Timão empatou por 1 a 1, gol marcado por Rodriguinho, e levou a classificação para a decisão do torneio ao vencer por 5 a 4 nos pênaltis.

Veja mais em: Retrospecto do Corinthians e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Wesley deve voltar a ser titular do Corinthians na noite desta terça-feira, contra o Argentino Juniors

    Corinthians recusa proposta de clube inglês por atacante Wesley; saiba valor

    ver detalhes
  • Neo Química Arena será palco de mais um jogo do Corinthians neste domingo, contra o Fluminense, pelo Brasileirão; sócios do clube compraram ingresso antes dos demais membros adimplentes do Fiel Torcedor

    Corinthians dá prioridade a sócios do clube, que compram até cinco ingressos antes dos demais

    ver detalhes
  • Corinthians volta a jogar pela Sul-Americana nesta terça-feira

    Corinthians visita Argentinos Juniors para se manter na liderança do grupo na Sula; saiba tudo

    ver detalhes
  • Yuri Alberto na partida contra o Argentinos Juniors pela Libertadores de 2023

    Saiba como assistir ao jogo entre Corinthians e Argentinos Juniors pela Sul-Americana

    ver detalhes
  • Rubão e Augusto Melo já estão em conflito há algumas semanas no Corinthians

    Corinthians aguarda volta ao Brasil para bater martelo sobre Rubão; presidente já tomou nova decisão

    ver detalhes
  • Paulinho durante aquecimento para Corinthians e Atlético-MG

    Paulinho retorna com o Corinthians a estádio que o fez repensar carreira no futebol

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: